INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fórum discute divulgação da Bíblia pelos Meios de Comunicação

O Museu da Bíblia, em Barueri, interior de São Paulo, foi sede do 6º Fórum de Ciências Bíblicas, com o tema “A Biblia e a Comunicação”. Organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento aconteceu na semana passada, dias 10 e 11, reuniu mais de cem pessoas de várias igrejas cristãs.
Convidada a participar do Fórum, a assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, apresentou, no painel Bíblia e Comunicação, os trabalhos da Comissão na área de Bíblia que são feitos pela Comissão.
“Foi importante perceber que todos buscamos um mesmo objetivo: fazer com que a Palavra de Deus seja conhecida, amada e vivida pelo povo”, disse a assessora. “Comum também foi perceber a preocupação com o contexto, tanto do momento que gerou o texto bíblico quanto o contexto de quem hoje lê, estuda e reza o texto”, acrescentou.
Já a professora de Ciências da Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo, Magali do Nascimento, disse que a bíblia vai além comunicação entre Deus e os homens. “Mais do que a tradicional compreensão de que a Bíblia é a comunicação entre Deus e os seres humanos, podemos entendê-la como resultado da capacidade e do desejo dos seres humanos, na sua relação com Deus, de tornarem comum esta comunhão”, explicou .
A utilização dos meios de comunicação na difusão da Palavra de Deus também esteve no centro dos debates no Fórum. Para o teólogo e professor do Seminário Adventista, Valdecir Simões Dias, o rádio continua sendo “a mídia mais popular e mais possível de presença em todos os recantos”.
“O sucesso da Comunicação é determinada pelo destinatário da mensagem, por isso, as traduções da Bíblia exigem uma fidelidade bilateral: precisam ser fiéis ao texto e mensagem original e, ao mesmo tempo, fiéis ao público ouvinte”, recordou Vilson Scholz, doutor na área de Novo Testamento e consultor de Traduções da SBB.
Segundo Cecília Rover, chamaram muito a atenção as palestras do jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital, Sérgio Pavarini, que usa as redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook) como ferramentas de comunicação.
Uma novidade que vem chegando nesta área é o Glow, um inovador sistema de mídia digital e interativa da Bíblia. “É preciso engajar uma geração nascida na era da Internet com a Bíblia”, insistiu Nelson Saba, criador do Glow.
Fonte: site da CNBB (www.cnbb.org.br)