
Leitura orante da Bíblia, Juventude e Comunicação. Com estas três prioridades, o Regional Leste 2 da CNBB, que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, organiza o trabalho das 34 dioceses que o compõem. No caso específico da Comunicação, o foco neste momento é compartilhar experiências e articular os agentes.
– A gente tem a preocupação de que a Pastoral da Comunicação aconteça nas dioceses, mas o regional é muito grande. Então nosso trabalho está sendo formar uma equipe através das oito províncias eclesiásticas – explica Dom Décio Zandonade, bispo referencial da comunicação no Leste 2 e também bispo da Diocese de Colatina (ES).
A partir da formação da equipe, um dos primeiros desafios propostos é a criação de uma rede de rádios, onde programas de diferentes emissoras possam ser compartilhados. A ideia é que elas disponibilizem conteúdo através do site do Regional. Além disso, serão promovidos encontros entre as rádios para que, juntas, as emissoras se desenvolvam mais rápido.
Dom Décio destaca que a Pastoral da Comunicação no Regional Leste 2 vem se desenvolvendo mais a cada ano. Para ele, embora as comunidades de Minas Gerais e do Espírito Santo tenham uma “fisionomia própria”, a articulação e a colocação em comum do material produzido faz com que todas as dioceses estejam presentes. Os resultados aparecem nos encontros diocesanos e regionais, que acontecem duas vezes por ano. Nessas ocasiões também há espaço para a formação.
– Não é somente a formação dos agentes comuns. Hoje, muitos profissionais já estão ajudando para que a comunicação aconteça dentro de uma paróquia ou província. No último encontro, nós focamos justamente na internet e demos toda uma formação com especialistas sobre o sentido da internet na comunicação da Igreja – enfatizou Dom Décio.
Para saber mais sobre o Regional Leste 2 da CNBB, acesse www.cnbbleste2.org.br/index.html.
Fonte: site www.muticom.com