INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

“Dia C da Evangelização” mobiliza mídias sociais


Atenção católicos do Rio de Janeiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro nos convida para que amanhã, quinta-feira, dia 5 de maio, usemos as mídias sociais preferencialmente para levar mensagens cristãs à Internet. Será o                      “Dia C da Evangelização”, em comemoração ao Dia Nacional da Comunicação. A campanha é também um ensaio para a celebração do 45º Dia Mundial da Comunicação, neste ano comemorado em 5 de junho.

— Pensamos não em “Dia D”, mas em “Dia C” exatamente para dar ênfase à “Comunicação Católica de Cristo”. Nosso objetivo é levar todos aqueles que fazem parte do nosso dia a dia no mundo virtual a terem pelo menos um breve contato com a mensagem do Evangelho. Se cada católico se comprometer com a campanha vamos atingir uma grande quantidade de pessoas, explicou o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Padre Márcio Queiroz.

A iniciativa pastoral, promovida pela Arquidiocese do Rio, pretende mobilizar especialmente a juventude, de forma que pelo Orkut, Twitter, Facebook e outros cada católico se comprometa a levar a Palavra de Deus ao mundo pela Internet, sem abrir mão da criatividade e ousadia que os novos aparatos tecnológicos possibilitam. A campanha pode ajudar a formar uma identidade católica no mundo virtual.

— Usar as redes não pode ser algo despretensioso da nossa parte. É preciso saber que os meios levam a exercer atitudes de persuasão, e que, por isso mesmo, é necessário que haja em nós um estilo cristão de presença no mundo virtual, o que também abrange conteúdos declaradamente religiosos e testemunho de vida, disse o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo.


Para que esta evangelização nas redes sociais aconteça de maneira sincronizada, o assessor para mídias sociais da Arquidiocese, Padre Jefferson Gonçalves de Araújo, sugere que no Twitter seja colocado em cada mensagem o Hashtag "#ComunicarEvangelizando" , inaugurado especialmente para o "Dia C da Evangelização".


Integrantes da Pascom já estão se organizando e criando o que desejam comunicar. Entre eles parece unânime que a ocasião é oportuna para atingir os que não têm fé e também aqueles que participam de outras religiões.

— Acho importante os católicos conseguirem alcançar, especialmente nesta data, principalmente aquelas pessoas que não estão na Igreja. Mensagens que propaguem a paz, a unidade e o amor, inspirando atitudes concretas, trazem em si o próprio Cristo e têm a força de levar à reflexão. Pretendo aderir à campanha desse jeito, contou o agente da Pascom do Vicariato Urbano, Victor Gonzalez.

O Dia Nacional das Comunicações foi escolhido em homenagem ao nascimento, em 1865, do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil.
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)