INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

INAUGURADO NOVO LOCAL PARA O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DA ARQRIO E PARA A CÚRIA METROPOLITANA DO RIO

Foto: Gustavo de Oliveira
                                                                                                                                          

Dando um grande avanço no trabalho pastoral da Arquidiocese do Rio, o Cardeal Orani João Tempesta inaugurou, no final da manhã do dia 11 de novembro, as novas instalações que abrigam o Sistema de Comunicação e a Cúria Metropolitana. Com as mudanças, o novo endereço de ambos é o 7º andar do Edifício João Paulo II, na Glória.
As cerimônias de bênção de cada um dos setores, que aconteceram no final da reunião semanal do governo arquidiocesano, reuniram todos os bispos auxiliares, vigários episcopais e colaboradores. 

Na bênção da Cúria, o moderador, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, e o chanceler, monsenhor Helio Pacheco, ressaltaram a alegria de terem um novo espaço para organizarem melhor o trabalho e arquivo. 

“Agradeço muito a Dom Orani por ter sido tão sensível à importância e à necessidade de um espaço mais adequado. Agora, poderemos melhorar ainda mais o espaço e ter uma Cúria condizente com a realidade de nossa arquidiocese. A Cúria desenvolve um trabalho essencial na vida da Igreja Arquidiocesana, arquivando documentos importantes, atendendo sacerdotes e outros serviços”, explicou Dom Luiz. 

Já no espaço do Sistema de Comunicação, a celebração de bênção conduzida também por Dom Orani foi apresentada pelo reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, padre Omar Raposo. As preces espontâneas foram realizadas por jornalistas representantes dos veículos. 

Estão alocados no novo setor de comunicação, as equipes de assessoria de imprensa, Portal ArqRio, jornal “Testemunho de Fé”, WebTV Redentor, comunicação e ações sociais ligadas ao Cristo Redentor, Jornalismo da Rádio Catedral FM 106,7, mídias da arquidiocese, administração do Vicariato para a Comunicação Social (Vicom), além de um espaço para a redação da Redevida.

Construtores de um mundo melhor 

Em suas palavras, Dom Orani reforçou que cada um dos profissionais e pessoas ligadas ao trabalho de comunicação deve ser compromissado com o anúncio da verdade. 

“Esse projeto teve como grande objetivo criar uma comunicação integrada, sem divisões. Agora, somos um só. Nossa missão é fazer ecoar as respostas necessárias para o esclarecimento das pessoas e também evangelizar sem fronteiras. Somos chamados a ter a simplicidade, mas também a sagacidade de acreditar naquilo que fazemos. Que esse lugar nos ajude a construir um mundo melhor”, disse.

Ao fim, o cardeal aspergiu água benta em todo o espaço e visitou cada uma das instalações, acompanhado dos bispos e visitantes. Coroando a comemoração, foi oferecido pelo Vicom um coquetel de confraternização. 

Unidade por um ideal

Para os profissionais que trabalham no novo local, a experiência de uma redação que reúna todos os colegas e seus meios de comunicação é uma novidade, que proporciona uma convivência maior na rotina diária.

“A inauguração do espaço é um momento muito especial para a comunicação da arquidiocese. Não apenas por termos um espaço físico só nosso, mas porque isto permite uma integração maior entre os profissionais. Os laços se estreitam, a troca de pautas fica mais fácil. Tenho certeza de que este é apenas o primeiro passo para que o Sistema de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro cresça ainda mais”, afirmou Raquel Araujo, repórter da WebTV Redentor.

Para Natassha Cotts, da equipe do jornal “Testemunho de Fé”, a nova proposta de trabalho vem fortalecer a missão de anunciar a palavra de Deus e a missão evangelizadora da Igreja. “Quem se comunica se faz próximo. A transferência da comunicação da arquidiocese para o mesmo andar é uma resposta concreta ao que o nosso cardeal possui como lema: ‘Que Todos Sejam Um’. Com essa maior integração entre os setores, fortaleceu o trabalho em prol do anúncio da palavra de Deus. Assim como o Santo Padre tem nos exortado para que possamos continuar nos esforçando na promoção da cultura do encontro”, frisou. 

As instalações

O projeto de criar um espaço próprio para reunir os veículos de comunicação já era um antigo sonho do Cardeal Orani Tempesta, que foi concretizado pelos esforços do cônego Marcos William Bernardo, vigário episcopal do Vicariato para a Comunicação Social.

Com uma proposta de integração, todos os profissionais estão organizados por setores, mas ocupando um grande espaço, onde foi construída uma grande redação. No local funcionou a sede do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

“O novo espaço é bem mais amplo e proporciona um ambiente de mais conforto e infraestrutura para os profissionais na hora de desenvolverem suas atividades. As equipes ficaram mais próximas, possibilitando a troca de experiências”, Gisele Barros, do jornal “Testemunho de Fé”.
Fonte: ARQRIO