INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vicariato Sul da ARQ-RIO promove Fórum de Comunicação

CHAMADA PARA O EVENTO
                                                                
Rio, 16 de novembro de 2010.
Com o objetivo de impulsionar a criação de novas Pastorais de Comunicação Paroquiais e incentivar o desenvolvimento das já existentes através de uma profunda troca de experiências, a Pastoral do Vicariato Sul está promovendo o 1° FOCO – Fórum de Comunicação. O evento será realizado no dia 27 de novembro, das 8h às 13h30m, no Colégio Santo Agostinho, no Leblon.
Já no clima da “era digital”, a abertura do evento será feita, através de uma videoconferência, pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Na programação haverá duas palestras, a primeira será ministrada pelo Coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Serpa Pereira e a segunda palestrante será a doutora em comunicação, Irmã Joana Puntel, que falará sobre "Redes sociais e as novas frentes midiáticas".
Ela ainda lançará seu novo livro: "Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática", da Editora Paulinas. Um dos idealizadores do evento, agente da Pascom do Vicariato Sul, Marco Cazumba, explicou que a ideia é fazer uma troca de experiências. Por isso, haverá ainda cinco painéis, seguidos de fóruns de discussão.
- Como coordenador da Pascom da Paróquia São João Batista, pensei quais são as dúvidas de uma pastoral de comunicação. Assim, escolhemos pessoas que entendem de cada função que a pascom pode ter, explicou.
A palestra “Internet e mídias sociais” será ministrada pelos Padres Fabio Luiz de Souza, diretor de análise de sistemas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e Jefferson de Araújo Gonçalves, Assessor para Redes Sociais da Arquidiocese. Já o tema “Igreja fonte de notícia e Boa Nova” será apresentado pela Jornalista do Jornal O Testemunho de Fé, Andreia Gripp.
Haverá ainda um painel sobre “Endocomunicação paroquial - Fluindo a informação dentro dos muros” ministrado por Leticia Vianna de Uzêda Moreira, Coordenadora da Iniciação Cristã – Crisma Nspaz e da Pascom. E “Midia impressa – Jornal ou Boletim”, apresentado pelo Professor Miguel Pereira e pela Designer Yasmine de Lucca Nascimento Saif. “Comunicação visual e lingüística” é o painel que será apresentado por Marco Antonio Cazumba – Publicitário.
Marco explicou que o ideal é que cada paróquia do Vicariato Sul envie no mínimo cinco pessoas, para que assim possa participar de todos os painéis. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pela internet através deste link: http://app.questionar.com.br/TakeSurvey.asp?SurveyID=503n67KMmp31G
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)


                                               COMO FOI O EVENTO:


Rio, 27 de novembro de 2010.
Com o objetivo de impulsionar a criação de novas Pastorais de Comunicação Paroquiais e incentivar o desenvolvimento das já existentes, através de uma profunda troca de experiências, a Pastoral do Vicariato Sul realizou o 1° FOCO – Fórum de Comunicação. O evento, que contou com cerca de 110 participantes, foi realizado na manhã no dia 27 de novembro, no Colégio Santo Agostinho, no Leblon.

A oração inicial foi realizada pelo Padre Omar Raposo. Em seguida, o Vigário Episcopal Sul, Monsenhor Manuel Vieira, fez a abertura do evento, destacando a importância da comunicação para o mundo de hoje e ainda agradeceu a iniciativa da equipe da pascom vicarial.
- Estamos diante do melhor produto, que é o Evangelho de Jesus Cristo, e precisamos usar os meios mais eficazes para anunciá-lo. Se o mundo mudou, o nosso modo de evangelizar deve mudar também, enfatizou Monsenhor Manuel.
Monsenhor Manuel leu um cartão, enviado pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que não pôde comparecer ao evento, pois estava em São Paulo para participar da missa comemorativa dos 65 anos da ordenação presbiteral do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. No texto, o Arcebispo lamentava sua ausência e parabenizava a todos pela iniciativa e disposição.
“Parabéns pela iniciativa. Desejo votos de que este trabalho dê bons frutos e se multiplique em novos encontros. Envio aos organizadores e participantes esta mensagem e minha benção, em sinal de estimulo e com a certeza de minhas orações”, escreveu o Arcebispo.
A primeira palestra foi ministrada pelo Coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Serpa Pereira. Ele destacou o tema da comunicação institucional para a Igreja.
- A Paróquia não é um lugar de exclusão e, sim, de inclusão. A visão paroquial é uma visão comunitária de inter-relação. A comunicação não pode ser para dentro do grupo ou da Paróquia. Ela tem que integrar a comunidade onde nós estamos, disse.
Em seguida, a Irmã Joana Puntel falou sobre “Redes sociais e as novas frentes midiáticas”. Ela também lançou seu novo livro no evento.
- É preciso entender, inicialmente, os caminhos pelos quais o avanço das mídias comunicacionais transformou a natureza na interação social, disse.
Ela lembrou que diante do enfraquecimento do diálogo, a comunicação deve ser um elemento integrador da sociedade. Depois, os participantes se inscreveram nas oficinas oferecidas.
A oficina “Internet e mídias sociais” foi apresentada pelos Padres Fabio Luiz de Souza, diretor de análise de sistemas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e Jefferson de Araújo Gonçalves, Assessor para Redes Sociais da Arquidiocese. Já o tema “Igreja fonte de notícia e Boa Nova” foi apresentado pela Jornalista do Jornal O Testemunho de Fé, Andreia Gripp.
O painel sobre “Endocomunicação paroquial - Fluindo a informação dentro dos muros”, foi ministrado por Leticia Vianna de Uzêda Moreira, Coordenadora da Iniciação Cristã – Crisma Nspaz e da Pascom. E “Midia impressa – Jornal ou Boletim”, foi apresentado pelo Professor Miguel Pereira e pela Designer Yasmine de Lucca Nascimento Saif. “Comunicação visual e lingüística” é o painel que foi apresentado por Marco Antonio Cazumba – Publicitário.
Todos os participantes saíram satisfeitos com o conteúdo abordado e animados para realizarem os trabalhos em suas paróquias. A estudante de jornalismo Fabiana Targino está com o projeto de criar um jornal para a Paróquia Nossa Senhora da Paz e, segundo ela, o FOCO serviu para incentivar seus trabalhos.
- A iniciativa foi ótima para animar as paróquias que ainda não formaram a sua pascom e até mesmo pela oportunidade de trocar experiências com as outras comunidades.
Precisamos viver uma maior interação entre nossas comunidades e conhecer o trabalho realizado por todos. Isso nos ajudará a crescer como Igreja, disse.
*Colaboração: Fabiana Targino
*Foto: Maria Helena Gonçalves
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (http://www.arquidiocese.org.br/)