INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A maneira correta de comunicarmos Jesus Cristo

Queridos amigos, recebi o texto abaixo por e-mail, de um amigo, e achei muito interessante para nós que pretendemos comunicar o Evangelho de Jesus Cristo e que utilizamos as diversas formas de mídia para tal.
Leiam com atenção e procurem refletir sobre o que podemos fazer para sermos cada vez mais criativos, sábios e ousados no anúncio da Palavra de Deus.

“Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.

- Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.

- Mas que insolente gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!

Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe: “Excelso senhor! Grande felicidade vos esta reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.”

A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saia do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado: “Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.”

- Lembra-te meu amigo – respondeu o adivinho – que tudo depende da maneira de dizer… Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta duvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.

A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos. Ademais, será sábio de nossa parte se antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dize-la a nós mesmos diante do espelho. E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento. Importante mesmo, é ter sempre em mente que o que fará diferença e a maneira de dizer as coisas… “

Do texto acima, de autor desconhecido, podemos concluir que Jesus foi um grande comunicador. Independentemente de ter sido crucificado, temos a certeza que somente o foi, pelo medo que os poderosos da época tinham quanto a reação do povo que escutava o que Jesus dizia, assimilava tudo em seus corações e começava a viver aquela Palavra de vida na prática de suas vidas, causando mudanças radicais em muitos, e isso, com certeza, amedrontava os que tinham o poder, pois tinham medo de perdê-lo.

Isso tudo só confirma que Jesus teve sucesso absoluto na sua Comunicação da Palavra de Deus, do anúncio do Reino e do Seu Plano de Salvação para todos nós.

Jesus naquela época, já pregava a verdade, mas de forma diferente para cada público que o escutava. Foi assim com os Apóstolos, os discípulos, com o povo em si. Para cada grupo, embora falando a mesma verdade, a colocava segundo seus costumes e suas culturas. Podemos ver isso, quando falava em parábolas, quando trazia para suas pregações situações da vida e da cultura do povo, como quando falava dando exemplos do “oleiro”, e das diversas formas que anunciava como seria o Reino dos Céus e por aí adiante.

Assim, nós, comunicadores atuais do Evangelho de Jesus Cristo, temos que nos esmerar e procurar encontrar as formas certas de anunciar a única verdade existente, a Palavra de Deus.

Esse é o nosso grande desafio: "saber como anunciar a Verdade, de uma forma que todos se sintam arrebatados por Ela."

Que o Divino Espírito Santo de Deus nos ilumine sempre, de forma a que possamos usar nossos dons e carismas para anunciarmos de forma convincente, a Verdade contida no Evangelho de Jesus Cristo. Amém!!!

Fonte: PASCOM-PNSC