INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 6 de abril de 2015

RÁDIO VATICANO SE PREPARA PARA TRANSMITIR A ASSEMBLÉIA DOS BISPOS NO BRASIL

Aparecida (RV) – A Rádio Vaticano se prepara para acompanhar a 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), marcada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). Os bispos atualizarão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e das palavras dirigidas pelo Papa Francisco aos bispos no Rio de Janeiro (RJ), em julho de 2013.
O Programa Brasileiro, com Silvonei José, estará presente no encontro e informará os leitores e ouvintes com boletins e notícias cotidianamente.
Nova Presidência
Este ano, além da atualização das DGAE, os bispos terão a missão de eleger a nova Presidência da entidade, composta pelo Presidente, Vice e Secretário-geral; os Presidentes das doze comissões episcopais pastorais; além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.
O Arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva explica que as Diretrizes Gerais da última Assembleia foram bem acolhidas pelas comunidades do Brasil. Cabe à Conferência colaborar com os bispos na dinamização da missão evangelizadora, “para melhor promover a vida eclesial, responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo”, diz o texto.
As atuais DGAE contêm cinco urgências para a ação evangelizadora: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; e Igreja a serviço da vida plena para todos.
Assembleia Geral
O encontro anual do episcopado brasileiro  reúne mais de 450 Bispos, entre Cardeais, Arcebispos, Bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das Igrejas de Rito Oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas.
Para o Bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a Assembleia geral é um momento de comunhão, de encontro, de alegria e de celebração da Igreja no Brasil: “A assembleia é um momento extraordinário para nós bispos. Essa troca de ideias, essa troca de afeto colegial. Imagina todos nós podermos celebrar juntos a Eucaristia? Todas as Igrejas particulares ali presentes na figura do Bispo. Isso é extraordinário!”, sugere.
Tema prioritário
Na grade de atividades da 53ª AG, está previsto o debate sobre o novo texto que trata dos cristãos leigos e leigas, preparado após recebimento de sugestões e emendas pela comissão responsável. Aprovado em 2014, o texto de Estudos 107, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo, volta à pauta da reunião episcopal para nova avaliação.
No contexto dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, o Vice-presidente da CNBB considera que a Igreja vive em um momento de “plena consciência” de sua identidade como povo de Deus. “Acho que vivemos numa fase em que se toma plena consciência que a Igreja é o povo de Deus, e dentro do povo de Deus a maior parte é leigo, sem dúvida nenhuma. A hierarquia, os ministérios ordenados estão a serviço, são ministérios, então, a Igreja é fundamentalmente esse povo de Deus, e dentro desse povo de Deus, o povo que caminha no mundo que são os leigos e leigas”, explica.
(CM-CNBB)
Fonte: Rádio Vaticano