INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cineclube nas paróquias: entretenimento e debate


No Rio de Janeiro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Olaria, promove o “Cine Fátima 1”. Nele são exibidos filmes católicos uma vez por mês. O projeto já existia há alguns anos e teve uma recente reestreia. Na sexta feira santa, que marcou a volta do “Cine Fátima 1”, foi exibido o filme “A paixão de Cristo”. A comunidade esteve presente e incentivou a continuação deste trabalho. Este mês o filme será sobre as aparições de Fátima, homenageando a padroeira da Paróquia.

Ainda na Cidade Maravilhosa, no bairro de Bonsucesso, a Paróquia Bonsucesso de Inhaúma realiza, também mensalmente, a sessão de um filme nacional que dê margem para proporcionar um bom debate entre público e mediador. Os paroquianos participam ativamente, principalmente a juventude. Raphael Freire, agente da Pascom desta paróquia, fez um curso de cinema com a jornalista Bruna Brasil na PUC-Rio em que o tema era o Cineclube. Para ele esta ideia é democrática e não é difícil de ser posta em prática.

— Todos tem voz no cineclube e não é algo difícil de produzir. Basta ter um espaço, um projetor, uma tela e um som! É claro que estou colocando o ideal, mas se você reunir a galera, exibir um bom filme e iniciar uma discussão, para o exercício da reflexão, já está valendo!

No sul do país também já existe um Cineclube. Em Apucarana, Paraná, o projeto se chama “CineAdolescente” e é uma iniciativa do Santuário São José para comemorar o aniversário dos participantes. Um sábado por mês eles se reúnem no Centro Pastoral às 18h. A comunidade faz a doação de pipoca e refrigerante e também é vendido bolo por R$1.

Se você gostou da iniciativa destas paróquias, aproveite a ideia e faça também um projeto.
Fonte: site www.muticom.com


Veja algumas sugestões de filmes católicos para serem usados nos Cineclubes: http://comunicacaocatolicanaweb.blogspot.com/2011/04/filmes-catolicos.html