INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 31 de março de 2011

Arquidiocese de Feira de Santana realiza 4º Mutirão Arquidiocesano de Comunicação

Com o tema “Comunicação a serviço da vida”, a arquidiocese de Feira de Santa (BA) realiza, entre os dias 1° e 3 de abril, o 4º Mutirão Arquidiocesano de Comunicação. O evento é organizado pela Pastoral Arquidiocesana da Comunicação e Secretaria de Pastoral. A organização conta também com a participação de representantes de cinco foranias que compõem a arquidiocese e do Movimento Água é Vida.

A programação do Mutirão consta de cinco temas. Na abertura, o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Roberto Malvezzi, assessora o tema “Comunicação a Serviço da Vida”. Em sua exposição ele vai falar sobre o uso dos meios de comunicação social como espaços onde se propague urgência de preservação da vida no planeta, despertando a consciência crítica do receptor e a sua importância como agente difusor.

No dia 2, o tema “Comunicação na Liturgia” destaca a necessidade de uma comunicação mais acessível, sóbria, objetiva, criativa e interativa em vista de um maior alcance da palavra de Deus nas comunidades. “Secretaria como local de acolhida” tem como assessor o professor Luiz Rogério Nogueira, que justificará as secretarias paroquiais como espaços de empatia e credibilidade, onde as pessoas buscam as mais diversas informações eclesiais.

Patrícia Luz é a responsável pelo tema “Pascom paroquial e jornal impresso”. O objetivo da discussão é apoiar e aperfeiçoar, por parte da Igreja, a produção de programas radiofônicos envolvendo paróquias e comunidades, bem como a criação de meios de comunicação social próprios, como sites e meios impressos.

Campanha da Fraternidade

Roberto Malvezzi volta a assessorar o evento no dia 2 de abril com o tema “Comunicação e Meio Ambiente”. Ele pretende sensibilizar para a urgência de responsabilidades e atitudes de todos com relação aos problemas ambientais, como o consumo irracional da água e as conseqüências do aquecimento global.

No último dia, o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e a Vida no Planeta” terá discussão sobre contribuições para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais, provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta, conforme o objetivo geral da CF. O tema é assessorado por frei Luciano Bernardi e professora Ildes Ferreira.
Fonte: Site da CNBB

quarta-feira, 30 de março de 2011

Lançado Site Oficial do 7º MUTICOM

Foi lançado hoje, 30 de março de 2011, às 15:00h, na cidade do Rio de Janeiro, o site oficial do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (7º MUTICOM), que acontecerá no período de 17 a 22 de julho de 2011, na PUC-Rio.

O site apresenta a programação prevista para o Mutirão, com os Painéis, Oficinas e Grupos de Trabalhos, sobre os mais diversos temas relacionados com a comunicação e a Igreja.

Explica o motivo e os objetivos do referido Mutirão, assim como o histórico dos Mutirões de Comunicação ocorridos desde a criação do 1º MUTICOM em 1998 em Belo Horizonte-MG.

O endereço do site é www.muticom.com

A seguir o vídeo de divulgação do Evento feito pelo presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social da Santa Sé, Dom Claudio Maria Celli, que estará presente no 7º MUTICOM.


                        

Fonte: PASCOM-PNSC

Angra dos Reis foi palco do 1º Mutirão Diocesano de Comunicação de Itaguaí - RJ

Lideranças religiosas e comunicadores de toda a diocese de Itaguaí (RJ) estiveram reunidos nos dias 26 e 27/03/2011, no Convento do Carmo, em Angra dos Reis, para participar do 1º Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento, promovido pela coordenação do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), teve como objetivo mostrar a proposta da Pastoral da Comunicação (Pascom), partilhar experiências e motivar os presentes a participarem do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação.


O encontro teve início na manhã de sábado, 26, com oração conduzida por dom José Ubiratan, bispo da diocese de Itaguaí. Em seguida, o bispo fez a saudação inicial aos padres e seminaristas que participaram neste primeiro dia do Mutirão. Para refletir sob o tema “Comunicação a Serviço da Vida”, o padre Leandro Freire, assessor eclesiástico da Pascom do Regional Leste 1, se fez presente e falou dos aspectos teológicos da comunicação.

Foram apresentadas aos participantes propostas da Pastoral da Comunicação, orientadas pelas professoras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Alessandra Cruz e Lígia Rizzo. Destacou-se a internet e redes sociais como ferramentas importantes para evangelização no mundo de hoje.

Após o almoço preparado pela equipe do Encontro de Casais com Cristo, a promotora do evento, Dalizania Melo, que coordena da Pascom diocesana, convidou os participantes para partilhar suas experiências e apresentarem propostas de ação para fortalecer a Pastoral da Comunicação da diocese e suas respectivas paróquias.

O próximo evento, que promete reunir os comunicadores católicos, está marcado para julho deste ano, durante o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá no Campus da PUC-Rio, no Rio de Janeiro, de 17 a 22 de julho.
Fonte: Site da CNBB

terça-feira, 29 de março de 2011

Extintos programas católicos e evangélicos na Rede Brasil. Justificativa: “O Estado é laico”.

O Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) decidiu hoje acabar com os programas religiosos da TV Brasil e das demais oito emissoras de TV e rádio da rede estatal.

A TV Brasil deixará de exibir os dois programas católicos e um evangélico no prazo de seis meses. Eles serão substituídos por programas culturais sobre as diversas religiões praticadas no Brasil. O formato dessas apresentações ainda não está difinido.

O Conselho aprovou a decisão com o argumento de que a programação das emissoras da rede tem de estar alinhada com o caráter laico e republicano do Estado brasileiro.

A proposta de acabar com o proselitismo religioso foi apresentada no ano passado pelo conselheiro Daniel Aarão Reis Filho. Na época, a expectativa era de que houvesse resistência da parte dos religiosos sobre a perda deles dos horários na grade das emissoras estatais.
Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

domingo, 27 de março de 2011

I Seminário de Comunicação para Bispos será no Rio

A Cidade Maravilhosa irá sediar o I Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil. O evento, que é uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB e conta com a colaboração da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, acontecerá de 12 a 16 de julho, no Centro de Estudos do Sumaré.

Com o tema: “Comunicação e Evangelização no contexto das transformações culturais das novas tecnologias”, o Seminário será baseado no diretório “A Comunicação na vida e missão da Igreja” (Documento 101). O evento, que contará com a presença de conferencistas de renome internacional, vindos da Espanha, do México, de Roma e também, é claro, do Brasil — São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais — abordará temas totalmente atuais e objetivos.

De acordo com o Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, utilizar o diretório citado, como base para o Seminário, será de grande relevância para que todos possam perceber a necessidade de inserir a pregação da Palavra de Deus, que é sempre atual, nos novos e modernos métodos oferecidos por esta era digital.

— Destaco um pequeno trecho desse diretório, que se encontra no sétimo capítulo, quando falamos da “Presença da Igreja no Mundo da Mídia:“Impossível desconhecer, para a construção de um efetivo trabalho pastoral, em quaisquer dimensões da vida humana e da presença da Igreja, o impacto dos meios da comunicação social, ignorando-se suas linguagens e agendamentos temáticos. Ao mesmo tempo, seu uso correto e corajoso é condição imprescindível para falar de Deus ao homem contemporâneo. Nessa cultura midiática,, que a cada dia ganha novos contornos e possibilidades, é necessário atento discernimento, seja para tratar os temas religiosos na mídia leiga, seja para zelar pela presença autônoma da Igreja no mundo da mídia” , citou o Arcebispo.

Para o seminarista Arnaldo Rodrigues, que faz parte da equipe de organização Secobb, a ocasião será bastante oportuna para que os bispos possam aprofundar seus conhecimentos sobre os novos horizontes para a evangelização que a comunicação possibilita.

— “Ai de mim se não evangelizar”, com essas palavras de São Paulo, somos levados a constantemente levar a Palavra de Deus às nações, e hoje, com a diversidade dos meios de comunicação, temos a possibilidade de chegarmos mais rapidamente a todos os corações (...) e, assim como falou o Papa Bento XVI, criarmos uma relação verdadeira, de comunhão.

Os bispos interessados em participar devem fazer suas inscrições pelo site www.secobb.com .
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)

“Autenticidade deve ser a arma do comunicador na era digital”, destaca primeira conferência do 4º ENJ/CNBB

Iníco do Encontro

Teve início na noite de sexta-feira, 25/03, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília, o 4º Encontro de Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB. O evento conta com a participação de 54 pessoas de várias regiões do país. Às 19h30, o jornalista da assessoria de imprensa da CNBB, Fúlvio Costa, abriu o evento fazendo memória dos três encontros já realizados.

Logo após, o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão [Nequinho], foi o responsável pela primeira conferência do encontro. Ele comentou a Mensagem do papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.

“Você comunica aquilo que você é. Autenticidade deve ser a arma do comunicador na era digital. Você informa e partilha qualquer coisa, mas tudo vale?”, questionou padre Nequinho sobre os critérios de veiculação de informações. “Se seu site foi mais acessado do que todos, significa que você é mais verdadeiro?”, disse padre Nequinho lembrando a Mensagem do Papa. “O valor da verdade não pode ser medido pela atração que ela tem, nem pela popularidade. Se popularidade fosse critério de validade, Jesus não teria sido traído”, completou o pensamento.

O secretário adjunto da CNBB também destacou a importância da verdade na era digital. “É possível que a verdade [Jesus Cristo] na era digital seja anunciada com verdade e autenticidade, conforme fala o papa na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações?”, provocou.

Padre Nequinho completou sua exposição afirmando que é preciso, por parte dos comunicadores, “coragem de se lançar sem fazer muito barulho, e sendo autêntico, sem dar valor ao que só tem audiência”. Segundo ele, “evangelização não é convencimento e sim proposta”.

Encerramento

O referido Encontro foi concluído ao meio-dia deste domingo, 27/03.

O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, presidiu a missa de encerramento no início da manhã. Logo após, destacou aos participantes os investimentos em tecnologia da informação que a Conferência tem feito nos últimos quatro anos para o aprimoramento da comunicação na Igreja no Brasil. “A CNBB tem se preocupado com a potencialização da comunicação na Igreja, por isso fizemos vários investimentos em vídeo-conferências, informática e sistema de ligações pelo VoIP”, disse o secretário.

Dom Dimas antecipou que, durante o último Conselho Permanente da CNBB, realizado nesta semana, foi aprovado o desmembramento do Setor de Comunicação Social, dos setores Educação, Cultura e Ensino Religioso. A decisão, porém, será submetida à Assembleia Geral da Conferência, que acontece no próximo mês de maio. O secretário convocou ainda os jornalistas presentes no encontro para a importância de anunciar o Evangelho aonde ainda a Igreja não conseguiu chegar. “Evangelizar em novos areópagos é muito importante e nós, como comunicadores, precisamos ter coragem e força de vontade para evangelizar ainda onde não foi possível”,

A Igreja no Brasil e no mundo tem se preocupado em aprimorar a comunicação, segundo dom Dimas. Ele citou o trabalho que tem sido feito pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações, dom Cláudio Maria Celli na Santa Sé e o crescimento do número de padres que hoje, é maior no domínio das técnicas de internet do que da televisão.

O encontro foi encerrado com alguns encaminhamentos para o estreitamento das relações entre assessoria de imprensa da CNBB e assessorias das dioceses, regionais e organismos.

A data do próximo encontro será agendada ao longo de 2011.

Conferências

“Você comunica aquilo que você é. Autenticidade deve ser a arma do comunicador na era digital. Você informa e partilha qualquer coisa, mas tudo vale?”, questionou durante sua conferência, na sexta-feira, 25, o subsecretário adjunto da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão [padre Nequinho] sobre os critérios de veiculação de informações. Ele comentou a Mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é “Verdade, anúncio e autenticidade na era digital”.

“Se seu site foi mais acessado do que todos, significa que você é mais verdadeiro?”, disse padre Nequinho lembrando a Mensagem do Papa. “O valor da verdade não pode ser medido pela atração que ela tem, nem pela popularidade. Se popularidade fosse critério de validade, Jesus não teria sido traído”, completou o pensamento. Padre Nequinho fez sua exposição na noite de sexta-feira, 25.

No sábado, 26, as conferências da manhã foram ministradas pelo professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), João José Curvello e pela jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. ““É preciso elaborar estratégias de comunicação para agregar valor às informações da instituição. A comunicação nesse contexto é fundamental na construção do sentido na sociedade e nos ambientes organizacionais, considerando os valores agregados”, afirmou Curvelo que foi responsável pelo tema “Desafios e Conflitos do Jornalismo Institucional”.

O professor chamou ainda a atenção para a importância de se efetivar uma comunicação que fale a “língua” da comunidade para que possa ser entendida. Destacou a preocupação que o assessor de imprensa deve cultivar de colher desempenho, nível da efetividade e alcance da informação que se estabelece. “A maneira como uma organização conversa, condiciona as possibilidades de desempenho, sua viabilidade, seu êxito ou seu fracasso, que dependem de como se conduz a comunicação”.

Já a jornalista Cristiana Lôbo, tratou do tema “O relacionamento com a imprensa em situações de crise institucional e política”. A jornalista aconselhou os assessores de imprensa a observarem os acontecimentos em todos os níveis sociais e espaciais para que uma crise não venha a pegar a organização assessorada de surpresa. “Vamos observar o que acontece no mundo para que possamos resolver a crise local que também pode ser uma crise mundial. Não podemos ser pegos de surpresa com uma crise que estourou longe e chegou ao nível local”, alertou.

Mídia Training

O período da tarde deste sábado, 26, teve a assessoria do professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) Mozahir Salomão, e do jornalista da TV Senado, Ronaldo Martins, sobre “Mídia Training - Estratégia de Qualificação de Porta-Vozes”. Os expositores deram dicas para os assessores desenvolver seus trabalhos nas bases, bem como exemplos para a resolução de crises institucionais. “Em situações de crise é preciso buscar alternativas para encerrar o assunto e a crise. Precisamos como assessores, buscar soluções corretas apresentando a verdade dos fatos”, deu início à sua fala, o jornalista Ronaldo Martins.

Martins alertou para o cuidado que o assessor de imprensa, em organizações, deve resguardar, quando está diante do jornalista e a fonte. “Devemos ter claro o que deseja o repórter no momento em que você apresenta a ele a fonte. Entrevista ou informação? Porque às vezes sua fonte está sendo entrevistada sem que você saiba e os problemas podem vir depois”, alertou.

Ele chamou de “embate” o processo de produção de uma reportagem quando o jornalista solicita uma fonte da assessoria de imprensa. “Entrevista é um embate porque o jornalista não está ali só para ouvir o que você tem a falar. Ele quer de antemão transformar a notícia num produto vendável, atraente”.De acordo com ele, “o jornalista pensa em transformar o discurso do entrevistado em material que as pessoas estejam dispostas a pagar”, explicou.

O professor da PUC – Minas, Mozahir Salomão, também refletiu com os participantes do encontro o conceito de notícia; as rotinas produtivas no jornalismo e a natureza do trabalho do jornalista. “Jornalismo é um ato cênico. Quando as câmeras são ligadas, o público sabe o que é para ser feito; reage de acordo com aquilo que o jornalista e a imprensa, esperam dele”, disse.

Ainda segundo Mozahir, a “mídia opera por narrativas místicas; as pessoas dão atenção à imprensa porque os discursos dizem respeito ao dia a dia e às representações do cotidiano”, concluiu.
Fonte: CNBB

sexta-feira, 25 de março de 2011

RETIROS ESPIRITUAIS ONLINE (ONLINE RETREATS)

Não estamos discutindo a validade ou não dos referidos Retiros Espirituais Online, mas já é possível fazer-se tais Retiros. Alguns são gratuitos e outros, tais como os das Freiras Beneditinas divulgado pela BBC Brasil através do vídeo a seguir, são pagos.

A BBC informa que as Freiras Beneditinas são da Inglaterra e estão fazendo esses Retiros Online para facilitar a vida de quem não dispõe de tempo para fazer os Retiros Presenciais, e também, como uma forma de conseguirem fundos para reformarem o Convento Beneditino em questão e ampliá-lo para poderem atender a mais pessoas que as procuram.

Não sabemos da veracidade do fato em si, mas, o principal da matéria é a possibilidade que começa a se apresentar de se realizar esse tipo de Retiro Espiritual.
É esperar pra ver.

                  

quinta-feira, 24 de março de 2011

História em quadrinhos vai narrar vida de Bento XVI

24 de março de 2011.
Uma história em quadrinhos vai ilustrar a vida do Papa Bento XVI. A iniciativa é da organização da Jornada Mundial da Juventude 2011 que pretende distribuir a publicação aos jovens participantes do evento, em Madri, no mês de agosto.

A partir de desenhos tradicionais dos quadrinhos japoneses (mangá), a narrativa detalha a vida e a obra de Joseph Ratzinger desde 2005, quando ele foi eleito como Papa após a morte de João Paulo II. O enfoque maior será dado para a relação do Santo Padre com a juventude.

A história em quadrinhos, elaborado por um grupo de católicos norte-americanos, tem um formato desenvolvido em San Diego, na Califórnia (EUA) e ilustrações de um artista de Cingapura.
Fonte: Canção Nova Notícias

Redes Sociais já são realidade na vida de brasileiros; Igreja as utiliza como ferramentas de evangelização

Redação Santuário Nacional

23 de março de 2011.
Há exatamente 5 anos, o americano Jack Dorsey publicou pela primeira uma mensagem de 140 caracteres em um microblog, que chamaria de Twitter.
Mas, o boom desta rede social se deu em 2008, com a campanha política do então candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. No Brasil, o Twitter se tornou mais popular no ano seguinte.
Esta ferramenta de comunicação, somada a outras como Facebook, Orkut, Youtube e Blogs, vem se expandindo cada vez mais no Brasil e no mundo.
Em terras brasileiras, assim como na Índia, a mais utilizada ainda é o Orkut, fundado em 2004. Porém, é visível o crescimento do Facebook, que já é considerada a maior rede social do mundo. Em comparativos, se o Facebook fosse um país, seria o 4º maior do mundo. No Brasil, o número de usuários nos últimos seis meses aumentou de 2,4 milhões para 5 milhões.
Já os blogs, há tempos que deixaram de ser um diário e se tornou um meio de informação especificada em determinados assuntos. Em números, o Brasil é o segundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A Igreja

No ano 2000, o papa João Paulo II declarou que a Igreja precisava Evangelizar pelos meios de comunicação virtuais.
Atualmente, o papa Bento XVI fortalece esta idéia, e estes meios de comunicação já fazem parte da realidade da Igreja em seu trabalho de Evangelização. O Vaticano dispõe de uma conta Oficial no Twitter e recentemente, foi criada uma página oficial no Facebook, na qual os internautas poderão acompanhar todo o processo de beatificação do Papa João Paulo II.
A Igreja no Brasil também incorporou as redes sociais como forma de Evangelização. Diversas paróquias, dioceses e movimentos pastorais mantêm seus perfis nas diferentes ferramentas.

Santuário de Aparecida

No Santuário e nos demais membros do grupo que compõe o Portal A12.com (TV Aparecida, Rádio Aparecida, Editora Santuário e Missionários Redentoristas), o uso das redes sociais têm uma alta relevância.
Na Rede Aparecida, o primeiro perfil em redes sociais foi criado em 2008, com um canal no YouTube, objetivando divulgar os vídeos com as apresentações do Concurso Vozes da Igreja 2007. Hoje o canal contem mais de 3 mil vídeos e soma mais de 9,5 milhões de visualizações.
No Santuário Nacional, o ingresso às redes sociais veio no ano seguinte, em 2009, quando foi criado um perfil e uma comunidade no Orkut. Atualmente na mesma rede social, dispõe de 5 Perfis Oficiais e mais 2, da Campanha dos Devotos, além de mais uma comunidade Oficial, a Juventude da Mãe Aparecida.
Há cerca de um mês, o Santuário criou sua página oficial e seu segundo perfil no Facebook, uma vez que seu primeiro atingiu o número máximo de amigos – 5 mil. Na Rede Aparecida, os programas Sabor de Vida, Rota Musical, Tvendo e Aprendendo e Terra da Padroeira também ganharam recentemente uma página Oficial na rede social de maior crescimento no mundo.
Após o lançamento do Portal A12, o trabalho com redes sociais se intensificou ainda mais.
Além do Orkut, Facebook, Twitter e You Tube, os Blogs também ganharam força, se tornando mais uma opção de interatividade com os devotos de Nossa Senhora, os telespectadores da Rede Aparecida e os leitores da Editora Santuário.
A maioria dos programas da Tv de Nossa Senhora conta com um Blog próprio, onde fazem uma extensão do que é levado ao ar pela TV.
Em eventos específicos do Santuário são criados blogs especiais, como o da Festa da Padroeira, Romaria da Juventude, Arraiá Solidário e o da Semana Santa - que está no ar atualmente.
O hot site deste ano entrou no ar mais cedo, na Quarta-feira de Cinzas, fornecendo como conteúdo, subsídios de reflexão durante toda a Quaresma.
A novidade ficou por conta da incorporação de uma outra ferramenta de rede social: o Formspring, que permite ao internauta tirar suas dúvidas sobre o Tempo Litúrgico.

Através do uso das redes sociais, o Santuário visa estar cada vez mais próximo dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, acolhe os pedidos de oração por eles deixados, e os encaminha para o altar da Padroeira do Brasil e para a coroa de orações dedicada a Ela, no programa Terço de Aparecida, além de esclarecer dúvidas, fornecer informações, replicar alguns conteúdos do Portal A12 e levar uma palavra amiga aos católicos de todo o mundo.
Fonte: Portal A12

terça-feira, 22 de março de 2011

Página de JPII no Facebook tem mais de 2 milhões de acessos

A página sobre João Paulo II criada, pelo Vaticano, no Facebook já recebeu mais de dois milhões de visitas na primeira semana em que foi lançada.

Os números mostram que a página recebe uma média de mil visitas por hora. Mais de 30 mil usuários clicaram em "eu curto" - termo com o qual os fãs dão sua aprovação e, praticamente, todos os vídeos publicados foram vistos mais de 50 mil vezes, alguns chegaram a 113 mil.

O porta-voz do Vaticano e diretor geral da Rádio Vaticano (RV), padre Federico Lombardi, se diz "muito satisfeito" com o sucesso da página no Facebook e anunciou que outros materiais serão disponibilizados. "A partir desta semana, começarão a ser publicados vídeoclips do Papa em viagens e no Vaticano, com a sua voz em diversas línguas. São 40 vídeos com sonoras escolhidas pelas redações da RV e editados pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV). Além destes, outros 25 expressarão momentos significativos e especiais das viagens e do Pontificado".

A página é resultado de uma colaboração entre a RV e o CTV, em sintonia com o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.
Fonte: Canção Nova Notícias

sábado, 19 de março de 2011

Santa Sé inaugurará novo site após a Páscoa

18 de março de 2011.
O novo site da Santa Sé está prestes a ser lançado. Foi anunciado pelo presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, arcebispo dom Cláudio Maria Celli, na recente Plenária do dicastério. Segundo o arcebispo, o site estará online logo depois da Páscoa, primeiramente em italiano, inglês e francês.

“Será necessário esperar ainda um pouco para as outras línguas, inclusive chinês. Quisemos que o projeto se realizasse gradualmente, para que pudéssemos mudar o que fosse preciso durante o próprio processo”, explicou o arcebispo.

Dom Celli falou também dos temas abordados na Plenária, explicando que “a Igreja deve certamente aprender a anunciar Cristo segundo a linguagem mais fácil e direta, compreensível para as pessoas a quem se dirige. Hoje, fala-se de era e cultura digitais”.

O papa orientou o debate da Planária neste sentido. Dom Celli continua: “Ele nos lembrou que precisamos ter a coragem de ver com mais profundidade a relação entre a fé, a vida da Igreja e as mudanças que o homem está vivendo. Bento XVI nos pediu um esforço maior para ajudar os responsáveis na Igreja a entender, interpretar e falar a linguagem moderna da mídia em sua função pastoral”.

“Resumindo, o Pontífice quer que se pense nos desafios que o chamado ‘pensamento digital’ apresenta à fé e à teologia; e as perguntas e respostas consequentes”, disse dom Maria Celli.

Neste sentido, o arcebispo adiantou que o Conselho das Comunicações está organizando cursos de formação e de dar um novo sentido aos encontros com os bispos do mundo, em suas visitas ao Vaticano.

Está sendo organizado no Rio de Janeiro um seminário sobre a comunicação para os bispos brasileiros, um encontro no Oriente Médio e outro na África. No segundo semestre, haverá também um evento no Chile para os envolvidos na Rede Informática da América Latina (RIIAL).

No Continente Americano, dom Celli disse que conta com uma frutífera sintonia com o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), cujo presidente, cardeal dom Raymundo Damasceno, “está particularmente atento a esta colaboração”.
Fonte:CNBB

quinta-feira, 17 de março de 2011

Primeira rádio católica no Brasil acessada por iPhone e iPodTouch

A Canção Nova FM é a primeira rádio católica no Brasil que pode ser acessada por iPhone e iPodTouch

Os usuários do iPhone e iPodTouch terão mais uma maneira de acompanhar a programação da rádio católica Canção Nova. Por meio de um aplicativo gratuito desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Canção Nova, a Canção Nova FM se tornou a primeira rádio católica no país que poderá ser ouvida em qualquer lugar do mundo, por esses dois aparelhos.
Já disponível na AppStore, da Apple, no iTunes e no site http://fm.cancaonova.com, desenvolvido exclusivamente para celulares, o aplicativo foi liberado dia 20 de janeiro e já foi acessado por pessoas de diversos países, como Estados Unidos, China, Austrália, França, Rússia, Tailândia, Japão, Israel, além do Brasil.
“O objetivo é permitir que qualquer pessoa que busque Deus possa ouvir, via stream, a programação da Rádio Canção Nova FM, que hoje é sintonizada apenas no Vale do Paraíba (SP), onde está localizada a sede da Canção Nova e ampliar a forma de propagação do Evangelho. A Canção Nova proporciona que a evangelização chegue nas mãos das pessoas”, explica a missionária e superintendente da Rádio Canção Nova, Cristiane Viana.
Entre as vantagens do aplicativo estão: acessar toda a programação via celular, ouvir as músicas do top 10 da semana e receber todas as novidades da comunidade, divulgadas no twitter da Rádio. Além disso, é possível programar o celular para que o usuário seja avisado 10 minutos antes do início do seu programa favorito.

Instale agora esses aplicativos!

Aproveite esta novidade e receba, no seu iPhone, conteúdos de evangelização Canção Nova..




Fonte: Canção Nova Notícias

quarta-feira, 16 de março de 2011

Material para o 45o. Dia Mundial da Comunicação é enviado a todas as dioceses do Brasil

O Setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou a todas as dioceses do Brasil, em parceria com a Editora Paulinas, o material [livreto e cartaz] para a comemoração do 45º Dia Mundial da Comunicação (DMC), cujo tema este ano é “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. O DMC será celebrado este ano no dia 5 de junho.

O conteúdo do livreto contém a Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial da Comunicação; uma reflexão do presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da Conferência dos Bispos, dom Orani João Tempesta; e uma reflexão da jornalista e doutora em comunicação social, a paulina irmã Joana Puntel sobre o tema da mensagem do papa; além de algumas sugestões para a celebração e animação do DMC.

Para a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Elide Fogolari, o material impresso é uma forma de valorizar a comemoração do DMC, conforme pede o próprio papa.

“Com este material queremos comemorar o 45º Dia Mundial da Comunicação como pede o papa: com bastante festividade e com reflexão para que nós possamos criar na Igreja no Brasil uma cultura da comunicação, para assim, articularmos melhor as pastorais. A comunicação deve se estabelecer como a alma de todo o anúncio da boa nova de Jesus Cristo”, sublinhou a assessora.

Ainda segundo irmã Elide, a Igreja precisa fazer da comunicação um meio para que a “boa nova de Jesus Cristo chegue a todas as pessoas. O papa Paulo VI já dizia que se nós não conseguimos compreender a comunicação, fica difícil chegar a todas as pessoas; e vamos nos sentir culpados se a Igreja não usar dos meios de comunicação para a evangelização”, concluiu.

Material:



Fonte: CNBB

terça-feira, 15 de março de 2011

Emissora da Disney gera polêmica ao querer lançar programa “Boas Prostitutas Cristãs”.

A rede ABC provocou indignação e protestos quando anunciou que faria um programa piloto baseado no livro Good Christian Bicthes [Boas Prostitutas Cristãs], de Kim Gatlin.
Após o anúncio feito pela emissora na última semana, a AFA [Associação de Famílias da América] iniciou uma petição, exigindo que a Rede ABC e a Disney, sua companhia-mãe, cancelem todos os planos de colocar no ar o programa.
A resposta inicial da ABC foi mudar o título do seriado para “GCB”, mas a AFA não ficou satisfeita.
“Nosso boicote realmente teve eco entre os telespectadores – especialmente na comunidade cristã – que estão chocados e horrorizados porque a ABC /Disney realmente pretende colocar no ar esse programa. É intolerância anticristã. Esse tipo de programa é um insulto a todos nós. O nome do programa é ofensivo, um insulto e uma humilhação. Uma falsa representação da comunidade cristã – não apenas isso, acho que é um insulto a todas as mulheres.”
A petição já tem mais de 200.000 assinaturas.
“Embora o título do programa possa ter sido abreviado, a gravidade do insulto não foi, por isso continuaremos o protesto”, afirmou o líder de projetos da AFA, Randy Sharp. “Esta é uma maneira pela qual podemos fazer nossas vozes serem ouvidas pelos executivos da ABC.”
“Vou falar por mim”, insiste Sharp. “Qualquer um que se referir a minha esposa e minhas filhas como ‘prostituta’, me deixaria muito zangado. Acho que é ofensivo simplesmente a ABC pensar que essa é uma palavra apropriada para usar para falar do sexo feminino.”
Na esteira da AFA, o Parents Television Council [Conselho de Pais e de Televisão], que já fez campanhas contra programas da MTV no passado, também se manifestou contrário à produção da ABC.
O presidente da PTC, Tim Winter, afirmou: “Isso não apenas afronta as mulheres, mas ataca frontalmente a maior religião do mundo. A palavra é maldosa e usada para enxovalhar, atacar e humilhar todas as mulheres. E usar ‘cristãs’ apenas aumenta a ofensa… Será que a ABC pensou em ofender outros grupos religiosos? Como seria se eles dissessem que o programa se chamaria ‘putas’ muçulmanas, hindus, judias ou budistas?”.
A proposta da série, que mistura drama e comédia, é mostrar a vida de Amanda, que foi uma “menina má” na escola mas hoje está “recuperada”. Depois de seu divórcio, ela decide retornar com seus 2 filhos a Dallas, sua cidade natal, para recomeçar a vida. Porém, acaba tendo de lidar com as fofocas maliciosas das mulheres da comunidade cristã. O foco é abordar o comportamento hipócrita de pessoas que se dizem religiosas e mostrar os bastidores da igreja que frequentam.
O papel principal foi dado à atriz Leslie Bibb e o produtor executivo será Darren Star, de séries consagradas como “Sex and the City “e “Barrados no Baile”. Não há previsão ainda de quando as filmagens começam e nem que dia da semana irá ao ar. O mais provável é que surja como um teste de audiência durante o spring break, substituindo alguma série atual durante parte do segundo semestre.
Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio
.
Comentário do Blog:
É prezados amigos e amigas, acho que a comunidade católica no mundo todo deveria se mobilizar e impedir que tais absurdos se concretizassem. É uma afronta a nós católicos e a nossa querida Igreja, instituída pelo próprio Cristo Jesus.
Não podemos nos omitir. Afinal, quando isso acontece com outras religiões pelo mundo a fora, vira uma onda de protestos internacionais e até de ameaças (não é o que sugerimos).
O princípio da liberdade das pessoas está fundamentado na reciprocidade, ou seja, a minha liberdade vai até onde começa a do outro, de forma a que a do outro não seja serciada ou ferida. E é isso que está acontecendo com frequência com relação aos ataques à nossa querida e muito amada Igreja Católica.
Vamos nos mobilizar, afinal somos mais de 1 bilhão e 200 milhões de católicos no mundo todo. Acho que se nos juntarmos podemos fazer um grande alvoroço contra esses ataques a nossa Igreja.

A ORAÇÃO EM MP3. Uma idéia em consanância com as demandas desse nosso tempo.

Deus está em todos os sítios, até entre panelas, como dizia Santa Teresa. “E entre os mil afazeres de um mundo veloz”, arrematam os jesuítas.

Por isso, a Companhia de Jesus se somou ao apostolado virtual com o Rezandovoy, uma página na internet que entrou em operação dia 9 de março (Quarta-feira de Cinzas), e a partir da qual se convidará os crentes a meditar através da oração. A religião se adapta assim aos avanços tecnológicos e, para atrair adeptos, propõe buscar a Deus no dia-a-dia.

A reportagem é de Aitzol García e está publicada no jornal espanhol Deia. A tradução é do Cepat.

Para os fiéis que não rezam porque não sabem nenhuma oração ou porque as que conhecem são longas e chatas, surge esta web promovida por um grupo de jesuítas de Valladolid, que assume que “as novas tecnologias são imprescindíveis”.

Chama-se www.rezandovoy.org  e é a primeira página de oração on-line da Espanha. Herda, contudo, a ideia que os jesuítas ingleses colocaram em prática há três anos – www.prayasyoungo.org  – e que conta com cerca de 90.000 visitas semanais.

A partir desta quarta-feira os internautas disporão diariamente de uma proposta de oração em formato áudio de descarga absolutamente gratuita com uma duração aproximada de dez minutos, segundo explicou o sacerdote José María Rodríguez Olaizola, coordenador do projeto, teólogo e sociólogo. Junto com ele trabalham um programador e um desinger, afora uma equipe de 28 colaboradores. Oito deles colocaram suas vozes às orações e outros 20 redigiram as reflexões vinculadas ao Evangelho. As companhias discográficas, por sua vez, cederam os direitos para o uso de sua música.

“As novas tecnologias – diz este religioso – são imprescindíveis na sociedade atual, estão cheias de possibilidades e a Igreja não pode ficar alheia. A questão é aproveitá-las bem e de uma maneira válida”, precisa. A ideia básica desta proposta consiste em uma breve introdução do dia, prossegue com a leitura do Evangelho do dia ou de qualquer outro texto das Escrituras e se encadeia com uma série de perguntas abertas “para que o internauta reflita em função de sua situação ou experiência pessoal” e finaliza com uma conclusão. Tudo isso com um fundo musical ou cantos previamente selecionados.

“O objetivo – diz José María Rodríguez – é que a oração diária permaneça na tela ao menos durante duas semanas. No momento já temos material até o mês de junho e em breve receberemos as propostas até setembro”.

Porque, segundo os jesuítas, uma ordem que foi fundada no século XVI por Santo Inácio de Loyola (1491-1556), também é possível a busca de Deus no ciberespaço. Em vista da penetração da internet e da proliferação de usuários da rede através de telefones celulares, é normal que estes religiosos replicassem a ideia inglesa, com a intenção de chegar a toda a população de fala hispânica.

Os mentores do Rezandovoy asseguram que sua intenção é desmistificar o ato da oração:

“Costumamos pensar que para rezar é necessário serenar o ânimo, estar em um lugar especial, em condições especiais, em silêncio, dispondo de muito tempo e com alguma imagem, vela, símbolo que nos ajude… O fato é que é mais fácil do que imaginamos!”. Na sua opinião, “para rezar basta ter vontade: podes baixar a oração e escutá-la no caminho para a faculdade, enquanto fazes as compras, esperas na parada de ônibus, o tempo que tens que passar no carro, enquanto cozinhas…”.

O conteúdo da página é variável, com cinco descargas para cada dia da semana que manterão em todos os casos um formato similar. Também será possível assiná-la de maneira que não será preciso baixar os arquivos diária ou semanalmente; estes serão descarregados automaticamente ao conectar o dispositivo, “para que os usuários não tenham que estar entrando na internet todos os dias."
Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

quinta-feira, 10 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

VEJA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA CAMPANHA

Hong Kong: Novas tecnologias promovem a evangelização e a vida da Igreja.

Hong Kong

O Centro Audiovisual da Diocese de Hong Kong (Hong Kong Diocesan Audio-Visual Centre) e os fiéis de Hong Kong lançaram o “Mobile Web Apps” e “Liturgypedia” na versão iPhone/iPod, para promover a formação e a informação sobre a Igreja com as novas tecnologias e responder às exigências da atual evangelização.

Segundo o Kong Ko Bao (boletim diocesano em chinês), no Ano dos Leigos, que está sendo vivido intensamente na Diocese de Hong Kong e na sociedade contemporânea marcada pela super-tecnologia avançada e pelo super-esforço cotidiano que impede aos jovens de parar para aproximar-se a Deus e à Igreja, a comunidade católica quer dar, desta forma, uma resposta adequada à evangelização e ajudar os fiéis a viver a fé cotidiana no contexto social em que vivem.

O Centro Audiovisual da Diocese de Hong Kong criou assim o “Mobile Web Apps”, para oferecer aos usuários de iPhone, Andorid e Palm, a possibilidade de acompanhar o Evangelho de todos os dias (em vídeo e áudio) e receber todas as informações sobre horários e atividades principais das Dioceses…

O engenheiro católico Thomas Luk criou ainda a “Liturgypedia” na versão iPhone/iPod, que publica o calendário litúrgico, as orações, as informações das paróquias e das Dioceses, as celebrações do Ano dos Leigos… Todos os textos publicados foram aprovados pela Comissão Litúrgica da Diocese. (NZ)

Agência Fides

Links:

“Mobile Web Apps” (http://www.hkdavc.com)


Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

segunda-feira, 7 de março de 2011

Prêmios de Comunicação da CNBB 2011

A CNBB divulga mais uma edição do Concurso para os destaques das mídias do ano de 2011, com o "Prêmios de Comunicação da CNBB 2011".

As incrições estão abertas até o dia 31/05/2011, para os diversos segmentos de mídias, tais como: Rádio, TV, Cinema e Imprensa.

Os detalhes do concurso para cada segmento, pode ser consultado através do endereço:

http://www.cnbb.org.br/premioscomunicacao/hotsite.html

A seguir o vídeo de chamamento do Prêmio:




Fonte: CNBB

domingo, 6 de março de 2011

Acesso aos Sites das Dioceses e Arquidioceses Católicas

Em pesquisa realizada no dia 06 de março de 2011, pela PASCOM da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz - Rio de Janeiro - RJ, foi constatado que entre os sites das diversas Dioceses e Arquidioceses do Brasil, a Arquidiocese de Santo André – São Paulo, é a que está melhor colocada no ranking Mundial e Brasileiro de acessos efetuados no seu site, ocupando a posição 1.110.782 a nível mundial e a posição 20.806 a nível brasileiro.

A segunda colocada no referido ranking, é a Diocese de Joinville – Santa Catarina, que obteve a posição 1.390.553 a nível mundial e a posição 26.524 a nível nacional.
A terceira colocada, é a Arquidiocese de São Paulo, com a posição 1.393.774 a nível mundial e a posição 33.139 a nível nacional.

Listamos a seguir a posição mundial e brasileira de alguns outros sites das Dioceses e Arquidioceses brasileiras.

Só como ponto de referência o site mais acessado no mundo, ou seja, o que ocupa a primeira posição no ranking mundial, é o do Google (http://www.google.com/), que é o primeiro colocado também nos EUA. O segundo é o Facebook, com uma diferença mínima.
A nível nacional o site melhor colocado, de uma forma geral, é o Google Brasil, que ocupa a posição 29 a nível mundial.

DIOCESES E ARQUIDIOCESES ..................................Nível Mundial .............Nível Nacional

http://www.diocesesantoandre.org.br/ ...................................1.110.782 .......................20.806

http://www.diocesejoinville.com.br/ ...................................... 1.390.553 .......................26.524

http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/ ...........................1.393.774 .......................33.139

http://www.arquidiocesebh.org.br/ ........................................1.498.976 .......................44.514

http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/ ..............................1.661.287 ......................44.917

http://www.arquidiocese.org.br/ ............................................2.414.185 ......................70.123

http://www.diocesedesantos.com.br/ ....................................3.152.320 .........................ND

http://www.arquidiocesesalvador.org.br/ ................................5.178.703 .........................ND

http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/ ............................7.258.566 .........................ND

http://www.arquidioceseniteroi.org.br/ ...................................9.559.232 .........................ND

http://www.aves.org.br/ ......................................................10.811.497 .........................ND

http://www.arquidiocesepb.org.br/ ......................................16.494.178 .........................ND

http://www.arquidioceseolindarecife.org.br/ .........................17.911.999 .........................ND

http://www.arquidiocesecampinas.org.br/ ..................................ND ..............................ND
.
Fonte de pesquisa: Alexa

Versões antigas de sites católicos

Já pensou voltar no tempo, e poder ver como eram as páginas da internet de antigamente? É mais ou menos isso o que oferece a Wayback Machine (máquina do caminho de volta)* (http://www.archive.org/). O site é um grande arquivo da rede mundial de computadores, com mais de 150 bilhões de páginas armazenadas desde 1996.
O Google, site de busca, até guarda uma versão antiga das páginas pesquisadas, na parte "em cache" (memória), referente à última versão armazenada pelo buscador, mas não apresenta versões tão antigas quanto às da Wayback Machine.
A Wayback Machine é um projeto do Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1996, com sede em São Francisco, Estados Unidos. A organização foi fundada com o objetivo de construir uma biblioteca da internet.
Você pode ver, abaixo, uma versão do site da CNBB de 1996(http://web.archive.org/web/19961101002616/http://www.cnbb.org.br). Na página inicial, aparece "Seja bem-vindo à home page da CNBB. Nossa presença na Internet traduz o desejo de nos comunicarmos e dialogarmos com todos aqueles que trafegam por esta super-estrada da informação". Na época, dom Raymundo Damasceno Assis era o secretário-geral da entidade.


Você também pode ver versões antigas de outros sites católicos:




Para consultar outros sites (católicos ou não), é só acessar a Wayback Machine (http://www.archive.org/), e no campo onde aparece "http://" colocar o endereço que deseja pesquisar. Nem sempre as páginas são exibidas por completo, por exemplo, algumas imagens podem não aparecer. Após clicar em "Take Me Back" ou digitar enter, o site apresenta as versões que possui das páginas, organizadas por ano, mês e dia.
Fonte: Blog Mídia Católica (http://midiacatolica.blogspot.com)

quarta-feira, 2 de março de 2011

JMJ premiará cobertura jornalística

MADRI, terça-feira, 2 de março de 2011
A cobertura jornalística da Jornada Mundial da Juventude será reconhecida por meio do prêmio Centinelas del Mañana, da fundação espanhola Crónica Blanca.
Os prêmios se dividem em quatro categorias: artigos jornalísticos, espaços radiofônicos, documentos audiovisuais e jornalismo digital.
Estão convocados todos os jornalistas ou estudantes de comunicação de 16 a 35 anos inscritos na JMJ de Madri e que tenham publicado seu trabalho entre 1º de janeiro e 1º de maior de 2011. Os trabalhos devem ser entregues antes de 15 de maio deste ano.
O júri premiará os trabalhos que melhor refletirem o significado da JMJ e que, em especial, transmitam como a JMJ mudou a vida de jovens. A entrega dos prêmios será no dia 16 de agosto de 2011, no início da JMJ.
Cada uma das categorias concorre a uma gratificação de 1 mil euros, além de uma especialização oferecida pelos colaboradores do prêmio.


Fonte: Site www.zenit.org

Papa Bento XVI fala sobre a Evangelização pela internet



Fonte: Romereports.com