INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Palavra do Arcebispo do Rio de Janeiro sobre as comunicações

Neste ano, o tema do Dia Mundial das Comunicações recorda-nos sobre o tema da pastoral no mundo digital – os novos meios a serviço da Palavra! É verdade que o Papa Bento XVI dá uma ênfase especial para a missão do sacerdote nesse meio e a sua responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, recorda a responsabilidade eclesial de utilizar-se dessas novas linguagens.
A nossa arquidiocese já renovou o seu portal, que pretende aos poucos tornar-se uma convergência de mídias e de notícias do mundo, da Igreja e das várias realidades arquidiocesanas.
Assim é que a partir de agora teremos também em nosso site algumas ferramentas que poderão agilizar ainda mais a comunicação e disponibilização de mensagens, fotos, artigos, trabalhos, opiniões e outras realidades para a nossa comunicação e formação.
Estamos elaborando um site, ainda a ser inaugurado, exclusivo de notícias da Igreja e do mundo para facilitar aos nossos internautas o conhecimento dos assuntos em pauta com relação à Igreja. As ferramentas facebook, flickr, twitter, youtube, no canal Arqrio, e Orkut da Arquidiocese do Rio de Janeiro a partir de agora poderão ser acessadas e sempre algum membro do Vicariato da Comunicação estará acessando para responder, dialogar ou mesmo abastecer com fotos e vídeos esses locais.
Também estamos disponibilizando vários blogs para vários tipos de discussões. Para acessá-los é só entrar em nosso site: http://www.arquidiocese.org.br/ que, além disso tudo, proporciona as notícias e dados de nossa arquidiocese, a audição da Rádio Catedral e outras facilidades.
Será possível também para as paróquias e vicariatos utilizarem-nos e assim disponibilizarem informações e formações importantes para que se divulgue ainda mais os trabalhos de nossas comunidades. A dificuldade de fazer chegar a todos as notícias do que acontece em nossa
Igreja é muito grande e esperamos que isso facilite um pouco mais. Muitas vezes até mesmo os católicos não sabem o que se passa na sua comunidade e nem mesmo o que ela está fazendo com relação aos vários momentos críticos que se vive na sociedade.
Teremos ainda um longo caminho a percorrer. As ferramentas anunciadas já estão no ar e pouco a pouco estarão enriquecendo ainda mais a todos os que se interessam pela nossa caminhada arquidiocesana. Que o Senhor abençoe esse novo trabalho e nos dê todas as graças para poder levá-lo adiante com entusiasmo renovado.
Que realmente, como nos recorda o tema citado acima, façamos pastoral no mundo digital, colocando os novos meios a serviço da Palavra que constrói vida nova no mundo.
São Sebastião, invencível atleta da fé, sinal que nos anima nos desafios do nosso tempo, rogai por todos nós!
D. Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)