INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Igreja e Comunicação


Existe uma ligação profunda entre Igreja e comunicação. Nada pode romper esta relação, pois ela está fundamentada no fato de que a salvação trazida por Jesus Cristo realiza-se essencialmente como ato de comunicação. Deus de muitos modos se comunicou com os seres humanos ao longo da história e enviou seu Filho ao mundo. Na história da salvação, a pessoa de Jesus é o evento comunicativo por excelência, sacramento do ser humano com Deus. O cristianismo é constitutivamente missionário e por isso, comunicativo. Ele se implanta porque tem algo a comunicar: uma boa notícia.

O marco mais importante para as comunicações sociais até hoje foi o Concílio Vaticano II, o XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, que foi convocado no dia 25 de Dezembro de 1961, pelo Papa João XXIII e, após quatro sessões, terminou no dia 8 de Dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI. Nele, surge o primeiro decreto conciliar da historia da Igreja a tratar do tema dos meios de comunicação, o Inter Mirifica.

Na verdade, o decreto Inter Mirifica cria a expressão “comunicação social” que acabou se tornando uma espécie de terminologia corrente nas teorias posteriores da comunicação. O que estava por trás dessa terminologia era exatamente a ideia de que a comunicação não pode se reduzir aos instrumentos técnicos de produção e transmissão de mensagens, mas deve contemplar o processo de relacionamento entre os seres humanos

A partir desse documento em especial, a Igreja em todo mundo passou a se preocupar com a comunicação e muitos eventos foram criados para refletir o processo. Um deles é o Mutirão Brasileiro de Comunicação, que terá sua 7° edição no Rio de Janeiro. Muitas atividades estão sendo preparadas para que a comunicação aconteça de maneira mais efetiva.

Vale destacar que a ideia de que a comunicação não pode se reduzir aos instrumentos técnicos de produção e transmissão de mensagens, mas deve contemplar o processo de relacionamento entre os seres humanos, por isso a importância de reunir comunicadores de todo país para trocarem experiências de evangelização através da mídia.

Os interessados em participar do evento devem primeiro se cadastrar neste site e posteriormente, com o login e a senha de cadastro, fazer a inscrição. Depois que o ingresso for pago, o participante poderá escolher as oficinas e grupos de trabalho que pretende assistir.

Para o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que acolhe o Mutirão, a realização do Muticom Rio representa a oportunidade para que os comunicadores da Arquidiocese do Rio amadureçam nesse campo de conhecimento.

- Será um evento muito importante porque o Rio de Janeiro, além de ser um portal do Brasil, é também um lugar onde a comunicação se faz de uma maneira tal, que tem uma repercussão pelo Brasil afora. Que o Muticom ajude a Igreja a progredir no que diz respeito à comunicação, tanto na Igreja no Rio, como em todo Brasil, disse o Arcebispo.

Dom Orani também citou o Papa Bento XVI na mensagem deixada para o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais.


Como disse o Santo Padre em sua mensagem, precisamos tomar consciência de que se torna cada vez mais comum a convicção de que as novas tecnologias estão mudando o modo de comunicar, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.


O Coordenador do evento, Padre Omar Raposo, convidou todos para participar e refletir sobre o respeito ao outro, o envolvimento mútuo nos campos social, econômico, político, cultural e religioso.

- Pensar comunicação social dentro da pluralidade do Rio de Janeiro é um desafio que o Cristo Redentor sabe fazer muito bem porque é o grande comunicador. Espero que o Brasil perceba como o povo carioca é capaz de se comunicar e comunicar sua beleza, alegria e fé. Estamos como nosso símbolo maior, de braços abertos esperando por vocês, convidou o padre.
Fonte: site do MUTICOM (www.muticom.com)