INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 16 de março de 2015

CONFISSÃO DIGITAL ?


O sacramento da confissão é muito mais que "conectar-se" 
com a "Igreja online": é encontrar-se com 
a misericórdia de Deus em pessoa


Era só questão de tempo até que alguém tivesse a "inovadora" ideia de oferecer o sacramento da reconciliação online para os católicos. Usando o pseudônimo @PriestDavid, uma pessoa na cidade de San Antonio (Texas, EUA) está oferecendo confissões virtuais às pessoas, por meio do aplicativo Snapchat.
 
Essa pessoa, que diz ser sacerdote há mais de 23 anos, mas prefere manter seu anonimato, afirma que seu objetivo é chegar aos jovens por meio desse "serviço". A Igreja local já se pronunciou ao respeito, recordando a invalidez desta prática.
 
Como todos os sacramentos, a confissão é uma ação litúrgica. Em geral, os elementos da sua celebração são: saudação e bênção do sacerdote, leitura da Palavra de Deus para iluminar a consciência e suscitar a contrição, exortação ao arrependimento; a confissão, que reconhece os pecados e os manifesta ao sacerdote; a imposição e aceitação da penitência; a absolvição que o sacerdote dá; ação de graças e despedida com a bênção do sacerdote (Catecismo n. 1480).
 
Alguns podem pensar que é sempre bom inovar e adaptar-se a cada época, mas, para a Igreja, essa adaptação não pode deixar de lado a fidelidade a Deus; ela procura a reconciliação e a salvação das almas, e isso envolve uma ação, um encontro, sair do seu metro quadrado e ir ao encontro de Jesus.
 
Como bem lembra o Catecismo, da saudação até a bênção de despedida do padre, o sacramento da reconciliação é muito mais do que só recitar as faltas e pecados, é muito mais do que "conectar-se" com a "Igreja online". É encontrar-se com a misericórdia de Deus em pessoa.
 
Entre a muitas coisas que a internet tornou possível, com os grandes benefícios da tecnologia moderna, está o compartilhar a fé, evangelizar (uma missão nobre para todo batizado) etc. Mas, para receber a graça que os sacramentos oferecem, buscá-los online não é uma opção válida.
Por: Omar Aguilar

Fonte: Aleteia