INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO DO SUL 4 ABORDA "UMA NOVA PARÓQUIA"


Representantes ligados à comunicação das dioceses de Joinville, Blumenau, Joaçaba, Tubarão, Criciúma, Caçador e da arquidiocese de Florianópolis (SC) estiveram reunidos, de 14 a 16 de novembro, no II Mutirão de Comunicação do regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o estado catarinense. O encontro foi realizado na arquidiocese de Florianópolis.
Inspirados pelo tema “Uma nova paróquia”, os mais de 80 participantes do evento, por meio de seminários e oficinas, tiveram a oportunidade de vivenciar o objetivo do mutirão: contribuir na formação dos agentes de pastoral a fim de que se fortaleça a ação evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.
O evento teve início com a conferência do padre jesuíta Atílio Hartmann, que tratou sobre o tema do encontro. Segundo ele, “só há comunidade cristã onde se pratica a cultura do encontro”, e as novas mídias devem estar a serviço dessa cultura.
Os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolare e padre Clóvis de Melo Andrade,  falaram aos presentes sobre o Diretório de Comunicação. “A comunicação torna-se experiência de graça, quando se tem intimidade com Deus”, lembrou padre Clóvis. Já  irmã Élide destacou que a proposta de Jesus é dar o espaço ao Espírito Santo. Ela afirmou que os jovens são os sujeitos ativos da comunicação e que é preciso integrá-los nas pastorais.
No sábado, as atividades matutinas do Muticom foram encerradas com missa presidida pelo arcebispo de Santa Catarina, dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada pelo bispo da diocese de Joinville, dom Irineu Roque Scherer, e alguns padres. Em sua homilia, dom Wilson lembrou que “o principal instrumento de comunicação é o ser humano, o homem e mulher de fé. Nós não nos garantimos. Precisamos da força de Deus, da ajuda do Espírito Santo em nós”.
A tarde prosseguiu com os participantes divididos em oficinas. O lema “Construindo em Comunidade a Cultura do Encontro”, norteou e inspirou as oficinas de Comunicação e Catequese; Comunicação e Liturgia; Redes Sociais como estratégia Pastoral; Assessoria de Comunicação: A Serviço da Cultura do Encontro; e Pastoral da Comunicação.
No domingo pela manhã foram apresentados os trabalhos das oficinas e elaborada a carta do II Muticom. Uma celebração presidida pelo padre Joel Sávio e concelebrada pelo sacerdote Raul Kestring encerrou o encontro. O III Mutirão de Comunicação será em 2016, na diocese de Criciúma.
Com informações da arquidiocese de Florianópolis
Fonte: CNBB