No Rio de Janeiro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Olaria, promove o “Cine Fátima 1”. Nele são exibidos filmes católicos uma vez por mês. O projeto já existia há alguns anos e teve uma recente reestreia. Na sexta feira santa, que marcou a volta do “Cine Fátima 1”, foi exibido o filme “A paixão de Cristo”. A comunidade esteve presente e incentivou a continuação deste trabalho. Este mês o filme será sobre as aparições de Fátima, homenageando a padroeira da Paróquia.
Ainda na Cidade Maravilhosa, no bairro de Bonsucesso, a Paróquia Bonsucesso de Inhaúma realiza, também mensalmente, a sessão de um filme nacional que dê margem para proporcionar um bom debate entre público e mediador. Os paroquianos participam ativamente, principalmente a juventude. Raphael Freire, agente da Pascom desta paróquia, fez um curso de cinema com a jornalista Bruna Brasil na PUC-Rio em que o tema era o Cineclube. Para ele esta ideia é democrática e não é difícil de ser posta em prática.
— Todos tem voz no cineclube e não é algo difícil de produzir. Basta ter um espaço, um projetor, uma tela e um som! É claro que estou colocando o ideal, mas se você reunir a galera, exibir um bom filme e iniciar uma discussão, para o exercício da reflexão, já está valendo!
No sul do país também já existe um Cineclube. Em Apucarana, Paraná, o projeto se chama “CineAdolescente” e é uma iniciativa do Santuário São José para comemorar o aniversário dos participantes. Um sábado por mês eles se reúnem no Centro Pastoral às 18h. A comunidade faz a doação de pipoca e refrigerante e também é vendido bolo por R$1.
Se você gostou da iniciativa destas paróquias, aproveite a ideia e faça também um projeto.
Fonte: site www.muticom.com
Fonte: site www.muticom.com
Veja algumas sugestões de filmes católicos para serem usados nos Cineclubes: http://comunicacaocatolicanaweb.blogspot.com/2011/04/filmes-catolicos.html