INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

domingo, 12 de outubro de 2014

O PERIGO DA DIFAMAÇÃO NA INTERNET

                                                                                                                                               Mike Licht / Flickr CC

Como evitar falar mal de alguém? Como saber se o difamado sou eu?


"Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena." (Mateus 5, 22)


difamação é um pecado gravíssimo que, na internet, onde parece que nossa identidade e integridade estão mais protegidas, se multiplica constantemente. Dizem coisas e acusam as pessoas, e muitas vezes não contrastamos a informação e acabamos difamando. Ou inclusive pior: muitos sites fazem isso propositalmente, com o objetivo de desacreditar o próximo.
No entanto, Bento XVI já explicou que a esta cultura diabólica do mundo de hoje, da calúnia e da mentira, os católicos devem dizer sempre "não", já que, por ser batizados, pertencem a Deus e, por isso, devem viver na verdade.

A difamação nos torna cegos

Assim, um católico que difama, calunia, maldiz ou faz juízos temerários de forma pública, reiterada e consciente, está caindo em um pecado muito grave do qual é urgente sair, pois o respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude e toda palavra de maledicência ou de calúnia (cf. Catecismo 2507).

Mas recordemos que Deus sempre tem misericórdia, e o sacramento da Reconciliação está aberto aos que se arrependem de suas faltas passadas e desejam escolher sinceramente Jesus e sua Palavra.
Especialmente na internet, esses lugares são reconhecidos imediatamente: o tema é monótono e recorrente, fala-se sempre mal, não se reconhece nada bom sobre o tema tratado, são expostas as falhas mais insignificantes, os comentários costumam ser um contínuo de acusações e ataques etc. Em suma: vale tudo na hora de causar um dano. Além disso, se o site em questão se denomina "católico", não faltarão as interpretações livres e tiradas de contexto da Bíblia e da doutrina da Igreja.

Mas, diante disso, o que fazer?

Inicialmente e pelo bem dessas pessoas, se for possível corrigir com amor e da forma mais privada possível. Se após várias tentativas não se consegue nada, podemos rezar pelas pessoas e não voltar a visitar esses sites, como diz São Pedro, que recomenda rejeitar toda malícia e todo engano, hipocrisia, inveja e todo tipo de maledicência (cf. 1 Pedro 2, 1). E se você for o objeto da difamação? Abençoar os que o maldizem e rezar pelos que o difamam (cf. Lucas 6, 27).

E o que podemos fazer para evitar cair na difamaçãoacidentalmente? Exercer a prudência e o discernimento! Dessa maneira, você dirá somente o que for apropriado, após confirmar toda a informação, e sempre com o olhar misericordioso dos olhos de Deus.

Em resumo, seja compassivo, como seu Pai celestial é compassivo (cf. Lucas 6, 36). Ele o perdoou e o amou; Ele o ajuda em sua vida diária e lhe deu a vida eterna. Cuide, então, da sua língua, pois o começo de toda obra é a palavra, e antes de toda ação vem a reflexão (cf. Eclesiástico 37, 16). Assim, você tratará o próximo como Deus trata você: com amor!

(Artigo publicado originalmente por Mensajero del Amor de Dios)
Fonte: Aleteia