INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quem são os grandes Comunicadores da Igreja Católica atualmente?

Rio, 03 de janeiro de 2011.
Ao começarmos mais um ano, logo após as Celebrações do grande presente de Deus para nós, o nascimento de Jesus Cristo, vale a pena refletirmos um pouco, sobre se estamos conseguindo divulgar e comunicar essa Boa Nova a todos que nos cercam e àqueles que estejam mais afastados de nós.

Será que nós, como igreja viva, estamos divulgando adequadamente o Cristo Jesus e a Sua Mensagem?

A Igreja Católica, dizem alguns, peca por não saber comunicar adequadamente essa grande Mensagem: O Evangelho de Jesus Cristo, que por si só, já nem precisaria de divulgação se fosse por todos compreendido e vivido. Pois pelo exemplo de muitos, no seu seguimento, arrastaria multidões. Sendo assim, é necessário, então, a sua divulgação. É necessário levá-lo àqueles que ainda não o escutaram e também àqueles que já o escutaram mais não conseguiram ainda assimilá-lo e vivê-lo.

Já dizia Jesus Cristo em Mt 16,15: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.”

Embora, então, como vimos acima, algumas pessoas acham que a Igreja peca em comunicar o Evangelho de Jesus Cristo, existiram e existem diversos grandes comunicadores da Boa Nova na Igreja Católica; isso não se pode negar.
Quem nunca ouviu falar do Pe. Zezinho, Pe. Marcelo Rossi, Pe. Fábio de Melo e do Pe. Reginaldo Manzotti. Isso só para listar alguns dos sacerdotes mais conhecidos do público nos últimos anos.
Suas atividades evangelizadoras alcançaram a grande mídia e com ela tomou proporção gigantesca o anúncio do Evangelho através dos meios de comunicação modernos.
Sem falar ainda no Grande Comunicador de Cristo, o Papa João Paulo II, que soube como ninguém utilizar os meios de comunicação para o anúncio do Evangelho de Jesus, de uma forma toda particular e especial, levando sublimemente a Mensagem de Jesus aos corações do mundo inteiro, em todas as regiões do Planeta.
Dessa forma, torna-se uma posição muito radical, dizer que a Igreja Católica peca no anúncio e na divulgação da Mensagem de Jesus. Precisa sim, estar sempre atenta as novas situações que acontecem ao longo dos séculos e descobrir então quais são as melhores formas de levar a Palavra de Deus a todos os povos e lugares da Terra, de uma forma atual e eficaz.
Isso não é uma tarefa fácil, principalmente porque, os responsáveis pela Igreja de Cristo na Terra, os Bispos e Sacerdotes, quase nunca tiveram formação e treinamento para a grande Missão da Igreja: o anúncio do Evangelho de Jesus.
Isso parece até uma incoerência: como os representantes de Cristo aqui na Terra não são preparados para executarem bem a sua Missão principal?
É...essa situação precisa ser melhor analisada e refletida pelas autoridades eclesiais. Será que já não é a hora da Igreja preparar melhor os seus sacerdotes para cumprirem a sua principal Missão? Como se fará isso? É o caso de se reunirem todos os responsáveis pela Igreja e pedirem apoio aos especialistas em comunicação. Existem vários católicos formados nessa especialidade que poderiam ajudar na formação adequada dos sacerdotes para terem melhores ferramentas para anunciarem o Evangelho de Jesus, de acordo com o público de hoje em dia.
Jesus fez isso e nos dá diversos ensinamentos a esse respeito. É só olhar nos seus discursos, na sua forma de falar a cada povo, nas metáforas utilizadas abordando uma forma que era intelegível naquela época para a Mensagem que Ele queria transmitir.
Vemos também nos quatro Evangelistas, uma forma adequada de apresentar Jesus a cada comunidade em que viviam e/ou queriam transmitir a Boa Nova. Por isso os quatro, embora falassem da mesma coisa, o fizeram de maneira diferente, pois queriam atingir grupos diferentes, com culturas diferentes, com espiritualidade diferente, etc.
Lembrando novamente do grande comunicador da nossa Igreja, o Papa João Paulo II, que já falava: “Sede criativos no anúncio do Evangelho.”
Então, por que, insistirmos na idéia de que não devemos mudar a forma de anunciar o Evangelho? Sabemos que muitos pensam ainda, que “as pessoas interessadas é que se adaptem”.
Essa forma de pensar já não é condizente com o mundo atual, nem mesmo com a forma de evangelizar de Jesus.
Então porque permanecer batendo nessa mesma tecla, enquanto perdemos várias almas para outras religiões, seitas e para o próprio ateísmo.
Será que devemos ficar esperando aparecerem outros Pes.Zezinhos, Fábios de Mello, Marcelos Rossi, etc? Devemos cruzar os braços e aguardar a Providência Divina nos ajudar? Não foi bem isso que Jesus nos pediu não!
Devemos sim, formarmos grandes comunicadores, aproveitando o potencial daqueles que já nasceram com esse dom e formando e dando condições mínimas para aqueles que não tiveram essa sorte, mas que, com um bom treinamento podem vir a desenvolverem bem técnicas, que aliadas com a sua formação filosófica e teológica, saiam-se bem no anúncio do nosso maior tesouro: o Evangelho de Jesus Cristo.
E nós, leigos, que temos algum conhecimento e boa vontade, podemos ajudar e muito no anúncio da Mensagem de Jesus, pois somos co-responsáveis por essa Missão delegada pelo próprio Cristo Jesus.
Então, mãos a obra. Pois a Mensagem que temos a anunciar, é maravilhosa, atual, envolvente e santificadora.
O que mais precisamos para que ela seja bem aceita?
Só da nossa dedicação e entusiasmo em fazê-lo.

Parabéns Pes. Zezinho, Marcelo Rossi, Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti, Antonio Maria, Gleuson e tantos outros, que utilizam o dom da música para produzirem frutos para o Senhor.

Parabéns a todos os Ministérios de Música Católicos, que também utilizam bem os dons que Deus lhes deu na divulgação do Evangelho de Jesus, atingindo principalmente aos jovens desse mundão a fora.

Parabéns a todos os grupos de Teatro Católicos, que em cima dos palcos, por esse mundo afora, levam a Mensagem de Jesus a tantas pessoas e povos.

Parabéns a todas as Comunidades de Vida e de Aliança Católicas, nos seus mais diversos carismas, por levarem mais profundamente o Evangelho de Jesus àqueles que muitas vezes não teriam outra forma de conhecê-lo.

Parabéns também a todas as Comunidades e Empresas Católicas voltadas especificamente para os Meios de Comunicação, por utilizarem com sabedoria e profissionalismo as mídias mais modernas disponíveis, na Evangelização do Povo de Deus.

Parabéns a todas as Pastorais, Movimentos e Grupos Católicos, que são fiéis na divulgação e vivência da Mensagem de Jesus.

Parabéns a todos os jovens católicos, que utilizando do espaço cibernético, levam também a outros jovens, na sua linguagem própria, a Mensagem do Cristo Jesus.

Parabéns a todos os Sacerdotes, que utilizando os dons que lhes são conferidos pelo Sacramento da Ordem, levam a todo o povo de Deus a Sua Mensagem e o Alimento que nos fortalece e reanima para vivermos santamente a Sua Palavra.

Enfim, parabéns a todos os religiosos e leigos, que de uma forma ou de outra, comunicam a Mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, dando a oportunidade a todos que quiserem de serem resgatados, transformados e santificados, para um dia virem a participar do Banquete Celeste.

Temos todos nós, cristãos batizados, muito a fazer. Seja individualmente ou em grupo.
Nós devemos ser os grandes Comunicadores do Evangelho de Jesus Cristo, dos tempos modernos.
Preparemo-nos, aperfeiçoe-mo-nos, estudemos, oremos e unamo-nos. Façamos o melhor que pudermos, pois o Cristo merece o melhor.

O momento é agora.

Então...,

Vamos comunicar com entusiasmo, perseverança, conhecimento, fidelidade e com a inestimável ajuda do Divino Espírito Santo, a Grande Mensagem que Jesus nos deixou de presente: a “Palavra de Deus”!

Vamos à luta amigos missionários comunicadores...!!!

E, que Deus nos ilumine. Amém!

O artigo a seguir, é um bom instrumento de reflexão sobre a Comunicação na Igreja Católica e pode nos ajudar a encontrar caminhos para melhorarmos a nossa Missão de Evangelizadores. Vale a pena conferir.

Fonte: PASCOM-PNSC (http://www.pnsc.org.br/)