INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arquidiocese de Olinda e Recife celebra Dia das Comunicações com missa e entrevista coletiva

O anúncio da verdade. Esta poderia ser uma definição para comunicação. Entretanto, a possibilidade e facilidade de difusão das informações através da internet e das redes sociais têm tornado ainda mais tênue o limite entre o autêntico e o inverídico. Pensando nisso e valorizando àqueles que têm a bonita e árdua missão de propagar a verdade como instrumento para a construção de um mundo mais humano, a Arquidiocese de Olinda Recife, por meio da Comissão Pastoral para a Comunicação, celebra, no próximo domingo, 5, missa em Ação de Graças pelo Dia Mundial das Comunicações. A celebração será às 9h, na Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

A missa será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom AntônioFernando Saburido, que ao final do momento celebrativo concederá entrevista coletiva sobre a mensagem “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, escrita pelo papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações. Na ocasião, dom Fernando também fará o anúncio da criação de duas novas comissões de pastoral na arquidiocese e dos seus respectivos presidentes. As comissões são para a Juventude e para a Educação e a Cultura, que foi desmembrada da Comunicação. As mudanças foram propostas na 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no mês de maio, em Aparecida do Norte, no Estado de São Paulo.
“Sabemos da importância e responsabilidade que é comunicar, ser a voz dos que não tem vez. Somos chamados a utilizar dessa arma poderosa para promover a justiça e a paz”, destaca o arcebispo. Dom Fernando ressalta que a data é uma oportunidade para compartilhar ideias e se confraternizar com os profissionais da imprensa pernambucana. Após a coletiva, será servido umcoffee break aos jornalistas presentes.

Mensagem – A carta do papa Bento XVI destaca, entre outras questões, a mudança nas formas de produzir e transmitir as informações. “A distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha. Por outro lado, isto colide com alguns limites típicos da comunicação digital: a parcialidade da interação, a tendência a comunicar só algumas partes do próprio mundo interior, o risco de cair numa espécie de construção da autoimagem que pode favorecer o narcisismo”, diz o sumo pontífice. A mensagem é divulgada todos os anos no dia 24 de janeiro. Data que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Missa em Ação de Graças pelo Dia Mundial das Comunicações
e entrevista coletiva com dom Fernando Saburido
Local: Catedral da Sé
Ladeira da Sé, s/n – Olinda
Dia: 05/06/2011
Horário: 9h
Da Assessoria de Comunicação AOR
Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife (http://www.arquidioceseolindarecife.org)