INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pontifício Conselho reflete mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011

Roma, 28 de fevereiro de 2011.
Começou na manhã de hoje, 28 e segue até o próximo dia 03 de março, na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, em Roma, a sessão plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Durante os trabalhos serão discutidas, em especial, as contribuições oferecidas pelo papa Bento XVI na sua mensagem para o 45º Dia Mundial dedicado aos meios de comunicação social, intitulado “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Cláudio Maria Celli, a mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011 convida para uma reflexão além da tecnologia, mas humana.

“A mensagem do papa nos convida novamente a refletir sobre o que significa hoje comunicar: não é somente um problema de tecnologia, mas, novamente, é levado em consideração o aspecto humano e o convite é para que o homem, na comunicação seja cada vez mais si mesmo. O convite é que o homem seja autêntico, porque é a única maneira de garantir que a comunicação não seja apenas uma transmissão de informações, mas realmente uma comunicação entre seres humanos. É ir precisamente à raiz do fato comunicativo, isto é, estar ciente de que esta é uma passagem de homem para homem, de mulher para mulher, de um homem para uma multidão de homens”, disse.

O presidente do Pontifício Conselho destacou ainda na mensagem de Bento XVI o “estilo cristão” de se comunicar. “Eu diria que o papa este ano, também sublinhou o que significa ter um estilo cristão no mundo da comunicação, que não é apenas um falar sobre questões religiosas, mas é também como o homem, que tem no seu coração a mensagem evangélica - e, portanto, vive em comunhão com o Senhor Jesus – enfrenta o relacionamento com os outros”.
Fonte: Site da CNBB (www.cnbb.org.br)

A Igreja tem de aprender a linguagem dos novos media para apresentar a mensagem do Evangelho na cultura digital

Ao fim da manhã Bento XVI recebeu em audiência os participantes nesta assembleia aos quais pediu o estudo das linguagens da moderna cultura digital, para ajudar a missão evangelizadora da Igreja, passando para estas novas modalidades expressivas os conteúdos da fé cristã. O Papa salientou que está debaixo dos olhos de todos os perigos que se correm com as linguagens desenvolvidas pelas novas tecnologias: a perda da interioridade, a superficialidade na vivencia das relações, o prevalecer da opinião mais convincente em relação ao desejo de verdade.

Com os novos media desenvolve-se uma relação cada vez mais estreita e ordinária entre o homem e as maquinas, dos computadores aos telemóveis ….

“As novas linguagens que se desenvolvem na comunicação digital determinam, entre outras coisas, uma capacidade mais intuitiva e emotiva do que analítica, orientando para uma diferente organização lógica do pensamento e da relação com a realidade”, declarou.
Depois de precisar que estas linguagens promoveram uma “vasta transformação cultural”, Bento XVI afirmou que a Internet oferece “oportunidades inéditas” que ajudam a desenhar “um novo modo de aprender e de pensar”.

“A tradicional distinção nítida entre linguagem escrita e oral parece, agora, esfumar-se em favor de uma comunicação escrita que toma a forma e a imediatez da oralidade”, precisou.

Ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, estrutura que na Santa Sé acompanha as questões relacionadas com os media, compete, segundo o Papa, “ajudar quantos têm responsabilidade na Igreja” a “perceber, interpretar e falar” a «nova linguagem» dos media “em função pastoral”.
“A cultura digital coloca novos desafios à nossa capacidade de falar e de escutar uma linguagem simbólica que fale da transcendência”, indicou.

Bento XVI disse que a Igreja é chamada a “descobrir, também na cultura digital, símbolos e metamorfoses significativas para as pessoas, que possam ser uma ajuda para falar do Reino de Deus ao homem contemporâneo”.
Para o Papa, o estar “em rede” faz com que as pessoas não se limitem a trocar informações, partilhando também “as suas visões do mundo”, numa dinâmica que pode apresentar dificuldades próprias.

“Os riscos que se correm, é certo, estão diante dos olhos de todos: a perda da interioridade, a superficialidade na vivência das relações, a fuga da emotividade, a prevalência das opiniões mais convincentes em vez do desejo da verdade”, elencou,

Neste contexto, Bento XVI apelou a uma reflexão “urgente” sobre as linguagens desenvolvidas a partir das novas tecnologias, observando uma “incapacidade de viver com plenitude e de forma autêntica o sentido das inovações”.

A reunião magna do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais decorre até ao próximo dia 3 de Março
Entre os presentes nesta assembleia plenária conta-se o cónego António Rego, director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, em Portugal.
Fonte: Site da Rádio Vaticano (www.radiovaticana.org)

Cardeal brasileiro participa da Assembléia do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, está em Roma participando da Assembleia Plenária do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.


Fonte: www.arquidioceseaparecida.org.br