INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CATÓLICO BLOGUEIRO? CHEGOU A SUA VEZ!



Setembro será um mês especial para os católicos que atuam na blogosfera. No dia 17 vai acontecer o E+Blog – o 1º Encontro para os Blogueiros Católicos. Partilha das realidades e formação constante são as principais propostas.

O evento — inspirado pelo encontro de blogueiros promovido pelo Vaticano, que foi organizado pelos Pontifícios Conselhos para a Cultura e das Comunicações Sociais, em maio deste ano — visa reunir católicos que mantêm blogs não apenas religiosos, mas sim das mais diversas temáticas. De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, a igreja no Rio de Janeiro conta com o caráter missionário de cada um para a evangelização na blogosfera.

— A diversidade de trabalhos que os católicos realizam são a grande riqueza missionária da Igreja. A fé que cada pessoa traz em si e que transmite no que faz tem muita força de evangelização. É este constante inserir-se em todas as realidades da nossa sociedade que faz de cada um de nós colaboradores de Deus na construção da civilização do amor, destacou.

O encontro será uma oportunidade para ouvir e conhecer as realidades em que os blogueiros estão inseridos e para auxiliá-los em seus processos de formação.

- Tudo o que reúne pessoas com o mesmo objetivo é muito importante para caminharmos na mesma direção,que,no nosso caso, como católicos, visa também uma nova forma de evangelização. Nos blogs, algo de interessante acontece: de acordo com o que a gente escreve, a gente vai tocando o coração das pessoas de acordo com o momento e o interesse de cada um que se conecta. É a nossa partilha da vida que acaba alcançando o outro, contou a professora Edwiges Figueiredo, que tem o blog http://comoelindaanossafamilia.blogspot.com

- Proporcionar o encontro, o diálogo e a troca de experiências é sempre válido. (...) Meus textos são impressões unicamente minhas, mas gosto quando tocam as pessoas, disse a cineasta Barbara Kahane, blogueira de http://pescotexto.blogspot.com/

Para o assessor da Pastoral da Comunicação do Vicariato Jacarepaguá, Padre Francisco Reinaldo Oliveira, a ocasião também será importante para que os blogueiros possam criar vínculos uns com os outros e estabelecerem um canal para a formação constante, que lhes permita esclarecer dúvidas sobre a fé e o posicionamento da Igreja com relação a questões do cotidiano.

— Fé e razão compõem o ser humano. O católico precisa conhecer as motivações da Igreja para também crescer na fé. O E+Blog vai ser mais um espaço para iniciarmos esse processo de crescimento e para, a partir dele, criarmos ferramentas que nos ajudem a, juntos, buscarmos uma formação constante, revelou.

Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)