INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2015

PAPA FRANCISCO: A IGREJA NÃO FAZ "PUBLICIDADE" AO ANUNCIAR COM CORAGEM A CRISTO

                                                                   Foto Daniel Ibáñez / ACI Prensa

O cristão não faz um mero proselitismo nem publicidade mas, com a graça que concedida pelo Espírito Santo, anuncia a Jesus Cristo ao mundo, um anúncio que provoca e que permite ir para frente, afirmou o Papa Francisco na sua homilia desta manhã na capela da Casa Santa Marta.

Conforme relata a Rádio Vaticano, o Santo Padre refletiu na afirmação “nós não podemos deixar de falar o que vimos e o que ouvimos” fazendo referência a Pedro e João nos Atos dos Apóstolos. Ele explicou que o Espírito Santo é o “único capaz de dar-nos esta graça de ser corajosos para anunciar a Jesus Cristo”: “Esta coragem do anúncio é o que nos distingue do simples proselitismo. Nós não fazemos publicidade, diz Jesus Cristo, para ter mais ‘sócios’ na nossa ‘sociedade espiritual’, não? Isso não serve. Não serve, não é cristão. Aquilo que o cristão faz é anunciar com coragem, e o anúncio de Jesus Cristo provoca, por meio do Espírito Santo, aquela surpresa que nos faz seguir em frente”.

O verdadeiro protagonista disso tudo, considerou novamente o Papa, é o Espírito Santo. Quando Jesus fala em “nascer de novo”, disse, nos faz entender que é o “Espírito que nos muda, que vem de todos os quadrantes, como o vento: sentimos a sua voz”. E, prosseguiu: “somente o Espírito é capaz de mudar a nossa atitude e o nosso comportamento”, de “mudar a história da nossa vida, mudar a nossa pertença”.

O Pontífice recordou que Pedro e João, depois de realizarem um milagre, foram presos e ameaçados pelos sacerdotes para que não falassem mais em nome de Jesus. Mas eles não se amedrontam, e quando voltam junto dos seus irmãos, os encorajam a proclamar a Palavra de Deus “com franqueza”. E, pedem ao Senhor que considere as ameaças recebidas e conceda a seus servos “proclamar com toda franqueza”. 

“Também hoje a mensagem da Igreja é a mensagem do caminho da franqueza, do caminho da coragem cristã. Esses dois discípulos simples e iletrados – como diz a Bíblia – foram intrépidos. Uma palavra que se pode traduzir com ‘coragem’, ‘franqueza’, ‘liberdade de falar’, ‘não ter medo de dizer as coisas’ … É uma palavra que tem muitos significados no original. A parresìa, aquela franqueza … E do temor passaram à ‘franqueza’, a dizer as coisas com liberdade”.

O Espírito Santo, conclui o Santo Padre, é quem “dá esta força a estes homens simples e sem instrução” como Pedro e João, “esta força de anunciar a Jesus Cristo até o testemunho final: o martírio”.

“O caminho da coragem cristã é uma graça que o Espírito Santo doa. Existem tantos caminhos que podemos percorrer, e que também nos dão uma certa coragem. ‘Vejam que corajoso, que decisão tomou! E veja este, como realizou bem um plano, organizou as coisas, muito bem’: isso ajuda, mas é instrumento de uma coisa maior: o Espírito. Se não há o Espírito, podemos fazer tantas coisas, muito trabalho, mas não serve de nada”.

A Igreja depois da Páscoa “nos prepara para receber o Espírito Santo”. Por esta razão agora, “na celebração do mistério da morte e Ressurreição de Jesus, recordamos toda a história da Salvação” e “pedimos a graça de receber o Espírito para que nos dê a coragem verdadeira para anunciar a Jesus Cristo”.

Fonte: Acidigital