INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

domingo, 12 de junho de 2011

Pela democratização da Comunicação

Rio, 12 de junho de 2011.
Criar mecanismos que garantam uma comunicação descentralizada e livre é fundamental para a consolidação de nosso modelo democrático. Hoje, o direito humano da livre expressão e comunicação, presente inclusive no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos (“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”), não existe na prática. Isso porque a difusão de ideias e de informações em nosso país é, em boa parte, controlada pelos oligopólios da comunicação.

Digo  oligopólio  porque  no  Brasil  algumas  poucas  famílias  são donas de nossos canais de televisão. E as mesmas são também donas de nossas rádios e jornais e estão presentes na internet. Funcionam segundo uma lógica   privada, e,  muitas  vezes,  informam   segundo  seus   próprios   interesses   econômicos  e  políticos.

Não defenderei aqui uma mídia imparcial, por não acreditar nela – nossos  relatos estão sempre impregnados de  opiniões. Precisamos,  ao  contrário,  acabar  com  o  mito  da  imparcialidade  apresentado  pela  grande imprensa. E descentralizar a produção de informações, garantindo espaço para os diferentes pontos  de vista, autodeclarados. Sendo assim, regular é o oposto de censurar. É garantir a livre expressão de todos e todas e combater a censura que hoje é imposta pelo capital.


Avançamos  muito  neste debate no último período, com destaque para a Conferência de Comunicação. São muitas  as frentes em que precisamos trabalhar: construir um novo marco regulatório, universalizar o acesso à banda  larga,  fomentar  a  comunicação  comunitária,  combater  os  oligopólios,  estruturar  nossa   rede  de comunicação pública, etc.


A  Frente  Parlamentar  pela  Liberdade de Expressão e Democratização da Comunicação e da Cultura com Participação  Popular  tem  como  objetivo  fomentar o debate  sobre  essas  questões  no  Rio de Janeiro. O lançamento e a  primeira  reunião do grupo  acontecerão  no dia 15 de junho, às 14h,  no  Auditório Senador Nelson Carneiro, na Alerj (Rua Dom Manuel, s/nº – Pça XV – Centro). Divulgue e participe!
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)