INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

COMISSÃO LANÇA PROGRAMA DE RELACIONAMENTO PASTORAL - CONEXÃO PASCOM


Conexão Pascom é a mais nova iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de um Programa de Relacionamento Pastoral, criado com o objetivo de integrar os agentes da Pastoral da Comunicação que atuam nas paróquias, dioceses e regionais da Igreja no Brasil. O Programa foi lançado durante o 9ª Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), ocorrido de 15 a 19 de julho, em Vitória (ES).
Inicialmente, pretende-se montar um Cadastro Nacional dos agentes de pastoral da Pascom das dioceses. Até o momento já estão inscritas 760 pessoas no Conexão Pascom. A coleta de dados é realizada de forma simples, por meio de planilha online, com a colaboração dos agentes no preenchimento do cadastro e, posteriormente, envio à Comissão. As informações coletadas ficarão disponíveis na base nacional, facilitando as atualizações cadastrais.
O bispo auxiliar de Aparecida (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação, dom Darci Nicioli, explica que o Conexão Pascom busca atender a necessidade de uma maior integração dos planos de pastoral no campo da comunicação. “Responde ao apelo de ampla capilaridade na divulgação das informações produzidas pela Igreja e contribui para facilitar a mobilização dos agentes de Pastoral da comunicação em todo o país”, comenta dom Darci.
Cadastro nacional
Podem se inscrever pessoas engajadas no trabalho de Pastoral da Comunicação nas paróquias e comunidades, como membros de organizações católicas atuantes na comunicação. Também são considerados agentes os responsáveis pelas secretarias das paróquias e os profissionais católicos das diversas áreas da comunicação interessados em se conectar com as iniciativas da Igreja nesse campo.
De acordo com o assessor nacional da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Rafael Vieira da Silva, o cadastro contribuirá para o diálogo com os agentes da Pascom que atuam na base das comunidades, sendo uma forma de compartilhar os projetos da Comissão. “É um programa de relacionamento e nosso desejo é que ele cresça e se consolide. Por meio da ferramenta, também queremos ouvir e acolher as iniciativas de comunicação que estão sendo desenvolvidas na Igreja no Brasil”, explica.
O assessor revela, ainda, que uma das ações do Programa será o envio de Newslatter aos agentes cadastrados, com informações dos projetos e desafios da Comissão para a Comunicação. A proposta dessa primeira atividade é aquecer o relacionamento pastoral da Pascom. “Queremos que todos os agentes estejam de algum modo empenhados na realização dos nossos projetos e possam contar com essa ferramenta que é o Conexão Pascom”.
A Comissão para a Comissão pede o apoio das coordenações da Pascom para motivar os agentes a realizar o cadastro nacional online. Clique e acesse a planilha. 
Fonte: CNBB