INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 28 de maio de 2011

Missa de envio para o MUTICOM RIO

No sábado, 4 de junho, às 9 horas, será realizada a missa de envio para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio. A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e transmitida ao vivo pela Rede Vida, TV Nazaré e WEB TV Redentor.

A missa do “Rio Celebra” já é tradição nessas emissoras e a cada sábado é realizada em uma Igreja da cidade. É a primeira vez que a PUC - Rio recebe a celebração. O evento conta com a participação de todas as pessoas envolvidas com a comunicação na Arquidiocese do Rio.

A missa de envio acontece às vésperas do 45º Dia Mundial das Comunicações, quando o mundo inteiro estará voltado para a mensagem do Papa Bento XVI, intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. O Pontífice pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas apenas no pensamento do bem coletivo, guiando, portanto, as atividades do Muticom.

Faltando cerca de um mês para a sétima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação, já está tudo pronto para o evento. As partes acadêmica, cultural e religiosa estão definidas. Para unir todos os trabalhos em oração, uma missa será realizada na intenção do sucesso do Muticom e de todos os comunicadores do mundo.

A Liturgia da Celebração Eucarística ficará sob a responsabilidade do Regional Leste 1, assim como todas as missas durante o Muticom. Já a animação desta Celebração será feita pela Comunidade Shalom.

O Coordenador do evento, Padre Omar Raposo, convida todos para participarem da Missa e para em oração transmitirem, para além da tecnologia, o acolhimento, o respeito e a afetividade do povo carioca.

- Pensar comunicação social dentro da pluralidade do Rio de Janeiro é um desafio que o Cristo soube fazer muito bem porque é o grande comunicador. Vamos pedir a intercessão Dele para que o Brasil perceba como o povo carioca é capaz de se comunicar e comunicar sua beleza, alegria e fé, disse o Padre.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus fica no Campus da PUC - Rio, na Rua Marquês de São Vicente, 225, na Gávea.
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROJETO CATOLICISMO

SÉRIE QUE RETRATARÁ A FÉ CATÓLICA PELO MUNDO, TERÁ ESTRÉIA MUNDIAL EM SETEMBRO DE 2011

IMPERDÍVEL !

Veja o Trailer:


"A Igreja está sob ataque. A história Católica vem sendo contada pelas pessoas erradas e de uma forma errada."
"NÓS PRECISAMOS CONTAR A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA..."                                                      (Pe.Robert Barron's)

Catholicism Project (Projeto Catolicismo), é um projeto que pretende elaborar e distribuir uma série de documentários que vem sendo produzida há mais de dois anos e que tem data de lançamento mundial para setembro deste ano.
Filmada em mais de 50 lugares, em 15 diferentes países (inclusive o Brasil), esta série épica pretende contar através de uma viagem por diversos lugares do mundo, assuntos da Igreja Católica, como teologia e liturgia.

Em setembro de 2011, testemunhe a Fé Católica como você nunca viu antes!
Testemunhe a História!
Testemunhe a Força!
Testemunhe a Beleza!
Testemunhe a Alegria!

Veja o vídeo compacto a seguir, em inglês:


Maiores informações: http://catholicismproject.org/
Fonte: site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

Abertas matrículas para as oficinas do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação


Já estão abertas as matrículas para as oficinas do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de julho na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). O participante, já inscrito no evento, deve acessar o site www.muticom.com e efetuar o cadastro nas vagas disponíveis. As atividades estão catalogadas por dia para facilitar a escolha dos participantes. A matrícula é gratuita.
O Mutirão Brasileiro de Comunicação oferece oficinas técnicas e pastorais, que são aulas práticas e dinâmicas. O objetivo das oficinas é estimular o aprendizado das técnicas de comunicação e de atuação pastoral, como as de texto jornalístico e de comunicação e liturgia na mídia. Haverá também oficinas-visita a instituições relacionadas à comunicação, como por exemplo, ao Projac da TV Globo e ao projeto Nós do morro, no Vidigal, e grupos de trabalho para discussão teórica da comunicação na Igreja e na sociedade. Entre os temas destacam-se “Cinema e Religião” e “O sagrado e a comunicação”.  A lista de todas as atividades do evento está disponível no site do Muticom.
O valor da inscrição do evento é de R$ 80 e dá acesso a todas as atividades da programação como as oficinas técnicas e pastorais e os grupos de trabalho, exceto as oficinas-visita, que têm um custo adicional de R$ 35 pelo transporte.
Mais informações: Guilherme Simão pelo telefone 3527-1140/ 9479-1447 ou pelo  e-mail assessoria.comunicar@puc-rio.br
Fonte: CNBB

terça-feira, 24 de maio de 2011

Arquidiocese de Campinas lança revista COMMUNICARE



No último mês a Assessoria Arquidiocesana de Comunicação da Arquidiocese de Campinas lançou a revista COMMUNICARE com os principais projetos e ações de Comunicação Social presente na Igreja Diocesana de Campinas. Iluminada pelos apontamentos do 7º Plano de Pastoral Orgânica a equipe de comunicação resgata a história do setor, descreve a experiência e os envolvidos em cada setor e, aponta caminhos e anseios para os próximos anos. Ainda, nela temos testemunhos de amigos da diocese, padres e bispos, a mensagem do Papa e os apontamentos da CNBB. Foram enviados exemplares impressos para todas as paróquias, suas equipes de Pascom, padres e para todos os bispos do Brasil.
Confira a versão digital:
Myebook - Communicare - 01 - Abril de 2011 - cliue aqui para abrir
A comunicação faz parte essencial do modo de ser e agir da Igreja, porque sua missão mesma é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos. Podemos definir a evangelização como serviço de comunicação da Boa Nova do Reino de Deus ao mundo.
Desde que Jesus enviou os apóstolos em missão, de muitas formas, a Igreja viveu e vive de comunicar, mesmo sem ter outros meios que não sejam a voz dos seus filhos, pastores e missionários e o testemunho da vida pessoal de todos eles. O púlpito e a homilia feita nas celebrações litúrgicas sempre foram e continuam a ser importantíssimos lugares de comunicação. Sem medo de errar, podemos afirmar que a Igreja é, por sua própria natureza, uma comunidade de comunicação.
Tanto mais isso é importante em nossos dias, quando há tão numerosos e maravilhosos Meios de Comunicação Social, criados pelo gênio humano (Concílio Vaticano II, Inter mirifica); esses podem contribuir muito para uma ação evangelizadora ainda mais eficaz e a Igreja não pode deixar de fazer recurso a eles para difundir a Palavra da Salvação de formas novas e nos areópagos mais diversos. Em sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, de 2010, o papa Bento XVI pediu que os sacerdotes usassem mais, e usem bem, os meios eletrônicos, como a Internet, para ampliar as possibilidades de evangelização.
Olhemos mais atentamente para a nossa igreja diocesana: ela possui vários Meios de Comunicação Social, como a revista “A Tribuna”, o Boletim “Linha Direta”, o programa de rádio “Povo de Deus” e os websites da Arquidiocese reunidos no Portal www.arquidiocesecampinas.com. É claro que, em Campinas e região, esses não são os únicos Meios de Comunicação Social ligados à Igreja: inúmeros websites, jornais e boletins de paróquias, comunidades, movimentos, pastorais, grupos, colégios e escolas católicas também prestam seu serviço à vida e à missão da Igreja.
Levando em conta tudo isso, o sétimo Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese destacou no capítulo “Igreja que se Renova” a proposta “Evangelização pela comunicação”: “A revolução tecnológica e os processos de globalização formatam o mundo atual como grande cultura midiática. Isso implica uma capacidade para reconhecer as novas linguagens, que podem favorecer maior humanização global. Essas novas linguagens configuram um elemento articulador das mudanças na sociedade (Documento de Aparecida, 484). A partir dessa nova realidade, somos impelidos a garantir a clareza e o dinamismo no processo de comunicação eclesial, bem como rever a política de integração e diálogo com a sociedade civil, reforçando a presença pública da Igreja.” Ainda, indicou os objetivos específicos: unificar as estruturas de comunicação que já existem; promover o uso profissional e consciente dos meios de comunicação; criar uma rede capaz de unificar e dinamizar a transmissão de dados entre as diversas instâncias da Arquidiocese; dinamizar o uso da internet para a difusão de conteúdo formativo e, valorizar a Pastoral da Comunicação.
Desta forma, procurando contribuir com o processo pastoral que vive toda a Arquidiocese de Campinas apresentamos este material institucional –COMMUNICARE – com o rosto, mãos, pés e muita disposição da nova Assessoria Arquidiocesana de Comunicação, a ASSCOM. Deus nos abençoe e fortaleça no ministério da Igreja, comunidade de comunicação. A Virgem Imaculada ampare nossos passos.
Padre Rodrigo Catini Flaibam – Assessor Arquidiocesano
ASSCOM – Assessoria Arquidiocesana de Comunicação

Fonte: Arquidiocese de Campinas (SP)

Arquidiocese de Salvador na Bahia promove Encontro de Formação para Agentes de Comunicação


A Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Salvador promove nos dias 28 e 29 de maio, o Encontro de Formação para os Agentes de Comunicação. Na edição de 2011, o tema proposto é Planejamento de Comunicação e a jornalista Carla Ferreira, que atua como consultora de comunicação institucional, fará a palestra principal. O evento será no Centro Arquidiocesano de Pastoral, no Garcia e reunirá leigos e religiosos que desenvolvem o trabalho de comunicação nas paróquias da Arquidiocese. Inscrições e outras informações pelo telefone:  (71) 4009-6688 ou e-mail: pascomsalvador@yahoo.com.br.

Além da visão empresarial, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o modo da Igreja fazer comunicação. O Pe. Manoel Filho, coordenador Arquidiocesano da Pastoral de Comunicação fará uma palestra sobre o Dia Mundial das Comunicações, que neste ano, tem como tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. Ainda faz parte da programação o painel: A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, coordenado pela jornalista e teóloga, Patrícia Luz.
Também faz parte da programação um momento de Adoração Eucarística. “A Pastoral de Comunicação sempre tem muitas atividades para realizar. É o boletim que precisa ser finalizado, o mural que deve ser renovado e às vezes a espiritualidade é deixada de lado. Com a adoração queremos ressaltar o valor e a importância de estarmos em sintonia com Deus na realização dos nossos trabalhos,” revela Pe. Manoel Filho, coordenador Arquidiocesano da Pastoral de Comunicação.
Já no domingo, será apresentado o projeto do novo Jornal São Salvador, publicação mensal da Arquidiocese, que a partir de agosto contará com novas editorias, formato e projeto gráfico. A Pastoral de Comunicação tem feito encontros com padres e jornalistas para pensar o jornal e adequar as novas tendências comunicacionais.
Fonte: Arquidiocese de Salvador (BA)

Diocese de Campina Grande faz Seminário de Comunicação

Com o tema  “Autenticidade na vida através da comunicação”, a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, através da sua Pastoral da Comunicação (Pascom), realizará um  SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, no dia  2 de junho às 19h, no centro paroquial, em preparação ao Dia Mundial das Comunicações Sociais.  
Como a Igreja toda ela é comunicação, a Diocese conta com a participação de todos os integrantes dos grupos, movimentos e pastorais, nesse grande momento de reflexão a respeito da comunicação na vida e nas atividades pastorais.  
É oportuno  ressaltar  que o tema desse evento foi inspirado na mensagem do Papa Bento  XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulada Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital. Data a ser celebrada este ano, no próximo dia 5 de junho.
Na sua mensagem, Bento XVI pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas apenas pensando no bem coletivo, destacando a verdade na atuação dos participantes das Redes Sociais.
Para desenvolver o tema do seminário, que vai tratar da comunicação e também das novas formas de comunicação, o convidado é Rodrigo Apolinário, Jornalista e Ms. em Literatura e Interculturalidade  (UEPB),  e estudante  da Especialização em Cultura e Meios de Comunicação: Uma abordagem 
teórico-prática pelo Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC/Paulinas) e Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (PUC/SP).
Por: Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes (Pároco) e
Professora Aurea Ramos Araujo (Coordenadora da Pascom)
Fonte: Diocese de Campina Grande (PB)

domingo, 22 de maio de 2011

Lançado novo serviço na internet por irmãos católicos do Shalom Rio.

A idéia de um canal com curiosidades  e novidades sobre a Igreja Católica surgiu através do constante apelo do Santo Padre para gerarmos vida e vida em abundância na cultura Cibernética.

Segundo o documento por ele escrito para o Dia Mundial das Comunicações, a revolução digital compara-se ao que foi a revolução industrial. Bento XVI  afirmou ainda que não temos dimensão da magnitude das transformações advindas desta revolução! Nossa resposta foi HOJE desejar introduzir de maneira simples, rápida e eficaz a BOA NOVA que é a vida da Igreja para os usuários das Redes Sociais que buscam informações curtas e dinâmicas!

COMO MEMBROS DA IGREJA E APAIXONADOS POR SUA HISTÓRIA ONTEM HOJE E SEMPRE, DESEJAMOS DIVIDIR COM VOCÊ MUITAS CURIOSIDADES E NOVIDADES SOBRE A IGREJA CATÓLICA!!

QUEREMOS TAMBÉM ACOLHER A SUA VALIOSA CONTRIBUIÇÃO E ENRIQUECER ESTE 
PERFIL QUE É UM PERFIL UNIVERSAL!!!

ENJOY!!!É, sem dúvidas, um perfil/twitter para os que desejam conhecer mais sobre a Igreja Católica de forma fácil, rápida e até divertida! E para quem deseja fazer a Igreja mais conhecida, o nosso seguidor/ amigo tem o fácil acesso à informações para ele compartilhar/ retwitar e espalhar junto conosco IMPORTANTES informações sobre a Santa Mãe Igreja.
Vale a pena conferir e aproveitar cada post.Procuramos atender sugestões dos amigos e seguidores como foi a solicitação feita por uma twitteira que gostaria de saber mais sobre irmã Dulce por causa de sua beatificação dia 22/05.

PARA ADICIONAR NOSSO PERFIL NO FACEBOOK: www.facebook.com/vcsabiacatolico.
PARA ADICIONAR NOSSO PERFIL NO TWITTER: @vcsabiacatolico
Em breve estaremos no MYSPACE!
Fonte: site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO LANÇA PORTAL DE VÍDEOS

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, lançou um Portal de Vídeos, pela WebTV Redentor. O acesso se dá pelo: http://www.redentor.tv.br/.


Fonte: PASCOM-PNSC

terça-feira, 17 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Igreja e Comunicação


Existe uma ligação profunda entre Igreja e comunicação. Nada pode romper esta relação, pois ela está fundamentada no fato de que a salvação trazida por Jesus Cristo realiza-se essencialmente como ato de comunicação. Deus de muitos modos se comunicou com os seres humanos ao longo da história e enviou seu Filho ao mundo. Na história da salvação, a pessoa de Jesus é o evento comunicativo por excelência, sacramento do ser humano com Deus. O cristianismo é constitutivamente missionário e por isso, comunicativo. Ele se implanta porque tem algo a comunicar: uma boa notícia.

O marco mais importante para as comunicações sociais até hoje foi o Concílio Vaticano II, o XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, que foi convocado no dia 25 de Dezembro de 1961, pelo Papa João XXIII e, após quatro sessões, terminou no dia 8 de Dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI. Nele, surge o primeiro decreto conciliar da historia da Igreja a tratar do tema dos meios de comunicação, o Inter Mirifica.

Na verdade, o decreto Inter Mirifica cria a expressão “comunicação social” que acabou se tornando uma espécie de terminologia corrente nas teorias posteriores da comunicação. O que estava por trás dessa terminologia era exatamente a ideia de que a comunicação não pode se reduzir aos instrumentos técnicos de produção e transmissão de mensagens, mas deve contemplar o processo de relacionamento entre os seres humanos

A partir desse documento em especial, a Igreja em todo mundo passou a se preocupar com a comunicação e muitos eventos foram criados para refletir o processo. Um deles é o Mutirão Brasileiro de Comunicação, que terá sua 7° edição no Rio de Janeiro. Muitas atividades estão sendo preparadas para que a comunicação aconteça de maneira mais efetiva.

Vale destacar que a ideia de que a comunicação não pode se reduzir aos instrumentos técnicos de produção e transmissão de mensagens, mas deve contemplar o processo de relacionamento entre os seres humanos, por isso a importância de reunir comunicadores de todo país para trocarem experiências de evangelização através da mídia.

Os interessados em participar do evento devem primeiro se cadastrar neste site e posteriormente, com o login e a senha de cadastro, fazer a inscrição. Depois que o ingresso for pago, o participante poderá escolher as oficinas e grupos de trabalho que pretende assistir.

Para o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que acolhe o Mutirão, a realização do Muticom Rio representa a oportunidade para que os comunicadores da Arquidiocese do Rio amadureçam nesse campo de conhecimento.

- Será um evento muito importante porque o Rio de Janeiro, além de ser um portal do Brasil, é também um lugar onde a comunicação se faz de uma maneira tal, que tem uma repercussão pelo Brasil afora. Que o Muticom ajude a Igreja a progredir no que diz respeito à comunicação, tanto na Igreja no Rio, como em todo Brasil, disse o Arcebispo.

Dom Orani também citou o Papa Bento XVI na mensagem deixada para o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais.


Como disse o Santo Padre em sua mensagem, precisamos tomar consciência de que se torna cada vez mais comum a convicção de que as novas tecnologias estão mudando o modo de comunicar, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.


O Coordenador do evento, Padre Omar Raposo, convidou todos para participar e refletir sobre o respeito ao outro, o envolvimento mútuo nos campos social, econômico, político, cultural e religioso.

- Pensar comunicação social dentro da pluralidade do Rio de Janeiro é um desafio que o Cristo Redentor sabe fazer muito bem porque é o grande comunicador. Espero que o Brasil perceba como o povo carioca é capaz de se comunicar e comunicar sua beleza, alegria e fé. Estamos como nosso símbolo maior, de braços abertos esperando por vocês, convidou o padre.
Fonte: site do MUTICOM (www.muticom.com)

domingo, 15 de maio de 2011

O Papa João Paulo II e a comunicação da VERDADE através da Mídia.

João Paulo II passou para a história como um grande comunicador. Seu porta-voz, Joaquín Navarro-Valls, diretor da Assessoria de Imprensa de 1984 até o início do pontificado de Bento XVI, fala da experiência com o papa polonês nesta entrevista

- Podemos dizer que João Paulo II foi o papa por excelência da comunicação, “midiático” desde o instante em que foi eleito. De onde vinha essa relação dele com a mídia?

É uma pergunta que eu me fiz várias vezes, especialmente quando trabalhava com ele. Como é que uma pessoa que nasceu, que foi educada, por assim dizer, num contexto, a Polônia do regime marxista, que cresceu numa cultura onde virtualmente não existia a opinião pública, onde ninguém acreditava nos jornais, os jornais do partido ou a televisão ou a rádio do partido, enfim, como é que essa pessoa, apesar de tudo isso, tinha aquela grande sensibilidade perante a opinião pública? É uma pergunta muito interessante.
Um papa tem como bagagem aquele universo de valores humanos e cristãos, para ser comunicados. Então, numa época como a nossa, em que a comunicação não é só inevitável, mas está na base de tudo, da interação humana, social, das pessoas, mas também dos povos, um papa não podia ficar de fora dessa dialética com a mídia. Às vezes me diziam: mas como é que nós podemos utilizar a mídia? Não é questão de utilizar a mídia, é muito instrumental falar desse jeito. O tema é: quer comunicar, quer falar com as pessoas, então existe a mídia. E você tem que aceitar as regras da mídia, que são uma série de regras próprias do meio, do meio televisivo, do meio radiofônico, dos meios impressos; aceitar essa dialética e se comunicar com essa dialética. É isso o que ele fazia. Ele não fugia de perguntas nem de situações em que a mídia poderia fazer certas perguntas.

- Como João Paulo II usava os meios de comunicação?

Essa comunicação com as massas, ele fazia de um jeito que não era uma conversa com a massa, mas uma conversa com cada uma das pessoas que formavam o conjunto de uma comunidade. E era isso o que atraía, o que fascinava. Fascinava acima de tudo o mundo da mídia. Eu vou lhe dizer que durante todos aqueles anos, mais de vinte anos que eu trabalhei com ele, nunca senti a necessidade de, vamos dizer assim, chamar o interesse da mídia para o papa. O meu trabalho era outro, talvez mais difícil: era o de não decepcionar as grandes expectativas que a opinião pública tinha no papa. Não só quando ele era um jovem papa, ou um papa já maduro, nem só nos últimos dias, quando ele já estava partindo. Era o trabalho de não desapontar aquelas expectativas. Ele era uma figura que falava para toda uma época, para toda uma geração do mundo, e dizia coisas que eram justamente aquelas verdades  que as pessoas, no fundo, esperam de um papa.

- João Paulo II falou, numa mensagem para os meios de comunicação social, em 1987, sobre a “estratégia da confiança”. Ele convidou a mídia a ser portadora dessa estratégia da confiança. O que é isso?

Confiança mútua, confiança mútua. Essa confiança mútua com a mídia quer dizer o quê? Que tudo é comunicável, até a dor, a doença, as dúvidas. A única coisa que não é comunicável é a mentira. A mentira é a coisa que não é comunicável. Com esta base, quem transmite e quem emite uma mensagem, quem faz a mensagem e a transmite, tem que ter uma confiança mútua. Nós tivemos que falar, em muitíssimos casos, de temas que eram controversos para a opinião pública. Nunca existiu uma dúvida quanto à sinceridade com que o papa transmitia o seu pensamento. Isso era uma estratégia realmente da mútua confiança.

- Qual era a opinião de João Paulo II sobre o papel dos jornalistas, dos comunicadores?

Ele pensava, acima de tudo, nas pessoas que trabalhavam no mundo da mídia. Eu me lembro de uma história. Uma vez, uma pessoa tinha feito um julgamento que patentemente não era verdadeiro sobre uma situação do papa. Eu disse a ele: “Essa pessoa, Santo Padre, sem dúvida foi injusta”. O raciocínio que ele fez enquanto ficou pensando um pouco: “Talvez essa pessoa, o jornalista, quem sabe os problemas que ele tinha aquele dia em casa, com a mulher, com os filhos, problemas financeiros, afetivos”. Quer dizer, o pensamento dele era não tratar a mídia como uma coisa, onde não existe um alguém, como um fenômeno que não se sabe quem é que faz, mas sim como pessoas concretas. E ele procurava, tudo o que podia, criar também o contato pessoal com os jornalistas. Isso acontecia direto nas longas viagens intercontinentais, no avião. Eu me lembro de uma vez, no avião, quando voltávamos do Pacífico, que eu levei um jornalista para jantar com ele. Não para que ele publicasse alguma coisa. Numa cabine pequena, onde estava o papa, não cabem todos os jornalistas. “Então convide pelo menos um”. E aquela pessoa desconcertada, de jantar com o papa, jantando no avião, era uma coisa incrível.

- João Paulo II chegava a pedir conselhos de tipo técnico? Por exemplo, como se posicionar diante das câmeras?

O papa tinha uma enorme confiança no profissionalismo. Não estou falando no pessoal, falo de profissionalismo de todos, incluindo os colaboradores dele. Vou contar um caso. Uma noite, ele me chamou para jantar. Era comum falar de assuntos de trabalho no jantar ou no almoço. Ele me contou que tinham diagnosticado um tumor no intestino dele, e a hipótese naquele momento era que esse tumor fosse grave, maligno. Ele contou todos os detalhes. E me falou o seguinte: “Domingo, depois do ângelus, eu vou falar só uma linha sobre isso. Rezem pelo papa, que vai fazer um tratamento num hospital. Mas você, que já sabe de tudo, diga o que achar melhor, o que achar conveniente”. Eu conto isso como um exemplo dessa confiança no profissionalismo das pessoas. Às vezes ele pedia sugestões. O que não quer dizer que ele sempre seguia as sugestões. Era ele quem decidia. Mas ele pedia conselhos muito seguido. Quanto às câmeras, você sabe muito bem que qualquer personagem público, e não estamos falando só do nível do papa, mas de níveis bem mais modestos, quando aparecem em público têm um assessor de relações públicas que fica dizendo: “Quando for falar num tom intimista, olhe para a direita, que a câmera vai pegar o seu rosto num plano fechado. Quando for fazer o gesto, olhe para a outra câmera”, e assim por diante. É ridículo, nunca me passou pela cabeça dizer uma coisa assim para o papa. Nem nas grandes cerimônias públicas, nas cerimônias litúrgicas ou discursos para as Nações Unidas, nunca. Eu me lembro de um comentário numa das viagens para os Estados Unidos, foi em 87, um grande jornal americano que fez uma análise da figura do papa na televisão. Era muito interessante aquela matéria. No fim das contas, ele dizia o seguinte: “Este é um homem que domina a televisão. Pode-se dizer, em termos italianos, que ele buca lo schermo, ele perfura a tela, ele simplesmente ignora que está na televisão”. Ou seja, é ele quem cria, com as verdades que vai dizendo, ele cria o clima, e não interessa se tem ou não tem uma câmera ali ou aqui. São as câmeras que vão atrás dele, não é ele que vai atrás das câmeras. É claro, isso é possível quando o centro da mensagem que se comunica é uma verdade da qual se está mesmo convencido. Você não precisa fazer esforço para convencer os outros. Ele não gostava nunca de vencer as pessoas, mas de convencer.
Com essa base, ele mostrava uma imagem que era dele mesmo, que era tremendamente autêntica, e as pessoas que escutavam diziam “gostei” ou “não gostei”, mas “é sincero isso que ele falou”. Ele era a melhor testemunha de si mesmo. Era ele, com a imagem dele, que conseguia convencer as pessoas de que as suas ideias, a sua mensagem, era verdadeira. E tinha aquela unidade absoluta entre o conteúdo conceitual das ideias e a expressão dessas ideias.

- A informação vaticana é muito delicada: João Paulo II queria ser informado sobre o modo como vocês comunicavam eventos, decisões, ou ele confiava no trabalho de vocês, dos colaboradores?

Eu penso mais que ele confiava nos colaboradores. E posso contar mais uma coisa como exemplo. É claro que o papa, em todos os anos de pontificado, recebeu muitíssimos chefes de Estado, inclusive em tempos difíceis. Quando essas pessoas saíam da biblioteca dele, entrava eu e o papa me contava toda a conversa. Porque ele sabia que tinha que dar alguma informação para a opinião pública. Nunca, absolutamente nunca, ele me disse “Guarde isto só para você”. Ele me contava com naturalidade os assuntos, e deixava que o profissionalismo das pessoas que o ajudavam nessa área decidisse o que, de tudo aquilo, era próprio para a opinião pública, e o que não era de interesse da opinião pública.

- João Paulo II se maravilhou, em algum momento, com a evolução da técnica?

Esta pergunta me faz lembrar de uma tarde, eu acho que era 84, ou 85, quer dizer, ainda estávamos bem nos inícios da difusão da internet. Eu me lembro do assunto da conversa. “Santo Padre, sabe do que se trata?”. “O nome é familiar. Mas me explique”. Eu expliquei, naturalmente foi uma explicação naquele tempo bem simples: “É isto, Santo Padre, e a internet abre possibilidades”. Ele entendeu imediatamente o assunto, em grandes traços, e a pergunta que ele fez foi: “Nós já estamos dentro?”. Nós, quer dizer, a Santa Sé. “Não, Santo Padre, ainda não”. “E depende de quem?”. “Do senhor, Santo Padre?”. “Então, decidido: faça!”. Ele entendia a importância do assunto e decidia rápido. “Faça! Perfeito!”. E começamos. Não é que ele se interessasse por informática, pelos aspectos técnicos. Ele se interessava pela visão de conjunto do fenômeno. Uma vez que entendia, ele usava ou estimulava os outros a usarem.

- O que mudou, depois de João Paulo II, na comunicação do Vaticano e da Igreja?

Não dá certo uma estratégia do tipo “é melhor que falem pouco de nós e, se disserem alguma coisa que não é verdadeira, nós corrigimos”. Isso já é começar perdendo. Não podemos ficar assim diante dos meios de comunicação; na dinâmica da comunicação social não podemos ser reativos. Reduzindo tudo a uma consideração muito elementar, eu acho que a comunicação em geral, a comunicação social, é como uma grande caçamba vazia. A questão é quem coloca primeiro alguma ideia naquela caçamba. Porque depois todo o resto vai atrás daquelas ideias. Então você precisa ser propositivo. E de um jeito intuitivo. João Paulo II entendeu isso perfeitamente. Ele não esperava ou não queria ir atrás da agenda na opinião pública de outros. A questão para ele era a proposição contínua daquele universo de valores que eu mencionei antes, dos quais ele se sentia depositário como papa. E dessa postura positiva, propositiva, o resultado é que toda a opinião pública ia atrás. Não podia ignorá-lo naqueles temas, nem queriam ignorá-lo.

- O que você aprendeu como comunicador nessa relação com João Paulo II?

Tudo é comunicável, tudo pode ser comunicado. Muito deve ser comunicado. A única coisa que não é comunicável é a mentira e o engano. Isso não é comunicável. Nem para passar uma boa imagem. Nem para isso. Se todos aprendessem isso, se todos aprendessem isso, então sim o mundo da comunicação seria mais positivo. Ajudaria mais a vida individual e a vida social.

- O que você aprendeu, como homem de fé, com João Paulo II? Algum episódio particular que fica no coração?

Uma vez eu fiz uma pergunta estúpida, mas o papa respondeu mesmo sendo estúpida. Nós estávamos nas montanhas, caminhando bem no alto. Era verão. “Santo Padre, se por acaso queimassem o evangelho, se ele desaparecesse da terra, e o senhor tivesse a possibilidade de salvar só uma frase do evangelho, que frase seria?”.
A pergunta é completamente estúpida. Mas ele não teve dúvida nem por um segundo. “Aquela frase do evangelho de São João que diz que ‘a verdade vos libertará’”. E acrescentou: “Faz mais de trinta, quarenta anos que eu penso nessa frase e ainda continuo pensando. A verdade liberta o ser humano”. É o reflexo dele, não é? A mentira não liberta o ser humano. Ele era um homem apaixonado pela verdade. Não só pela verdade de Deus, mas pela verdade das coisas. A verdadeira natureza das coisas. As coisas humanas, as coisas do mundo físico. Por isso, quem sabe, aquela minha pergunta tão estúpida ele respondeu dessa forma egrégia. A verdade vos libertará. Aquela frase eu destacaria.

- Também através da mídia, que levava para todas as casas aquela imagem frágil e sofredora dos últimos tempos, João Paulo II deu lições para enfrentar o sofrimento. O que você diz a respeito disso?

Ele soube ensinar o sentido da dor humana numa cultura pós-moderna, a nossa, que vê a dor, a velhice, a fraqueza física como um escândalo, porque não tem resposta, não sabe o que fazer com isso tudo. O resultado é que, na vida social, existe a tendência a fazer sumir tudo o que é dor humana, mesmo sabendo que doença, dor, morte, são a experiência humana mais universal. Todos os seres humanos, mais cedo ou mais tarde, conhecem essa dimensão. E ele soube dar uma resposta enorme, e de um jeito magnífico, primeiro com os escritos e depois com a própria vida. É uma eloquência que chegou ao mundo inteiro, a toda a cultura da nossa época.
Porque temos que tentar entender qual é o sentido daquela dor, o que é que eu posso fazer com a minha dor, para que serve aquela pergunta tremenda que ele soube responder na vida, e, acredito eu, na vida de tanta gente.

- O que você sente agora, com a beatificação de 1º de maio?

Provavelmente os mesmos sentimentos que eu tive um minuto depois do falecimento dele. Uma grande gratidão a essa pessoa que naquela hora não estava mais aqui, uma grande gratidão pela riqueza da vida dele, que naturalmente depende em parte da graça de Deus, mas em grande parte também dele mesmo. Aquela pessoa que soube manter em toda a sua existência humana a flexibilidade interior, vamos dizer assim, para responder sempre “sim” a tudo o que Deus lhe pedia. Como todos nós sabemos, eram muito sérias as coisas que Deus pedia dele. Saber dizer que sim: bom, é isto que é um santo, no fim das contas.
Fonte: site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cineclube nas paróquias: entretenimento e debate


No Rio de Janeiro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Olaria, promove o “Cine Fátima 1”. Nele são exibidos filmes católicos uma vez por mês. O projeto já existia há alguns anos e teve uma recente reestreia. Na sexta feira santa, que marcou a volta do “Cine Fátima 1”, foi exibido o filme “A paixão de Cristo”. A comunidade esteve presente e incentivou a continuação deste trabalho. Este mês o filme será sobre as aparições de Fátima, homenageando a padroeira da Paróquia.

Ainda na Cidade Maravilhosa, no bairro de Bonsucesso, a Paróquia Bonsucesso de Inhaúma realiza, também mensalmente, a sessão de um filme nacional que dê margem para proporcionar um bom debate entre público e mediador. Os paroquianos participam ativamente, principalmente a juventude. Raphael Freire, agente da Pascom desta paróquia, fez um curso de cinema com a jornalista Bruna Brasil na PUC-Rio em que o tema era o Cineclube. Para ele esta ideia é democrática e não é difícil de ser posta em prática.

— Todos tem voz no cineclube e não é algo difícil de produzir. Basta ter um espaço, um projetor, uma tela e um som! É claro que estou colocando o ideal, mas se você reunir a galera, exibir um bom filme e iniciar uma discussão, para o exercício da reflexão, já está valendo!

No sul do país também já existe um Cineclube. Em Apucarana, Paraná, o projeto se chama “CineAdolescente” e é uma iniciativa do Santuário São José para comemorar o aniversário dos participantes. Um sábado por mês eles se reúnem no Centro Pastoral às 18h. A comunidade faz a doação de pipoca e refrigerante e também é vendido bolo por R$1.

Se você gostou da iniciativa destas paróquias, aproveite a ideia e faça também um projeto.
Fonte: site www.muticom.com


Veja algumas sugestões de filmes católicos para serem usados nos Cineclubes: http://comunicacaocatolicanaweb.blogspot.com/2011/04/filmes-catolicos.html

Dom Dimas Lara Barbosa é eleito presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social

O Arcebispo nomeado pelo Papa Bento XVI na última quarta-feira, 4, para assumir a Arquidiocese de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa, foi eleito, há pouco, também como presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB.
Dom Dimas foi substituído pelo Bispo da Prelazia de São Félix da Araguaia (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner, no cargo de secretário-geral da CNBB e era Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.


A Comunicação é uma Comissão nova, criada durante a Assembleia. Na última sexta-feira, 6, os bispos decidiram pelo desmembramento do Setor de Comunicação Social da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação tornando-se uma comissão específica.


Agora, além da presidência, a CNBB terá 12 Comissões Episcopais.
Fonte: CN NOTÍCIAS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

NASCE RÁDIO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - JMJ 2011

Apelo a jovens e famílias de Madri para colaborar no evento


MADRI, quarta-feira, 11 de maio de 2011. 
Pouco mais de 90 dias antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o diretor-executivo, Yago de la Cierva, fez ontem um balanço dos preparativos para o grande encontro de 2011. Pela primeira vez, haverá uma rádio oficial da JMJ com Bento XVI em agosto, em Madri.

Segundo o diretor executivo da Jornada Mundial da Juventude, as prioridades da organização, atualmente, são muito diferentes. Ele pediu aos jovens que, quem for se escrever, faça-o o mais cedo possível, a fim de que se possa atender melhor e programar a rede de serviços necessários para acomodar tantas pessoas que participarão do evento. Voluntários também são necessários, especialmente de Madri, e que muitas famílias da cidade se disponibilizem para acolher em suas casas os jovens da JMJ.

Um projeto que merece ser destacado é o unomasuno.org. Trata-se de uma iniciativa que surgiu com o desejo de fazer uma proposta aos estudantes universitários. "Que mensagem podemos propor a partir da JMJ? A solidariedade", explicou Fernando Sols, responsável pelos voluntários na área da comunicação.

"Em universidades de toda a Espanha, os voluntários da JMJ assumiram o slogan: ‘Faça um ato de solidariedade, um só dia', e a resposta tem sido muito positiva", acrescentou Sols. Segundo dados da organização, esta mensagem foi transmitida a 20 mil universitários, dos quais cerca de 5 mil já participaram de atividades solidárias com ONGs espanholas.

"Rádio JMJ" e "Madrid 11 TV"


Os peregrinos que chegarem a Madri poderão ser informados, em diversas línguas, através da "Rádio JMJ" (radio.madrid11.com), um projeto em parceria com a "Radio María" e a "Radio Universidad de Navarra".

"Pela primeira vez, temos uma estação de rádio oficial da JMJ. A emissora é concebida como um serviço aos peregrinos, como o meio mais simples e econômico para orientar todos com informações úteis e poder acompanhar as atividades", explicou Esteban Munilla, diretor da "Radio María".

Os princípios que regem a "Rádio JMJ" são: profissionalismo, espírito de serviço e espírito jovem, próprio da JMJ, disseram os organizadores.

A "Radio María" trabalha fornecendo suas instalações e suas frequências (96,9 FM e 90,7 FM). A Universidade de Navarra oferecerá profissionais e voluntários.

Além da rádio, haverá uma WebTV (tv.madrid11.com), especialmente concebida para que todos aqueles jovens que não puderam ir Madri possam acompanhar a JMJ detalhadamente.

"A emissão terá seis horas diárias de programação, a partir do dia 16 de agosto, incluindo os atos presididos pelo Papa e as principais catequeses e atividades culturais. Estes programas serão transmitidos novamente à noite, para audiências na Ásia e na América", disse Loreto Corredoira, da "Madrid 11 TV".

Para saber mais sobre projetos relacionados à JMJ: www.oficinadeprensajmj2011.com.
Fonte: site zenit.org

sábado, 7 de maio de 2011

WEB TV PARA TODOS OS SITES CATÓLICOS !

Iniciativa de CTV, Rádio Vaticano e H2onews

CIDADE DO VATICANO. Abre-se uma nova fronteira para os sites católicos: a possibilidade de criar, com um só click, a própria Web TV, com eventos ao vivo (como a beatificação de João Paulo II) e vídeos (notícias, entrevistas e reportagem).

Trata-se de uma nova iniciativa gratuita lançada em colaboração com o Centro Televisivo Vaticano, Rádio Vaticano e a agência multimídia H2onews.

A subscrição ao serviço é imediata e não é necessária uma preparação específica para poder utilizar a Web TV no próprio site.

A Web TV pode ser baixada em dois formatos: maxi (760x420 pixels), ideal para sites de mídia ou vídeo; e mini (330x550 pixels), ideal para sites pessoais ou sites com muito conteúdo.

Para baixar o código gratuitamente, que permite a inserção da Web TV nos sites católicos, é necessário subscrever-se diretamente a partir da página na internet de H2onews, em www.h2onews.org.
Fonte: site www.zenit.org