INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE COMUNICAÇÃO PARA OS SACERDOTES

Teve início nesta terça-feira, dia 9, às 20h, o Seminário de Comunicação para os Presbíteros, realizado no Centro de Estudos do Sumaré. Segundo o padre Arnaldo Rodrigues, um dos organizadores do evento promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o encontro tem o objetivo de auxiliar os sacerdotes a aperfeiçoar sua comunicação, aprimorando assim sua espiritualidade e seu trabalho pastoral. “A comunicação para um sacerdote é essencial, por que ele é referência para respostas em uma comunidade. Nós somos chamados a aprimorar nosso modo de falar, para que não só os fiéis como toda a sociedade possam entender nosso discurso, aquilo que queremos mostrar.”
Apresentando o tema “A comunicação na vida de um sacerdote” com uma abordagem objetiva e pontual, o encontro conta com a presença de mais de 80 participantes de todas as regiões do Brasil e conferencistas de vários países, como Estados Unidos e Itália.
Na abertura, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, ressaltou a importância das ferramentas comunicativas no exercício da vida sacerdotal. Afirmou que os tempos de hoje são muito mais exigentes e complexos no que diz respeito à comunicação. Segundo ele, “não podemos dar nada como pré-suposto, acreditar que todos já sabem tudo sobre a fé, pois assim, corre-se o risco de que outras pessoas entendam a mensagem de forma equivocada. A evangelização é uma tarefa constante”.temp_titleDSC_7530_11092014114602
Dom Orani acrescentou “o padre precisa não apenas entender o contexto comunicativo no qual está inserido com também ser comunicação. Transmitir realmente aquilo que está em seu coração e em sua vida. O dom para o discurso não tem a mesma importância se não for usado para falar daquilo que verdadeiramente é vivenciado.”
O vigário episcopal para a Comunicação Social da arquidiocese, Cônego Marcos William, abordou o tema da conferência de forma mais reflexiva e alertou para o fato de que a comunicação na contemporaneidade é um mecanismo influenciador e portador de poder, que muitas vezes é conduzido de forma errada. “Em muitos momentos há pessoas que podem fazer o bem e escolhem não fazê-lo. Várias vezes jornalistas manipulam a informação. Mantêm sua subjetividade e fala persuasiva diante de dados e fatos concretos.”
O seminário termina nesta quinta-feira, depois de ter na sua programação palestras abrangentes, as quais mostraram os desafios e as perspectivas sobre como utilizar a comunicabilidade religiosa nos diversos tipos de mídia existentes.
Fonte: ARQRIO