INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Regional Leste 2 da CNBB planeja rede de rádios para integrar dioceses


Leitura orante da Bíblia, Juventude e Comunicação. Com estas três prioridades, o Regional Leste 2 da CNBB, que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, organiza o trabalho das 34 dioceses que o compõem. No caso específico da Comunicação, o foco neste momento é compartilhar experiências e articular os agentes.


– A gente tem a preocupação de que a Pastoral da Comunicação aconteça nas dioceses, mas o regional é muito grande. Então nosso trabalho está sendo formar uma equipe através das oito províncias eclesiásticas – explica Dom Décio Zandonade, bispo referencial da comunicação no Leste 2 e também bispo da Diocese de Colatina (ES).

A partir da formação da equipe, um dos primeiros desafios propostos é a criação de uma rede de rádios, onde programas de diferentes emissoras possam ser compartilhados. A ideia é que elas disponibilizem conteúdo através do site do Regional. Além disso, serão promovidos encontros entre as rádios para que, juntas, as emissoras se desenvolvam mais rápido.

Dom Décio destaca que a Pastoral da Comunicação no Regional Leste 2 vem se desenvolvendo mais a cada ano. Para ele, embora as comunidades de Minas Gerais e do Espírito Santo tenham uma “fisionomia própria”, a articulação e a colocação em comum do material produzido faz com que todas as dioceses estejam presentes. Os resultados aparecem nos encontros diocesanos e regionais, que acontecem duas vezes por ano. Nessas ocasiões também há espaço para a formação. 

– Não é somente a formação dos agentes comuns. Hoje, muitos profissionais já estão ajudando para que a comunicação aconteça dentro de uma paróquia ou província. No último encontro, nós focamos justamente na internet e demos toda uma formação com especialistas sobre o sentido da internet na comunicação da Igreja – enfatizou Dom Décio.

Para saber mais sobre o Regional Leste 2 da CNBB, acesse www.cnbbleste2.org.br/index.html. 
Fonte: site www.muticom.com