INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

domingo, 6 de março de 2011

Versões antigas de sites católicos

Já pensou voltar no tempo, e poder ver como eram as páginas da internet de antigamente? É mais ou menos isso o que oferece a Wayback Machine (máquina do caminho de volta)* (http://www.archive.org/). O site é um grande arquivo da rede mundial de computadores, com mais de 150 bilhões de páginas armazenadas desde 1996.
O Google, site de busca, até guarda uma versão antiga das páginas pesquisadas, na parte "em cache" (memória), referente à última versão armazenada pelo buscador, mas não apresenta versões tão antigas quanto às da Wayback Machine.
A Wayback Machine é um projeto do Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1996, com sede em São Francisco, Estados Unidos. A organização foi fundada com o objetivo de construir uma biblioteca da internet.
Você pode ver, abaixo, uma versão do site da CNBB de 1996(http://web.archive.org/web/19961101002616/http://www.cnbb.org.br). Na página inicial, aparece "Seja bem-vindo à home page da CNBB. Nossa presença na Internet traduz o desejo de nos comunicarmos e dialogarmos com todos aqueles que trafegam por esta super-estrada da informação". Na época, dom Raymundo Damasceno Assis era o secretário-geral da entidade.


Você também pode ver versões antigas de outros sites católicos:




Para consultar outros sites (católicos ou não), é só acessar a Wayback Machine (http://www.archive.org/), e no campo onde aparece "http://" colocar o endereço que deseja pesquisar. Nem sempre as páginas são exibidas por completo, por exemplo, algumas imagens podem não aparecer. Após clicar em "Take Me Back" ou digitar enter, o site apresenta as versões que possui das páginas, organizadas por ano, mês e dia.
Fonte: Blog Mídia Católica (http://midiacatolica.blogspot.com)