INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 20 de março de 2015

O BISPO QUE TIRA DÚVIDAS DOS JOVENS PELO WHATSAPP

© Sam Azgor

Ele reconhece que há perguntas que os jovens jamais fariam em público e por isso aderiu ao aplicativo

Diante da proposta do Papa Francisco de utilizar os meios de comunicação, especialmente a internet, como instrumentos de união entre as pessoas, a Igreja Católica do México vem dado passos importantes neste sentido, que tem como objetivo fortalecer a cultura do encontro e a solidariedade através dos meios digitais.

É por isso que o bispo mexicano Dom Alonso Garza Treviño criou o "Bate-papo com o bispo", para que os jovens tenham a oportunidade de conversar com ele e resolver todas as suas dúvidas utilizando o aplicativo WhatsApp.

Dom Alonso explicou que a ideia surgiu da necessidade dos jovens de contar com um espaço para falar sobre temas que geralmente não se atrevem a expor em público. A Pastoral da Juventude criou um espaço com smartphones para que todos possam escrever sem inibição suas dúvidas e comentários por meio do whatsapp.

Fizeram uma primeira experiência com 130 jovens, divididos em mesas de 10 pessoas, que se conectaram com o bispo usando o aplicativo. Após uma breve conversa, começaram a apresentar suas inquietudes, que depois foram classificadas por temas e ordenadas de acordo com a similitude das abordagens, para poder responder a todos sem necessidade de fazê-lo uma a uma.

As participações foram divididas em 3 campos: o primeiro foi totalmente pessoal, e nele fizeram perguntas relacionadas ao namoro, amizade, sexualidade, estudos e política, entre outros temas.

O segundo campo tratou da sua situação familiar, e nele expuseram todas as suas dúvidas sobre conflitos entre pais e irmãos.

E o terceiro campo era sobre suas inquietudes em matéria de pastoral dos grupos; nele, abordaram sua formação religiosa, o seguimento de Cristo, dúvidas sobre o Evangelho, o tipo de assessoria que recebem, o acompanhamento dos padres, o que eles esperam da Igreja e o que a Igreja espera deles.

O bispo explicou que, se não tivesse utilizado este mecanismo de trabalho, a maioria dos jovens não teria se atrevido a expor suas inquietudes, intimidados pela presença dos outros. No entanto, com esta experiência, nem um só jovem deixou de participar, e no final havia mais de 400 perguntas.

A experiência foi intensa e interessante, e agora estudam a possibilidade de abri-la a jovens de outras comunidades e a maneira de prestar este serviço a distância, sem necessidade de reunir todos em um lugar específico. "Basta combinar um horário determinado e nos conectarmos todos via whatsapp", disse o bispo.

Dom Alonso disse que as redes sociais são uma maneira muito útil para a Igreja, porque permitem compartilhar e discutir o Evangelho, tratando dos problemas que realmente interessam aos jovens.

"Estou convencido de que o uso das redes sociais não é só conveniente, mas necessário, porque hoje em dia, para muitos jovens, o que não está nas redes sociais simplesmente não existe, e não pode ser que Jesus não exista para eles. Então, Jesus precisa estar nas redes sociais."

Finalmente, o prelado também comentou que vários dos jovens que receberam a Crisma mantiveram contato com ele por meio do Facebook, utilizando-o como ferramenta de comunicação para compartilhar suas experiências e expor suas dúvidas.

Fonte: Aleteia