INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Canção Nova investe nas mídias sociais para evangelizar

29 de dezembro de 2010.
As mídias sociais dominaram o Brasil em 2010. Foram criados blogs e perfis no Twitter e Facebook para promover a solidariedade, como nas chuvas que assolaram o país no começo do ano; investiu-se na rede para alavancar a campanha eleitoral e até mesmo para promover a democracia, exemplo disso foi a mobilização on-line para a aprovação do projeto Ficha Limpa.
Mas e na evangelização? As mídias sociais foram importantes para levar a Palavra de Deus neste ano? Para a superintendente da TV Canção Nova, Ana Paula Guimarães (@paulacancaonova), que começou a usar o Twitter para testemunhar na rede, sim. “O padre Jonas nos ensinou que temos de usar todos os meios para levar Jesus para as pessoas. E eu faço isso com meu Twitter, partilhando meu dia a dia, meus desafios e conquistas”, explica.
E por falar em monsenhor Jonas Abib (@padrejonasabib), até o fundador da Canção Nova ingressou no microblog. Aos 74 anos, o sacerdote criou a conta para partilhar seus ensinamentos com os fiéis que gostam da Canção Nova. Sempre que possível, envia um recado especial e posta fotos e cartas no Twitpic escritas à mão por ele.
Os cofundadores dessa obra, Luzia Santiago (@luziasantiago) e Wellington Silva Jardim (@etocn), também criaram contas no Twitter. Ambos compartilham informações sobre seu dia a dia, links sobre a Igreja e a comunidade católica, agradecem aos sócios e rezam por eles. Luzia, que já assumiu ser uma fã da ferramenta, com frequência posta fotos mostrando sua família e fatos cotidianos.
O missionário Adriano Gonçalves (@adriano_rvj), apresentador do programa jovem “Revolução Jesus” (@revolucaojesus) - exibido todas as quartas-feiras, às 23h, e sextas-feiras, às 20h30, na TV Canção Nova – acredita que as mídias sociais são essenciais na evangelização hoje, principalmente a da juventude. “Na rede, o emissor interage, opina, mostra como a informação que a gente oferece serviu para ele. E isso é ótimo na evangelização, pois os testemunhos arrastam!”.

Novidade no CD 'Som do céu II'

Buscando atingir esse público antenado com as ferramentas virtuais, o músico Brais Oss (@braisoss) criou uma faixa interativa exclusiva para internautas no seu mais novo trabalho, intitulado “Som do céu II”. “Se você tentar ouvir essa faixa no carro, aparelhos de som, não vai funcionar. Ela só funciona no computador! Foi pensada com carinho para os internautas e contém links para mídias sociais, como Facebook, Myspace e meu blog”, conta.
O músico confessa que não tinha habilidade com a internet, mas que viu a necessidade de investir nela durante este ano. “Hoje, a web é a minha principal fonte de evangelização. É uma rede de pescar em águas profundas. A geração Y está em todo lugar, num clique a gente vai ao Japão e volta. Não tem limites, é essencial para levar a Palavra de Deus”, testemunha.

Interatividade com programas da TV

Os programas da TV Canção Nova também investiram em blogs e na interação com o telespectador pelo Twitter. Para a missionária Aline Casassola, responsável pela atualização do Twitter do programa “Sorrindo pra vida” (@sorrindopravida) – exibido de segunda a sexta-feira, às 8h -, a utilização do microblog surtiu resultado satisfatório. “O Twitter é rápido e permite uma interação muito bacana com os telespectadores, pois tiramos dúvidas, rezamos... Além disso, temos um 'feedback' com as pessoas e aumentamos a fidelização com os nossos sócios”.
Segundo Adriano Gonçalves, a colaboração dos internautas com comentários no blog e no Twitter também ajuda nas pautas para o programa “Revolução Jesus”. Recentemente, a atração jovem começou a exibir, ao vivo, os tweets enviados pelos seguidores do perfil. “Essa interação da pessoa enviar sua mensagem e aparecer no vídeo está dando muito certo. Os internautas gostam de partilhar e isso é evangelização”, conclui.
Fonte: Site da Canção Nova/Notícias

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pesquisa mostra “Natal sem Jesus” na cobertura da mídia secular sobre o Natal

23 de dezembro de 2010.
Apenas 1,3 por cento das histórias das redes ABC, CBS e NBC dos Estados Unidos mencionaram Cristo durante seus telejornais da noite, de acordo com o Instituto de Cultura e Mídia do Centro de Pesquisa de Mídia.
Mais especificamente, das 527 histórias sobre o Natal, Deus ou o nascimento de Jesus Cristo foram mencionados em apenas sete.
Entre 1º de outubro de 2008 e 30 de setembro de 2010, as três redes mencionaram “Deus,” “Jesus,” ou “Cristo” menos do que as vendas no varejo e a possível adição de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de 2012.
Embora o Natal seja comemorado pela maioria dos americanos, as redes negligenciaram quase completamente as histórias sobre família, religião, e as bênçãos que os americanos gozam, revelou o organismo de vigilância.
“A verdadeira mensagem do Natal, o nascimento milagroso de Jesus Cristo, foi simplesmente ignorada pela grande mídia.”
De acordo com as conclusões do centro de pesquisas, 56 por cento de toda a cobertura do Natal foi sobre referências gerais do Natal e 40 por cento da cobertura de Natal ignorou a divindade. Tal cobertura incluiu a árvore de Natal da Casa Branca, e como as tropas estavam passando o feriado.
Erin Brown do Centro de Cultura e Mídia (CMI) comentou: “A falta de foco sobre o verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus Cristo, é um comentário triste sobre cultura popular.”
“Quase 80 por cento dos americanos se identificam como Cristãos, portanto, é seguro dizer que eles não são ofendidos por Cristo,” a expressão ‘Deus’ e ‘Jesus.’ “Mas a mídia fez com que Cristo fosse quase tabu na cobertura de notícias da rede,” acrescentou Brown.
Os resultados são baseados na análise do “World News” da ABC, “CBS Evening News” e “NBC Nightly News.” O CMI observou todas as histórias que apareceram durante os três programas de notícias que mencionaram “Natal.”
O CMI recomendou que as redes de mídia incluíssem mais discussão sobre o nascimento de Cristo e o significado do Natal.
Por: Christian Post
Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal do Papa poderá ser acompanhado em alta definição pela internet

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 21 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - No Natal deste ano, poderão ser acompanhadas ao vivo e em alta definição as celebrações litúrgicas presididas pelo Papa Bento XVI, graças a uma nova implementação da Rádio Vaticano.
Com o novo serviço, será possível acompanhar a crônica radiofônica em um dos sete idiomas disponíveis para os comentários da Missa do Galo, na sexta-feira, 24 de dezembro, a partir das 22h (hora de Roma); a mensagem de Natal com a bênção Urbi et Orbi de 25 de dezembro, ao meio-dia; e a Missa do Dia Mundial da Paz, em 1º de janeiro, às 10h. Na vigília de 24 de dezembro, também será oferecido o comentário em chinês e, para a celebração de 1º de janeiro, em árabe.
A transmissão poderá ser acompanhada em www.radiovaticano.org, escolhendo a opção "Audio video player", com a qual, além disso, será possível visitar a área "Vatican Tic", que permite visualizar as notícias sobre o calendário das atividades do Santo Padre.
Fonte: Site www.zenit.org

Aplicativo brasileiro transforma iPhone em “Terço virtual”

19 de dezembro de 2010.
Com cerca de 300 mil aplicativos disponíveis na App Store, não é de se espantar a presença de aplicativos religiosos. Depois do See Jesus, que prometia ajudar o usuário a ver Jesus, os adeptos da religião católica que possuem um smartphone da Apple têm à disposição o aplicativo do Terço, disponível na App Store por 2 dólares.
Desenvolvido pelo brasileiro Fred Boratto, o app possui diversas opções para quem quer rezar o Terço ou Rosário no iPhone ou iPod Touch. Além de exibir o conjunto de “contas virtuais”, há outros recursos como sugestões de Mistério do dia, orientações para quem não sabe rezar o Terço e voz que anuncia a próxima oração, entre outros.


O app possui uma variedade grande de configurações disponíveis e imagens de fundo que ilustram a oração. Existem também recursos de orientação que permitem que o aplicativo seja visualizado, tanto em retrato quanto paisagem, e também há uma opção para exibir o texto das orações durante a reza.


Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A História do Natal Digital

A História da Natividade contada de forma digital. Vale a pena conferir.

FELIZ NATAL PARA TODOS OS NOSSOS AMIGOS E AMIGAS !

QUE O MENINO JESUS RENASÇA EM NOSSOS CORAÇÕES TRAZENDO A SUA PAZ A TODOS !


A Internet no Brasil em 2010

15 de dezembro de 2010.
Através de uma pesquisa feita pela F/Nazca e do Ibope Net Rating, Bruno Cardoso do Blog O Jornalista criou esse infográfico bastante interessante sobre a internet no Brasil em 2010. Confira abaixo:




Fonte: Blog publicitariosfc.blogspot.com

Comunicações do site Wikileaks sobre o Vaticano não revelam nenhuma novidade, afirmam analistas

ROMA, 14 de dezembro de 2010 (ACI)
Uma série de importantes peritos italianos explicaram que os 852 cabos do site Wikileaks sobre o Vaticano "não revelam nada novo". O anúncio foi feito diante das tentativas de alguns setores da imprensa por demonstrar o contrário.
O diretor do jornal L’Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, declarou em uma entrevista concedida ao jornal italiano La Stampa, que os documentos "roubados não revelam absolutamente nada".
"Se algo demonstram as comunicações é a escassa iniciativa de parte de quem os tenha redigido e mostram, por outro lado, um zelo excessivo para dar opiniões que circulam em distintos ambientes, especialmente de jornalistas italianos".
Por sua parte, o vaticanista Andrea Tornielli toma emprestadas umas declarações daquele que fora Secretário de estado Vaticano durante o pontificado de Juan XXIII, o Cardeal italiano Domenico Tardini, para descrever o estado do ambiente diplomático.
Quando lhe disseram que o corpo diplomático da Santa Sé era o melhor do mundo, respondeu ironicamente: "O nosso é o melhor? Imagine o resto".
Tornielli assinala no seu blog do diário italiano Il Giornale que devido ao "realismo" desta afirmação do falecido Cardeal esta "parece mais verdadeira nestes dias de total imersão nas comunicações do Wikileaks".
Para este vaticanista os documentos filtrados dão pouca luz sobre a diplomacia vaticana, mas sim dizem muito sobre a estupidez diplomática dos Estados Unidos, que "fracassou sensacionalmente" ao permitir que estas comunicações privadas se fizessem públicas.
Tornielli reitera, como Vian, que não há "revelações" nos documentos já que a informação divulgada já era sabida "nos jornais e blogs do mundo inteiro".
Um destes documentos descreve ao atual Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, como um "homem que diz sim", que não contradiz o Papa nem questiona as políticas da Igreja.
Diante desta afirmação, o Cardeal disse à agência italiana Adkronos que "estou orgulhoso de ser descrito como um ‘homem que diz sim’, dado que esta colorida descrição reflete verdadeiramente meu apoio ao trabalho pastoral do Papa".
Por sua parte o vaticanista e escritor italiano Vittorio Messori, assinala no site labussolaquotidiana.it que muito dos conteúdos dos documentos mostram "diálogos, conversas com alguns jornalistas para falar sem relevância particular, um pouco de intriga".
Messori, que entrevistou o Papa João Paulo II e ao então Cardeal Ratzinger para logo publicar os conhecidos livros "Cruzando o limiar da esperança" e "Relatório sobre a Fé" respectivamente, comenta ademais que nestes documentos se pode apreciar "uma pérola".
Em uma mensagem antes da viagem do Papa à Terra Santa em 2009, um diplomata escreve: "O Papa às vezes irrita políticos e jornalistas fazendo o que acha que é melhor para a Igreja, como acolher os lefebvristas ou considerar a canonização de Pio XII".
Messori assinala que quem escreveu esse documento "não poderia imaginar melhor elogio ou alento para um Bispo de Roma que ressaltar que faz o que considera ser o seu dever pelo bem da Igreja".
Fonte: Site www.acidigital.com

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Infográfico: Acesso das mídias sociais no mundo. Só cresce!

Um relatório da Nielsen Wire mostra o acesso as mídias sociais no mundo. Segundo os dados, o Brasil é TOP neste ranking. Confira no infográfico os 10 pontos que se destacaram.



Fonte: Site HSM.com.br

Movimentos juvenis se unem para construção de novo site

Ponto de encontro virtual dos jovens de diversos movimentos, comunidades e carismas da Igreja   Católica, o site “Jovens Conectados"  (http://www.jovensconectados.org.br/) é um dos frutos concretos do 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ) realizado no último fim de semana no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).
“É um site super bacana, que foi lançado durante o encontro, e que visa divulgar todos os trabalhos dos grupos, movimentos, pastorais e novas comunidades que acontecem em todo o Brasil, voltados para a juventude”, explica o jovem do Movimento dos Focolares Charles Iury Martins.
A interatividade entre os jovens dos diversos grupos é uma das características mais interessantes desse novo site. Por meio de um login, eles podem enviar notícias de encontros, atividades e experiências ao Setor da Juventude, que é responsável pela mediação.
“A juventude é o presente de Deus para a humanidade e a Igreja”, ressaltou o Bispo Referencial do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, que convidou os jovens a assumir seu papel de discípulo e missionário. “Vocês têm o papel de evangelizar outros jovens. Tenham coragem e fé para anunciar e sejam verdadeiros líderes”, frizou o bispo.
No “Jovens Conectados” já estão presentes alguns vídeos e imagens, inclusive do encontro, entre outros arquivos para download como documentos da CNBB e papéis de parede. O “Jovens Conectados” também podem ser seguido pelo twitter e Facebook. “Vamos movimentar o site e dar a nossa contribuição desde já para a Evangelização da Juventude”, enfatiza Iury.
“Esse site é nosso, um ponto de encontro entre todos os movimentos. Vamos deixá-lo com a 'nossa cara' jovem, completa a jovem Jôyce Maciel.
Para Dom Eduardo, são os jovens que devem preparar o caminho do Senhor para os outros jovens. “A conversão deles depende do trabalho que cada um de vocês desenvolverão em vossas pastorais, movimentos, novas comunidades, para trazê-los para o seio da Igreja", exortou Dom Eduardo durante o encontro.
Os quase 300 jovens, de 28 expressões juvenis presentes no encontro, receberam a cruz de um dos coordenadores da delegação oficial do Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em agosto de 2011, em Madri, Espanha. “Esse símbolo é um sinal pelo trabalho que vocês desempenharão na Jornada Mundial da Juventude em 2011”, disse padre Sávio aos jovens.

Revolução Jesus

O quarto bloco do programa “Revolução Jesus” desta quarta-feira, 8, será dedicado ao 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis. Adriano Gonçalves mostra os momentos de profundidade espiritual, impressões e discussões, além da apresentação do Documento 85 da CNBB “Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais”.
Fonte: Site da Canção Nova (Notícias)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Hoje é dia histórico para mídia católica no Brasil, diz Dom Orani

Curitiba, 02 de dezembro de 2010.
"Nós estamos vivendo um momento muito importante para a mídia católica no Brasil", destacou o presidente da Comissão Episcopal para Comunicação Social e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Foi aprovado nesta quinta-feira, 2, no encontro que reúne representantes das Rádios Católicas de todo o Brasil, em Curitiba (PR), o estatuto da Signis Brasil. Sendo assim, a partir desta data, a União de Radiodifusão Católica (UNDA) se torna a Associação Católica Mundial para Comunicação (Signis), e irá reunir todos os meios de comunicação.
Dom Orani ressalta que, já há alguns anos, se buscou essa mudança, pois a Signis Mundial está diretamente ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e reúne todas as mídias católicas no mundo inteiro. "E no Brasil estava faltando essa filial", destaca o arcebispo que explica que a UNDA já não existe mais em nível mundial.
Será uma instituição com "um rosto próprio do Brasil", explica Dom Orani, onde haverá uma diretoria global e departamentos para cada mídia. "A Signis vai congregar a antiga OCIC (de cinema), a UNDA (da Rádio), a RCI (de imprensa) e, um sonho muito antigo, vai unir os portais da internet, que terão ali seu foro de ligação".
O arcebispo ressalta que não se trata de uma unificação das mídias, "mas unidade de trabalho na diversidade de cada dom e carisma dos grupos de comunicação aqui no Brasil".
"Este é um passo importante para a mídia católica no país ter seu lugar de encontro, de debate, sua associação", concluiu Dom Orani.
Por Kelen Galvan
Fonte: Site da Canção Nova

Eleitas novas diretorias da Signis e Rede Católica de Rádio

Curitiba, 02 de dezembro de 2010.
Na tarde desta quinta-feira, 2, no terceiro dia XII Assembleia Geral da UNDA Brasil e da VI Assembleia da Rede Católica de Rádio (RCR), que acontecem em Curitiba (PR), foram eleitos os membros das novas Diretorias das instituições.
A eleição que definiu os novos representantes da Unda, que passa a se chamar Associação Católica Mundial para Comunicação – Signis-Brasil - teve início às 15 horas.


Foram eleitos:

Presidente: Ir. Helena Corazza (Paulinas)
Vice presidente: Padre César Moreira (TV Aparecida)
Secretário: Antônio Celso Pinelli (Rádio Aparecida)
Tesoureiro: Padre André Lima (Rádio Nova Aliança)

Posteriormente os membros do Conselho Deliberativo da RCR elegeram a nova diretoria da organização que reúne as rádios do Brasil.

Foram eleitos:

Presidente: Frei João Carlos Romanini (Rede Sul)
1o vice presidente: Angela de Morais (Rádio Imaculada Conceição)
2o vice presidente: Diego Joaquim Pereira (Rádio Difusora de Goiânia)

A nova diretora da Signis, Irmã Helena Corazza agradeceu a confiança de todos e remeteu-se ao presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB, Dom Orani João Tempesta: “Desde que conheci Dom Orani, em 98, no Muticom de BH, sempre trabalhamos com a comunicação que promovesse a comunhão. É isto que pede a Signis-Brasil”.

Dom Orani dirigiu palavras de gratidão ao até então diretor da Unda Brasil, Irmão Lauro Pazeto: “Ele foi a alma desta mudança, deste passo. A comunicação no Brasil cresceu e necessitávamos um passo a mais já que a Signis dá abertura a todas as mídias. A nova Diretoria da Signis está entregue em boas mãos, pessoas que conhecem Igreja e a comunicação da Igreja. O próprio advento nos propõe esperança e confiança”. O bispo assinalou ainda, que a Signis pode contar com a interlocução da CNBB”.

O novo diretor da RCR considerou: “Estamos continuando um novo processo. A história da RCR teve um primeiro momento de criação, com o advento do satélite. Hoje, somos a nova geração da RCR aonde que o fenômeno midiático exige novo olhar do rádio na internet da internet no rádio. O grande desafio é descobrir o fenômeno das novas mídias. Não queremos ser concorrentes da Signis, mas somar no foco da evangelização e na missão da Igreja”. Convoco rádios do Brasil a se integrarem às duas instituições. Este momento histórico precisa de releitura, de gente que entenda este novo fenômeno da comunicação”.

Posteriormente, Dom Orani celebrou Missa na qual os novos Diretores foram oficialmente apresentados.

Nesta sexta-feira, no encerramento, haverá apresentação do projeto do Portal de Conteúdos da RCR e de novos planos e estratégias para as organizações de comunicação no Brasil.
Por Danusa Rego
Fonte: Site da Canção Nova

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Comunicação e Comunhão é tema de encontro de organizações católicas

Curitiba, 30 de novembro de 2010.
Na noite desta terça-feira, 30, teve início, em Curitiba, a XIIª Assembleia Geral da Unda Brasil e a VIª Assembleia da Rede Católica de Rádio (RCR) com tema “Comunhão e Comunicação”.
Na solenidade de abertura do evento, compuseram a mesa o vice presidente da Signis Mundial, Gustavo Andújar, a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari, produtor da Rede Nazaré de Comunicação, Marcos Valério, representando todas as mídias católicas, o presidente da Unda Brasil, Irmão Lauro Pazeto e a presidente da RCR, Irmã Helena Corazza. Participaram do momento, 60 representantes dos meios de comunicação social de inspiração católica do Brasil.
“É um momento importante para todos nós que fazemos parte desta caminhada de evangelização. Todos nós, como discípulos e missionários, estamos aqui porque fomos convocados e fomos chamados a viver intensos dias de comunicação e comunhão”, considerou Irmã Helena.
Felicitando os presentes, Gustavo Andújar elogiou o Brasil pela iniciativa de promover a assembleia e afirmou: “O Brasil é uma potência e exemplo de comunicação católica para o mundo. Estou aqui para que sintam que podem contar em tudo com Signis Mundial. Contem com nosso apoio”.
Irmã Élide, transmitiu aos participantes palavras do presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB, Dom Orani João Tempesta: “Bom início a todos nesta Assembleia Histórica”. A assessora acrescentou: “Esta assembleia sinaliza um passo importante para a Igreja no Brasil, tão esperado e desejado no sentido de favorecer e fortalecer todas as organizações que representam os meios de comunicação”.
“Estes encontros superam o que meios nos proporcionam. Nos deslocamentos e há muito o que podemos ver e ouvir. Fazemos mais do que manipular instrumentos, nossos meios de comunicação tem sabido se colocar a serviço do bem comum. Se a Unda conseguiu criar o que temos, imagine o potencial da Signis para a criação de múltiplas redes”, destacou irmão Lauro.
Em seguida, os presentes tiveram a oportunidade de participar de um coquetel com música instrumental ao vivo. O encerramento do evento está previsto para sexta-feira, 3 de dezembro, ao meio dia.

Promovido pela Rede Católica de Rádio (RCR), a União de Radiodifusão Católica (Unda) do Brasil e a Associação Católica Mundial para Comunicação (Signis), destaque para as presenças do vice-presidente da Signis Mundial, Gustavo Andújar, do assistente da Secretaria Geral da Signis, Ricardo Yañez e do diretor do Signis Services Rome, Padre Bernardo Suate, além de representantes das 120 rádios que compõem a RCR.
O objetivo principal do encontro, de acordo com os organizadores, é realizar a comunhão entre as emissoras para partilhar e colocar em comum o ideal evangelizador, a partir da realidade de cada rádio local com respeito às características particulares de cada região do Brasil.
“É algo que temos esperado há tempos e com muita ansiedade. Este encontro contribuirá para a Signis Brasil e no mundo, em particular para o continente latino-americano”, afirma Padre Bernardo.
Gustavo Andújar explica que a Signis é mais do que uma organização, mas uma rede de comunicadores e que promover este encontro no Brasil é de fundamental relevância: “Contar com a realidade brasileira nesta rede é extremamente importante. Isto enriquecerá e muito a Rede Católica Mundial de Comunicadores”.
Na Assembleia, haverá o lançamento do Portal da RCR, projeto que objetiva atender as emissoras afiliadas e fortalecer a unidade como emissoras católicas. Ainda durante o evento serão eleitos os novos membros da diretoria das instituições.
A programação da Assembleia incluirá aprofundamento de temas ligados à radiodifusão e dois dias dedicados ao cumprimento das obrigações estatutárias das entidades, além de debates e deliberações que tem o objetivo de atender a outros segmentos de comunicação e escolher novas diretorias.

Unda/ Signis Brasil

Trata-se de uma associação que reúne profissionais e de emissoras de rádio e televisão de orientação católica que abrange, ainda, outros meios de comunicação social. É um organismo da Igreja Católica Apostólica Romana ligada ao Pontifício Conselho para os Meios de Comunicação.
Recentemente, a Unda do Brasil transformou-se em Signis. O termo “Signis” é resultado da fusão de duas palavras de origem latinas: signo + ignis. Hoje abriga também a Organização Católica Internacional do Cinema (OCIC). Tem sua sede oficial em Bruxelas, Bélgica, e reúne associações continentais e nacionais.

Rede católica de Rádio

A Rede Católica de Rádio é a reunião de emissoras para operação via satélite digital. Trata-se de uma associação com fins também comerciais cujo objetivo geral é o de formar uma rede diferenciada (porque não reúne só rádios, mas geradoras) com programação aberta, variada e abrangente. É composta por 120 rádios de inspiração católica.
Fonte: Site da Canção Nova Notícias