INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CONCURSO PARA A ESCOLHA DO HINO DO PRÓXIMO CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL


ARQUIDIOCESE DE BELÉM DO PARÁ
15 A 21 DE AGOSTO DE 2016
QUARTO CENTENÁRIO DO INÍCIO DA EVANGELIZAÇÃO DA 
AMAZÔNIA E DE FUNDAÇÃO DA CIDADE DE BELÉM

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.
O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.

Deste modo reafirmamos nossa certeza de vida eterna, para além dos horizontes de nossa história! A partir dessa profissão explicita de nossa fé na Eucaristia, o Congresso Eucarístico busca as consequências práticas, o compromisso desse gesto tão sublime de adoração! Adorareis o Senhor em 
Espírito e Verdade (Cf. Jo 4, 24).

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador - BA; o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010, tendo como Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007. Em Aparecida, apresentou-se a riqueza da existência cristã a partir do 2 binômio "discípulo missionário". O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa fortalecer-se na fé, na esperança e na caridade e não desfaleça por causa as dificuldades do caminho. A Eucaristia gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional, será realizado em Belém, de 15 a 21 de agosto de 2016:

Tema: Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária.4

Lema: Eles o reconheceram no partir do Pão.

Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no  Norte  do  Brasil.

Em 2016 será celebrado o quarto centenário da cidade de Belém e do início da Evangelização da Amazônia. Completam-se ainda os 110 anos de elevação da então Diocese a Arquidiocese e Sede Metropolitana1. A cidade de Belém comemora seu Quarto Centenário no dia 12 de janeiro. O XVII Congresso Eucarístico Nacional é preparado como uma Estação da Igreja de Belém, para a qual são convidadas todas as Circunscrições Eclesiásticas do Brasil.

O Texto Base teológico-pastoral para o XVII Congresso Eucarístico Nacional, em elaboração, fará uma "peregrinação" por lugares teológicos:

 Jerusalém - O Mistério da Eucaristia: Teologia.

 Emaús - Fundamentação Bíblica: “Ele o reconheceram no partir do pão” (Lema do Congresso).

 Belém, Casa do Pão: Eucaristia, fonte de Comunhão e partilha na Amazônia Missionária (Tema do Congresso).

 Nazaré - Desdobramentos pastorais: "Voltaram à Galileia".

A partir do texto base serão elaborados subsídios pastorais, especialmente catequéticos e litúrgicos. Até o mês de junho de 2015, todos os subsídios estarão impressos e disponíveis, para serem oferecidos à Arquidiocese e outras Igrejas particulares de nosso país.

A Arquidiocese de Belém está promovendo um Concurso para a escolha do Hino do Congresso cujas informações importantes encontram-se no link a seguir:

Fonte: CNBB