29 de dezembro de 2010.
As mídias sociais dominaram o Brasil em 2010. Foram criados blogs e perfis no Twitter e Facebook para promover a solidariedade, como nas chuvas que assolaram o país no começo do ano; investiu-se na rede para alavancar a campanha eleitoral e até mesmo para promover a democracia, exemplo disso foi a mobilização on-line para a aprovação do projeto Ficha Limpa.
Mas e na evangelização? As mídias sociais foram importantes para levar a Palavra de Deus neste ano? Para a superintendente da TV Canção Nova, Ana Paula Guimarães (@paulacancaonova), que começou a usar o Twitter para testemunhar na rede, sim. “O padre Jonas nos ensinou que temos de usar todos os meios para levar Jesus para as pessoas. E eu faço isso com meu Twitter, partilhando meu dia a dia, meus desafios e conquistas”, explica.
E por falar em monsenhor Jonas Abib (@padrejonasabib), até o fundador da Canção Nova ingressou no microblog. Aos 74 anos, o sacerdote criou a conta para partilhar seus ensinamentos com os fiéis que gostam da Canção Nova. Sempre que possível, envia um recado especial e posta fotos e cartas no Twitpic escritas à mão por ele.
Os cofundadores dessa obra, Luzia Santiago (@luziasantiago) e Wellington Silva Jardim (@etocn), também criaram contas no Twitter. Ambos compartilham informações sobre seu dia a dia, links sobre a Igreja e a comunidade católica, agradecem aos sócios e rezam por eles. Luzia, que já assumiu ser uma fã da ferramenta, com frequência posta fotos mostrando sua família e fatos cotidianos.
O missionário Adriano Gonçalves (@adriano_rvj), apresentador do programa jovem “Revolução Jesus” (@revolucaojesus) - exibido todas as quartas-feiras, às 23h, e sextas-feiras, às 20h30, na TV Canção Nova – acredita que as mídias sociais são essenciais na evangelização hoje, principalmente a da juventude. “Na rede, o emissor interage, opina, mostra como a informação que a gente oferece serviu para ele. E isso é ótimo na evangelização, pois os testemunhos arrastam!”.
Novidade no CD 'Som do céu II'
Buscando atingir esse público antenado com as ferramentas virtuais, o músico Brais Oss (@braisoss) criou uma faixa interativa exclusiva para internautas no seu mais novo trabalho, intitulado “Som do céu II”. “Se você tentar ouvir essa faixa no carro, aparelhos de som, não vai funcionar. Ela só funciona no computador! Foi pensada com carinho para os internautas e contém links para mídias sociais, como Facebook, Myspace e meu blog”, conta.
O músico confessa que não tinha habilidade com a internet, mas que viu a necessidade de investir nela durante este ano. “Hoje, a web é a minha principal fonte de evangelização. É uma rede de pescar em águas profundas. A geração Y está em todo lugar, num clique a gente vai ao Japão e volta. Não tem limites, é essencial para levar a Palavra de Deus”, testemunha.
Interatividade com programas da TV
Os programas da TV Canção Nova também investiram em blogs e na interação com o telespectador pelo Twitter. Para a missionária Aline Casassola, responsável pela atualização do Twitter do programa “Sorrindo pra vida” (@sorrindopravida) – exibido de segunda a sexta-feira, às 8h -, a utilização do microblog surtiu resultado satisfatório. “O Twitter é rápido e permite uma interação muito bacana com os telespectadores, pois tiramos dúvidas, rezamos... Além disso, temos um 'feedback' com as pessoas e aumentamos a fidelização com os nossos sócios”.
Segundo Adriano Gonçalves, a colaboração dos internautas com comentários no blog e no Twitter também ajuda nas pautas para o programa “Revolução Jesus”. Recentemente, a atração jovem começou a exibir, ao vivo, os tweets enviados pelos seguidores do perfil. “Essa interação da pessoa enviar sua mensagem e aparecer no vídeo está dando muito certo. Os internautas gostam de partilhar e isso é evangelização”, conclui.
Fonte: Site da Canção Nova/Notícias