INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

05/06 - Dia Mundial da Comunicação: força nas redes sociais


O 45º Dia Mundial da Comunicação, que será celebrado por toda a Igreja Católica no próximo dia 5 de junho, no Rio de Janeiro promete ganhar força de evangelização pelas redes sociais. A animação arquidiocesana, que tem a iniciativa da Pastoral da Comunicação (Pascom), está mobilizando todos os católicos à participação.

A data, no Rio, vem sendo preparada por meio da realização, nos Vicariatos, de Oficinas e Semanas de Comunicação e também por meio de palestras e estudos sobre a mensagem do Papa Bento XVI para o 45° Dia Mundial da Comunicação e sobre o Documento 101 da CNBB.

No entanto, a véspera do Dia Mundial da Comunicação, 4 de junho, será um marco arquidiocesano, quando, às 9h, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidirá a missa de envio para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na Puc-Rio, rezando, junto com toda a Igreja, em intenção dos comunicadores sociais e pela comunicação.

Atendendo à orientação do Papa Bento XVI, que escolheu como tema para a ocasião “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, a internet será o ambiente privilegiado para que a evangelização aconteça.

— Diante de um mundo secularizado, com uma sociedade que caminha para uma comunicação vazia, o Dia Mundial nos convida a repensar o conteúdo e os valores da comunicação, a partir de um referencial concreto, que é Cristo. Nosso objetivo é possibilitar que as pessoas possam repensar para onde estão caminhando, de forma que queiram retornar para suas origens culturais, onde, com certeza, Deus está, explicou o coordenador arquidiocesano da Pascom, Padre Márcio Queiroz (@pmarcio_queiroz).

A ocasião será oportuna para conduzir à reflexão, a exemplo do último 5 de maio — “Dia C da Evangelização”, estabelecido pela Arquidiocese do Rio —, quando os católicos cariocas marcaram presença na rede mundial por meio das redes sociais, usando especialmente twitter, facebook, msn, orkut e e-mails.

A Arquidiocese do Rio estima que cerca de 100 mil pessoas tenham participado da mobilização pela evangelização nas mídias sociais, durante o Dia C da Evangelização. Tanto que no Twitter, no Trend Topics Rj e Brasil, durante quase toda a tarde, o hashtag “#ComunicarEvangelizando”, criado exclusivamente para a ocasião, ficou em segundo lugar. Outras dioceses também aderiram à mobilização utilizando o mesmo hashtag no twitter e veiculando mensagens positivas por meio das outras ferramentas, a exemplo do Rio. A iniciativa para o Dia Mundial da Comunicação espera um número ainda maior de participantes.

Qualquer pessoa pode se unir à mobilização em prol da evangelização pelas redes sociais. Basta, no dia 5 de junho, ao acessar a internet, levar mensagens positivas aos seus contatos. Desta vez, no Twitter será usado o hashtag #redecatólica ao final das mensagens. E aqueles que publicarem no facebook, ao verem as publicações dos amigos, devem sempre curtir, para que o movimento ganhe ânimo e força durante o dia.

— Não só a Sagrada Escritura, mas mensagens de santos e reflexões sobre a vida e o amor de Deus são importantes para a evangelização. E é fundamental ter o cuidado para agir sempre de forma acolhedora com todos, nunca emitindo juízos pessoais e discriminatórios, porque Cristo sempre foi inclusivo: “Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado”. Vamos, autenticamente, anunciar a grande verdade, que é Cristo, na era digital, conclamou Padre Márcio.

Reproduzido do site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)