INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PAPA FRANCISCO É UM "FENÔMENO GLOBAL" NA COMUNICAÇÃO, AFIRMA PESQUISA


A internet ama o Papa Francisco: as palavras, os gestos e a humanidade sorridente do papa atravessam a rede e chegam ao mundo inteiro, passando por cima de fronteiras e até de filiações religiosas. O papa que veio “quase do fim do mundo” é um “fenômeno global” em termos de comunicação, tanto “do ponto de vista geográfico quanto no alcance multicanal”.
Francisco foi capa da revista Time como personalidade do ano. Ele reuniu mais de 16 milhões de seguidores no Twitter. Agora,o estudo “A internetama o Papa Francisco” confirma a popularidade e a grande eficácia comunicativa do 266º bispo de Roma. A pesquisa foi encomendada pela Aleteia à consultoria 3rdPlace.
A 3rdPlace mediu o número de pesquisas e menções ao pontífice na internet o “grau de fidelidade” dos usuários que o seguem, além de identificar as principais temáticas e os assuntos mais frequentemente associados ao Papa Francisco em escala global.
Uma etapa seguinte da pesquisa se concentrou mais especificamente na Itália e no bloco EUA- Reino Unido.
O estudo mostrou que, globalmente, o Papa Francisco foi o personagem que gerou o maior volume de buscas mensais no Google (1.737.300) e o mais mencionado na rede (mais de 49 milhões de vezes) em comparação com alguns dos líderes mundiais mais influentes e populares em 2013, como Barack Obama, Vladimir Putin e Angela Merkel. As menções ao papa têm uma distribuição geográfica mais global e homogênea, sem apresentar uma concentração particular em determinada região, ao contrário de figuras públicas como Obama, que concentra 52% das referências nos EUA.
Embora o Papa Francisco tenha acabado de celebrar o seu 77º aniversário, ele concorre com força com alguns dos jovens ídolos do mundo do entretenimento e do esporte: em uma análise do número de menções globais, Francisco aparece em terceiro lugar geral, depois da banda OneDirection (78 milhões) e do cantor Justin Bieber (53 milhões). Na Itália, o papa domina a lista com folga: são 750.833 menções.O segundo lugar é da mesma OneDirection, que tem 596.464 referências.
Alguns líderes entenderam antes que outros a eficácia da internet para veicular a sua imagem e reforçar a sua influência política, mas o Papa Francisco bate todos eles em capacidade de interação. No Twitter, por exemplo, o estudo da 3rdPlace sobre as contas “Pontifex” em várias línguas observa que, com uma frequência de publicação média de 0,79 tuítes por dia, o papa alcançaum índice de engajamento médio de 6.637. A conta de Barack Obama atinge uma média de engajamento de 2.309, apesar de publicar em média 7,76 tuítes por dia.
A motivação para este nível de interação, dizem os autores da pesquisa, provavelmente deve ser procurada “no modo como o papa se relaciona com o meio digital: enquanto Obama e outros líderes usam o Twitter para ‘distribuir’ seu conteúdo, Francisco o usa para conversar e para se aproximar dos fiéis, conseguindo resultados melhores e mais eficazes”.
Um caso diferente é o do Facebook. O Papa Francisco não está presente nessa rede social. Mesmo assim, ele foi o “assunto” mais discutido de 2013 no Facebook. A página não oficial do papa no site de Mark Zuckerberg apresenta uma porcentagem de seguidores fidelizados mais ativa (com engajamento médio de 26%) que a de outros líderes (Obama tem 2% e o político italiano Beppe Grillo tem 22%, por exemplo).
O estudo sobre o papa Bergoglio foi apresentado em 28 de janeiro no Hotel Columbus, em Roma, durante a conferência social “O futuro da comunicação é responsável”, organizado pela Aleteia.org e pela rede de publicidade AdEthic.
Fonte: Comunidade Shalom/Blog Carmadélio