INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2015

CONFERÊNCIA REÚNE ESTUDIOSOS PARA DISCUTIR COMUNICAÇÃO ECLESIAL


Considerado um pioneiro espaço de diálogo entre pesquisadores e pessoas interessadas na temática "mídia, comunicação e religião", a Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom) chega a sua décima edição. Promovida pela Cátedra UNESCO da Universidade Metodista de São Paulo, o evento discute nesse ano o tema "Comunicação, Religião e Cidades", na próxima quinta-feira (27/08/2015), das 9h às 17h, na Universidade Paulista - Campus Indianápolis, em São Paulo (SP).

A programação do seminário oferece no período da manhã, três conferências temáticas com professores de renome no cenário nacional. À tarde, das 13h45 às 17h, ocorrem as apresentações científicas divididas em dez Grupos de Trabalho (GTs), que discutem diversas realidades no âmbito da comunicação e religião. 



Entre esses GT´s, o de “Religião, cidade e espaço público midiatizado”, traz a discussão sobre ‘O Papel da Comunicação na Configuração/Formatação das Cidades-Santuário de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal)’. 
O artigo de autoria da jornalista, Flávia Gabriela, que atualmente é gerente de Comunicação Institucional no Santuário Nacional de Aparecida, pretende abrir reflexões sobre a comunicação realizada nesses Santuários.
“O meu artigo quer contribuir no âmbito acadêmico, com as discussões referentes às estruturas de comunicação criadas ao redor dos dois templos marianos, de Aparecida e Fátima e se essas estruturas influenciam no imaginário do visitante que aos Santuários acorrem, ou seja, como e de que forma eles são impactados pela comunicação que é feita pelos templos”, destacou a jornalista. A partir de sua pesquisa, Flávia Gabriela constatou que o visitante destes Santuários não consegue distinguir a realidade da cidade com a do Santuário. “Vemos que o aspecto devocional extrapola o âmbito urbano nos locais onde estão estes Santuários. Para o visitante não há uma divisão em termos de dimensão e, para ele, toda a cidade está envolvida nesse aspecto”. 
Estratégias comunicacionais no espaço religioso 
Ao discutir o tema da comunicação e religião nas cidades, o Eclesiocom favorece discussões sobre as estratégias comunicacionais utilizadas na atualidade pelas diferentes vertentes religiosas e como elas estão influenciando o seu receptor. Para Flávia Gabriela a temática do ano centralizada nas cidades irá abrir horizontes sobre as estratégias utilizadas nessa realidade. 
“O advento da comunicação e a maturidade da utilização das estratégias comunicacionais em projetos religiosos é uma realidade enfrentada e estudada pelas mais diferentes vertentes. Todos precisam se aprimorar, se especializar e se aprofundar no aspecto comunicação. Nesse sentido, como a própria apresentação do tema central do congresso nos direciona, ‘a cidade é o lugar multifacetado no qual fluxos comunicacionais e esperanças imaginadas se miscigenam em espectros desordenados’. Isso nos sugere entender a comunicação muito mais do que estratégia, mas como um universo a ser refletido e desvendado”, pondera a jornalista.
Para Flávia Gabriela, essa reflexão no âmbito da Igreja Católica, ganhou destaque a partir do Papa João Paulo II. “Especificamente no universo católico, a partir do papa João Paulo II, grandes têm sido os esforços para que haja o processo de amadurecimento desse conceito. Não basta comunicar, é necessário saber o que comunicar e qual o processo de compreensão dos que são impactados pela comunicação”. E acrescentou. “Nesse sentido não há dúvidas que Aparecida é destaque na criação de projetos e processos para que tais objetivos sejam alcançados”. 
Fonte: A12