INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 7 de julho de 2014

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO SOBRE COMUNICAÇÃO PARA SACERDOTES

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO SOBRE COMUNICAÇÃO PARA SACERDOTES ACONTECE
EM SETEMBRO/2014 NO
RIO DE JANEIRO
 
A COMUNICAÇÃO NA VIDA DOS SACERDOTES
 
 
“Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!” Essa é uma das mais impactantes frases do Papa Francisco em sua visita ao Rio de Janeiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, e que inspirou a Arquidiocese do Rio a promover um seminário de formação sobre comunicação para os sacerdotes.
As conferências e debates serão nos dias 9 a 11 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, localizado na Estrada do Sumaré, 670, no Rio Comprido.
 
Diversos especialistas no âmbito da comunicação da Igreja, do Brasil e de Roma, foram convidados. Está confirmada a participação do professor de dimensão econômica na Igreja, da Pontificia Univertsità dela Santa Croce, em Roma, Cristian Mendonza; o membro da equipe de representantes das Instituições Católicas de Ensino Superior junto ao Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, padre Gildasio Mendes dos Santos; o coordenador da Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, professor Miguel Serpa Pereira, e o professor de Public Speaking e Media Training, da Pontificia Univertsità dela Santa Croce, em Roma, padre Sérgio Tapia Velasco.
 
Como os sacerdotes podem se inscrever?
 
Os sacerdotes que desejarem participar do seminário devem preencher a ficha de inscrição e enviar para a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Mais informações pelo email coordenaçãopastoral@arquidiocese.org.br ou pelo telefone: 2292-3132.
 
Comunicando a fé cristã
 
Um dos organizadores do evento é o padre Arnaldo Rodrigues, estudante em Roma, que contou que a proposta do seminário de comunicação para o clero é despertar nos sacerdotes a importância de alinhar a evangelização aos meios midiáticos.
“Com esse seminário queremos trabalhar a vida do sacerdote no âmbito da comunicação. Além disso, falaremos sobre o sacerdote como uma referência, uma porta de entrada para a Igreja. A paróquia é um núcleo de comunicação da fé cristã, sobretudo para as pessoas que não a conhecem. O sacerdote é convidado a trabalhar todos os campos que envolvem sua vida sacerdotal: o espiritual, a formação, o intelectual e a vida comunicativa”, pontuou.
Segundo padre Arnaldo, um dos principais temas a ser debatido é a comunicação como um meio de comunhão, abordando as questões da lógica da fé num mundo globalizado e midiático.
“É um desafio comunicar a fé no século 21, numa época áudio-visiva, onde a fé é transmitida no contexto digital, com oportunidades e desafios. Vamos refletir o papel do padre como uma fonte de análise na cobertura midiática”, disse.
 
Fonte: ARQRIO