INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 24 de julho de 2015

EVANGELIZAR COM HUMILDADE: UM DESAFIO DIÁRIO PARA QUEM FAZ COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS



"Ide e pregai o evangelho a toda criatura" nos autoriza e nos incentiva a levar a Palavra de Deus a todo o mundo: algo de muito nobre que todo católico deve fazer. Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, a evangelização não é só pregar e defender a Bíblia. É muito mais do que isso e pode acontecer nos gestos mais simples. Nossa Senhora foi dona-de-casa. Há algo mais simples que isso? Madre Teresa de Calcutá agia muito mais do que falava. Evangeliza-se das mais variadas - e simples - formas no dia-a-dia.

Infelizmente, até nisto existe tentação. A pior delas não é a preguiça, a falta de conhecimentos ou falta de coragem. O que mais atrapalha é a falta de humildade: quando a pessoa chega a um ponto em que, por estar do lado da Verdade, assume a postura de que ela está sempre certa e quem pensa o contrário está sempre errado. Neste momento, deixou-se de ser evangelizador.

Obviamente, não existem duas verdades: a verdade é uma só ou não é verdade. O problema é a arrogância. A melhor forma de evangelizar, e ouso arriscar que é a única que funciona, é ser humildes. O papa Francisco dá um belo exemplo disso. Ele, que não tem muitas travas na língua e fala sempre o que pensa, é de uma gentileza enorme ao lidar com pessoas e problemas. Não acusa ninguém, não ofende ninguém, ouve a todos com a mesma paciência e calma e suas respostas são ponderadas e tranquilas. Por isso mesmo, repercutem no mundo inteiro. Ele repete o exemplo de Jesus Cristo, que não tinha a postura do “Eu estou certo e você errado” quando tratava os maiores pecadores.

Um local fácil de verificar essa tentativa de evangelização arrogante são os comentários das redes sociais, principalmente quando, de algum forma, o assunto aborda algo relativo à religião. Não é preciso ler muitos comentários para encontrar trocas de acusações e ofensas. Até se percebe o intuito de defender pontos-chaves, mas, quando se passa dos limites da humildade e do respeito, acontecem agressões. E nem é preciso dar explicações teológicas para demonstrar que isto não funciona. Basta pensar que ninguém gosta de ser agredido.

Evangelizar é parte crucial da vida católica. A humildade é parte crucial da evangelização.

Fonte: Aleteia