Rio, 03 de janeiro de 2011.
Ao começarmos mais um ano, logo após as Celebrações do grande presente de Deus para nós, o nascimento de Jesus Cristo, vale a pena refletirmos um pouco, sobre se estamos conseguindo divulgar e comunicar essa Boa Nova a todos que nos cercam e àqueles que estejam mais afastados de nós.
Ao começarmos mais um ano, logo após as Celebrações do grande presente de Deus para nós, o nascimento de Jesus Cristo, vale a pena refletirmos um pouco, sobre se estamos conseguindo divulgar e comunicar essa Boa Nova a todos que nos cercam e àqueles que estejam mais afastados de nós.
Será que nós, como igreja viva, estamos divulgando adequadamente o Cristo Jesus e a Sua Mensagem?
A Igreja Católica, dizem alguns, peca por não saber comunicar adequadamente essa grande Mensagem: O Evangelho de Jesus Cristo, que por si só, já nem precisaria de divulgação se fosse por todos compreendido e vivido. Pois pelo exemplo de muitos, no seu seguimento, arrastaria multidões. Sendo assim, é necessário, então, a sua divulgação. É necessário levá-lo àqueles que ainda não o escutaram e também àqueles que já o escutaram mais não conseguiram ainda assimilá-lo e vivê-lo.
Já dizia Jesus Cristo em Mt 16,15: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.”
Embora, então, como vimos acima, algumas pessoas acham que a Igreja peca em comunicar o Evangelho de Jesus Cristo, existiram e existem diversos grandes comunicadores da Boa Nova na Igreja Católica; isso não se pode negar.
Quem nunca ouviu falar do Pe. Zezinho, Pe. Marcelo Rossi, Pe. Fábio de Melo e do Pe. Reginaldo Manzotti. Isso só para listar alguns dos sacerdotes mais conhecidos do público nos últimos anos.
Suas atividades evangelizadoras alcançaram a grande mídia e com ela tomou proporção gigantesca o anúncio do Evangelho através dos meios de comunicação modernos.
Sem falar ainda no Grande Comunicador de Cristo, o Papa João Paulo II, que soube como ninguém utilizar os meios de comunicação para o anúncio do Evangelho de Jesus, de uma forma toda particular e especial, levando sublimemente a Mensagem de Jesus aos corações do mundo inteiro, em todas as regiões do Planeta.
Dessa forma, torna-se uma posição muito radical, dizer que a Igreja Católica peca no anúncio e na divulgação da Mensagem de Jesus. Precisa sim, estar sempre atenta as novas situações que acontecem ao longo dos séculos e descobrir então quais são as melhores formas de levar a Palavra de Deus a todos os povos e lugares da Terra, de uma forma atual e eficaz.
Isso não é uma tarefa fácil, principalmente porque, os responsáveis pela Igreja de Cristo na Terra, os Bispos e Sacerdotes, quase nunca tiveram formação e treinamento para a grande Missão da Igreja: o anúncio do Evangelho de Jesus.
Isso parece até uma incoerência: como os representantes de Cristo aqui na Terra não são preparados para executarem bem a sua Missão principal?
É...essa situação precisa ser melhor analisada e refletida pelas autoridades eclesiais. Será que já não é a hora da Igreja preparar melhor os seus sacerdotes para cumprirem a sua principal Missão? Como se fará isso? É o caso de se reunirem todos os responsáveis pela Igreja e pedirem apoio aos especialistas em comunicação. Existem vários católicos formados nessa especialidade que poderiam ajudar na formação adequada dos sacerdotes para terem melhores ferramentas para anunciarem o Evangelho de Jesus, de acordo com o público de hoje em dia.
Jesus fez isso e nos dá diversos ensinamentos a esse respeito. É só olhar nos seus discursos, na sua forma de falar a cada povo, nas metáforas utilizadas abordando uma forma que era intelegível naquela época para a Mensagem que Ele queria transmitir.
Vemos também nos quatro Evangelistas, uma forma adequada de apresentar Jesus a cada comunidade em que viviam e/ou queriam transmitir a Boa Nova. Por isso os quatro, embora falassem da mesma coisa, o fizeram de maneira diferente, pois queriam atingir grupos diferentes, com culturas diferentes, com espiritualidade diferente, etc.
Lembrando novamente do grande comunicador da nossa Igreja, o Papa João Paulo II, que já falava: “Sede criativos no anúncio do Evangelho.”
Então, por que, insistirmos na idéia de que não devemos mudar a forma de anunciar o Evangelho? Sabemos que muitos pensam ainda, que “as pessoas interessadas é que se adaptem”.
Essa forma de pensar já não é condizente com o mundo atual, nem mesmo com a forma de evangelizar de Jesus.
Então porque permanecer batendo nessa mesma tecla, enquanto perdemos várias almas para outras religiões, seitas e para o próprio ateísmo.
Será que devemos ficar esperando aparecerem outros Pes.Zezinhos, Fábios de Mello, Marcelos Rossi, etc? Devemos cruzar os braços e aguardar a Providência Divina nos ajudar? Não foi bem isso que Jesus nos pediu não!
Devemos sim, formarmos grandes comunicadores, aproveitando o potencial daqueles que já nasceram com esse dom e formando e dando condições mínimas para aqueles que não tiveram essa sorte, mas que, com um bom treinamento podem vir a desenvolverem bem técnicas, que aliadas com a sua formação filosófica e teológica, saiam-se bem no anúncio do nosso maior tesouro: o Evangelho de Jesus Cristo.
E nós, leigos, que temos algum conhecimento e boa vontade, podemos ajudar e muito no anúncio da Mensagem de Jesus, pois somos co-responsáveis por essa Missão delegada pelo próprio Cristo Jesus.
Então, mãos a obra. Pois a Mensagem que temos a anunciar, é maravilhosa, atual, envolvente e santificadora.
O que mais precisamos para que ela seja bem aceita?
Só da nossa dedicação e entusiasmo em fazê-lo.
Parabéns Pes. Zezinho, Marcelo Rossi, Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti, Antonio Maria, Gleuson e tantos outros, que utilizam o dom da música para produzirem frutos para o Senhor.
Parabéns a todos os Ministérios de Música Católicos, que também utilizam bem os dons que Deus lhes deu na divulgação do Evangelho de Jesus, atingindo principalmente aos jovens desse mundão a fora.
Parabéns a todos os grupos de Teatro Católicos, que em cima dos palcos, por esse mundo afora, levam a Mensagem de Jesus a tantas pessoas e povos.
Parabéns a todas as Comunidades de Vida e de Aliança Católicas, nos seus mais diversos carismas, por levarem mais profundamente o Evangelho de Jesus àqueles que muitas vezes não teriam outra forma de conhecê-lo.
Parabéns também a todas as Comunidades e Empresas Católicas voltadas especificamente para os Meios de Comunicação, por utilizarem com sabedoria e profissionalismo as mídias mais modernas disponíveis, na Evangelização do Povo de Deus.
Parabéns a todas as Pastorais, Movimentos e Grupos Católicos, que são fiéis na divulgação e vivência da Mensagem de Jesus.
Parabéns a todos os jovens católicos, que utilizando do espaço cibernético, levam também a outros jovens, na sua linguagem própria, a Mensagem do Cristo Jesus.
Parabéns a todos os Sacerdotes, que utilizando os dons que lhes são conferidos pelo Sacramento da Ordem, levam a todo o povo de Deus a Sua Mensagem e o Alimento que nos fortalece e reanima para vivermos santamente a Sua Palavra.
Enfim, parabéns a todos os religiosos e leigos, que de uma forma ou de outra, comunicam a Mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, dando a oportunidade a todos que quiserem de serem resgatados, transformados e santificados, para um dia virem a participar do Banquete Celeste.
Temos todos nós, cristãos batizados, muito a fazer. Seja individualmente ou em grupo.
Nós devemos ser os grandes Comunicadores do Evangelho de Jesus Cristo, dos tempos modernos.
Preparemo-nos, aperfeiçoe-mo-nos, estudemos, oremos e unamo-nos. Façamos o melhor que pudermos, pois o Cristo merece o melhor.
O momento é agora.
Então...,
Vamos comunicar com entusiasmo, perseverança, conhecimento, fidelidade e com a inestimável ajuda do Divino Espírito Santo, a Grande Mensagem que Jesus nos deixou de presente: a “Palavra de Deus”!
Vamos à luta amigos missionários comunicadores...!!!
E, que Deus nos ilumine. Amém!
O artigo a seguir, é um bom instrumento de reflexão sobre a Comunicação na Igreja Católica e pode nos ajudar a encontrar caminhos para melhorarmos a nossa Missão de Evangelizadores. Vale a pena conferir.
O artigo a seguir, é um bom instrumento de reflexão sobre a Comunicação na Igreja Católica e pode nos ajudar a encontrar caminhos para melhorarmos a nossa Missão de Evangelizadores. Vale a pena conferir.
Fonte: PASCOM-PNSC (http://www.pnsc.org.br/)